Chá de Broto de Goiaba – Para Que Serve e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

A goiaba é uma fruta bastante conhecida por parte dos brasileiros. Além de consumir a fruta in natura e sozinha, nós podemos saborear a goiaba em receitas de saladas de frutas, compotas, geleias, bolos, sucos, vitaminas, tortas e pudins. E, claro, não podemos nos esquecer da famosa goiabada, um doce feito à base da goiaba.

Mas você sabia que pode-se utilizar outras partes da goiaba para preparar chás? Pois é, estamos falando do chá de broto de goiaba.

Para que serve o chá de broto de goiaba?

– Diarreia

De acordo com informações do livro “Edible Medicial and non Medicinal Plants: Volume 3, Fruits” (Plantas Comestíveis Medicinais e não Medicinais: Volume 3, Frutas, tradução livre), de autoria de T.K. Lim, o extrato do broto da folha de goiaba apresentou efeitos de inibição para as bactérias causadoras da diarreia, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, isolada do peixe.

Segundo a publicação, cientistas concluíram que o extrato do broto da folha de goiaba constitui um tratamento viável para a diarreia provocada pelas toxinas produzidas pelas bactérias mencionadas acima, graças à sua ação curativa rápida, à sua disponibilidade em países tropicais e o baixo custo oferecido ao consumidor.

Entretanto, em artigo publicado, a mestre jardineira e PhD em anatomia Joanne Marie alertou que o chá de folha de goiaba pode provocar a prisão de ventre em algumas pessoas e que a segurança da bebida não foi estabelecida para mulheres que estejam grávidas ou encontrem-se no período de amamentação dos seus bebês.

“O chá de folha de goiaba também pode interagir com medicamentos para diabetes ou antidiarreicos. Converse com o seu médico sobre o chá de folha de goiaba para decidir se ele pode ser útil para você”, aconselhou a mestre jardineira e PhD em anatomia.

Por sua vez, evidências de que a goiaba pode contribuir em relação ao tratamento da diarreia são consideradas insuficientes. São necessárias mais evidências para a avaliação da utilização da goiaba neste sentido.

De qualquer maneira, como não sabemos se as mesmas substâncias do extrato do broto da folha de goiaba podem ser encontradas no chá de broto de goiaba, o ideal é que você realmente procure o conselho médico para saber como deve tratar a sua diarreia – especialmente se você já fizer uso de medicamentos para combater a diarreia, para evitar algum tipo de interação prejudicial para a saúde do seu organismo – e conferir se o problema não está relacionado a uma outra doença ou condição de saúde mais grave.

– Câncer de próstata, colesterol e queda de cabelo

Uma publicação que encontramos alegou que é possível obter o fim de problemas associados ao câncer de próstata, ao colesterol e à queda de cabelo. Mas será que isso tudo é realmente verdade?

Não temos como não desconfiar e nem concluir que essas alegações sejam verdadeiras porque a página não apresentou explicações a respeito de como o broto de goiaba poderia beneficiar o tratamento dessas condições e nem trouxe informações a respeito de pesquisas ou fala de especialistas da área da saúde que pudessem embasar as afirmações.

Portanto, não podemos acreditar cegamente que a bebida pode ser a solução para essas doenças. Se você sofre com câncer de próstata, queda de cabelo ou problemas de colesterol, deve seguir passo a passo o tratamento que foi recomendado pelo médico.

Caso fique curioso em relação às afirmações de que o broto de goiaba pode auxiliar essas condições, questione o seu médico a respeito delas, entretanto, jamais utilize o chá de broto de goiaba ou qualquer outra bebida para substituir o tratamento porque isso pode prejudicar gravemente a sua saúde.

Cuidados com o chá de broto de goiaba

Alertamos que não se sabe como a goiaba pode funcionar em relação a condições médicas.

Enfatizamos que antes de usar o chá de broto de goiaba para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde, verifique com o médico se a bebida realmente pode beneficiar o seu caso, se ela não pode provocar prejuízos para a sua saúde e em que dosagem e frequência ela pode ser utilizada.

Isso é importante para todos, porém, especialmente para aqueles que sofrem com alguma doença ou condição de saúde, crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas, mulheres que se encontram em processo de amamentação de seus bebês, indivíduos que fazem uso de algum tipo de medicamento e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Mesmo as bebidas naturais podem fazer mal para algumas pessoas, interagir com remédios de maneira prejudicial ao organismo ou provocar efeitos colaterais, portanto, não deixe de consultar o médico e jamais substitua qualquer tratamento pelo uso exclusivo do chá de broto de goiaba.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios do chá de broto de goiaba? Pretende incorporar no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Broto de Goiaba – Para Que Serve e Como Fazer”