Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » 12 Benefícios do Chá de Camomila – Para Que Serve e Como Fazer
Chá de camomila

12 Benefícios do Chá de Camomila – Para Que Serve e Como Fazer

Quem nunca ouviu falar no chá de camomila? Esse é um chá muito popular usado há séculos como um remédio tradicional para os mais diversos problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de camomila apresenta várias propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de várias doenças e componentes que ajudam a regular o sono e o processo digestivo, por exemplo. Além disso, a camomila pode ser uma alternativa interessante para pessoas sensíveis à cafeína.

Aqui, você vai ficar por dentro de todos os benefícios do chá de camomila e aprender a maneira correta de como fazer a bebida para incluir em sua dieta.

Camomila

A camomila é uma erva proveniente das flores de plantas da família Asteraceae. Essa planta apresenta compostos químicos chamados de flavonoides, responsáveis pela maioria dos efeitos medicinais da camomila para nossa saúde. Também são encontrados na camomila substâncias como sesquiterpenos e outros compostos antioxidantes benéficos para o organismo humano.

Para que serve

O chá de camomila é muito usado como um chá calmante, que pode ajudar a relaxar e a dormir devido à ausência de cafeína. Além disso, trata-se de um chá capaz de ajudar na digestão, prevenir náuseas, proteger a pele, reduzir o estresse, aliviar cólicas, prevenir cãibras e tratar problemas como diarreia e inchaço.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do chá, também é possível encontrar o extrato de camomila, que pode ser utilizado em cápsulas ou para produção de óleos para serem usados em aromaterapia ou loções para a pele, por exemplo. Não é à toa que muitas vezes a camomila é usada para compor produtos para bebês como shampoos, lenços umedecidos e sabonetes devido ao seu efeito suave e calmante.

Propriedades do chá de camomila

Na camomila, destacam-se suas propriedades calmantes e antioxidantes que promovem o relaxamento muscular, melhoram o sono e protegem o organismo de inflamações e doenças.

Além disso, suas propriedades nutritivas são muito interessantes. De acordo com o USDA National Nutrient Database for Standard Reference, o chá de camomila apresenta diversos nutrientes que incluem vitaminas como o folato, a riboflavina (vitamina B2), a tiamina (vitamina B1) e a vitamina A e minerais como o potássio, o cálcio, o sódio, o magnésio, o ferro e o zinco.

Outra boa notícia é que 1 xícara de chá de camomila preparada com aproximadamente 237 gramas da planta contém apenas 2 calorias e 0,47 gramas de carboidratos.

Mas afinal, quais são os benefícios do chá de camomila? Vamos conhecer logo abaixo como ele pode ser benéfico para a sua saúde. 

Benefícios do chá de camomila

1. Promove o sono e relaxa o corpo

  Continua Depois da Publicidade  

Esse é o benefício clássico do chá de camomila. Em algum momento da vida, você já deve ter presenciado uma situação em que um chá de camomila é oferecido a alguém nervoso ou até mesmo para acalmar um bebê agitado.

Em estudo com animais, um extrato de camomila ajudou ratos que sofriam com distúrbios do sono a pegar no sono mais rapidamente. Por resultados como esses, muitos pesquisadores acreditam que o chá de camomila pode funcionar como um benzodiazepínico, que é uma classe de medicamentos prescritos para ajudar pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade a adormecer. Isso se deve ao fato de algumas pesquisas sugerirem que a camomila é capaz de se ligar aos receptores das benzodiazepinas no cérebro, produzindo efeitos semelhantes ao do medicamento.

A camomila também parece ajudar a regular o sono e todos sabemos que dormir bem é uma peça chave para uma vida saudável. Parte da relação da camomila com a promoção do sono tem a ver com a substância conhecida como apigenina, um flavonoide antioxidante que se liga a receptores específicos no cérebro e ajuda a promover a sonolência e a reduzir problemas como insônia ou incapacidade crônica de dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

Em um estudo, mulheres que tinham acabado de dar à luz que tomaram chá de camomila por 2 semanas relataram melhor qualidade do sono quando comparadas com um grupo que não tomou o chá. Além disso, essas mulheres apresentaram menos sintomas de depressão pós-parto, muito comum em mulheres que ficam privadas de sono após o fim da gestação.

Outro estudo indica que pessoas que ingeriram 270 miligramas de extrato de camomila 2 vezes ao dia durante 28 dias acordaram menos durante a noite e caíram no sono 15 minutos mais rápido do que os indivíduos que não tomaram o extrato.

Segundo pesquisa publicada no periódico Journal of Clinical Pharmacology, o chá de camomila pode ajudar especialmente as pessoas que sofrem de apneia do sono e têm sono agitado a pegar no sono mais facilmente.

Apesar das pesquisas promissoras, mais estudos precisam ser realizados para avaliar os efeitos do chá de camomila na indução do sono e na redução de sintomas de ansiedade.

2. Alivia as cólicas menstruais

Diversos estudos mostram uma relação direta entre o consumo de chá de camomila e a redução das cólicas menstruais.

Uma dessas pesquisas feita em 2010 indica que a ingestão de chá de camomila por um mês pode ajudar na redução das dores relacionadas a cólicas. Além disso, as mulheres que participaram desse estudo afirmam que sentiram menos sintomas de ansiedade e angústia associados à cólica menstrual.

Isso tem a ver com as propriedades anti-inflamatórias da camomila que ajudam as mulheres a lidar melhor com os sintomas da menstruação, que além das cólicas podem incluir desconfortos como ansiedade, inchaço, sudorese, insônia e variações no humor.

3. Promove a saúde digestiva

De acordo com especialistas, o chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar desconfortos intestinais e melhorar o processo digestivo.

Além de facilitar a passagem de gases e a evacuação, o chá de camomila também pode aliviar dores, espasmos e sintomas da síndrome do intestino irritável. Estudos feitos em animais também indicam benefícios do chá de camomila na prevenção de úlceras estomacais através da redução da acidez no estômago, que inibe o crescimento e proliferação de bactérias associadas ao desenvolvimento de úlceras.

O chá de camomila também apresenta ação diurética que ajuda a diminuir o inchaço por meio da eliminação de água e fluidos acumulados no corpo. Além de ajudar no processo digestivo, esse efeito diurético também pode auxiliar na perda de peso.

4. Ajuda na prevenção contra o câncer

Segundo pesquisa realizada no Department of Urology & Nutrition da Case Western Reserve University em Ohio, nos EUA, a apigenina presente na camomila é capaz de combater diversas células cancerígenas, incluindo as que causam alguns tipos de câncer como o de mama, o de pele, o de útero, o de próstata e o que afeta o trato digestivo.

Algumas dessas pesquisas afirmam que o chá de camomila tem as células cancerígenas como alvo e impede que tais células se desenvolvam.

Alguns estudos também sugerem que o chá de camomila previne o desenvolvimento de câncer de tireoide. Um estudo feito com 537 indivíduos mostrou que aqueles que bebiam chá de camomila de 2 a 6 vezes por semana apresentaram uma probabilidade menor de desenvolver câncer de tireoide do que as pessoas que não tomavam a bebida.

Outro estudo publicado em 2012 comparou os efeitos em relação ao combate ao câncer do chá de calêndula com o chá de camomila. Ambos chás foram capazes de atacar tumores cancerosos.

Os antioxidantes presentes na camomila devem ser os responsáveis por esses benefícios do chá de camomila para a prevenção de tipos de câncer. Porém, as pesquisas na área ainda são inconclusivas e mais estudos precisam ser realizados em seres humanos, já que grande parte desses estudos foram realizados apenas em animais.

5. Ajuda no controle do índice glicêmico

Estudos indicam que o chá de camomila é capaz de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes.

Um desses estudos realizados com ratos em 2008 mostrou que o consumo regular de chá de camomila pode impedir o aumento do índice glicêmico. Tal efeito é capaz de diminuir o risco de complicações da diabetes a longo prazo.

Isso acontece devido às propriedades anti-inflamatórias da camomila, que ajudam a prevenir danos nas células do pâncreas, que surgem quando os níveis de açúcar no sangue estão constantemente elevados. Ter um pâncreas saudável é essencial para os diabéticos, já que esse órgão é responsável pela produção de insulina, hormônio que atua regulando a quantidade de açúcar no sangue.

Desta forma, o chá de camomila pode funcionar como um tratamento complementar para quem sofre de diabetes.

Em um estudo realizado com 64 diabéticos, foi verificado um nível mais baixo de açúcar no sangue de pessoas que consumiram chá de camomila todos os dias com as refeições durante um período de 8 semanas em comparação com os indivíduos que consumiram apenas água.

Outros estudos com animais indicam que o chá de camomila pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue logo depois da refeição.

Apesar dos resultados promissores, a maioria dos estudos foi feita com animais e precisam ser realizadas mais pesquisas com seres humanos para confirmar esses benefícios do chá de camomila.

6. Reduz a inflamação

Processos inflamatórios ocorrem no nosso organismo como uma reação do sistema imunológico para combater uma infecção. Apesar de ser um mecanismo de defesa necessário para combater doenças, inflamações que persistem por muito tempo podem gerar problemas sérios de saúde como artrite, doenças autoimunes, hemorroidas, distúrbios gastrointestinais e até depressão.

O chá de camomila apresenta compostos químicos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, evitando complicações de processos inflamatórios e ajudando a aliviar problemas como cólicas menstruais, estomacais ou intestinais, síndrome do intestino irritável, espasmos musculares e gastroenterite, por exemplo.

7. Fortalece o coração

O chá de camomila é muito rico em flavonas, uma classe de antioxidantes flavonoides que têm um grande potencial na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são fatores que influenciam o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Estudos mostram que pessoas que tomam chá de camomila junto com as refeições apresentam uma melhora nos níveis de colesterol total, triglicérides e de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim) quando comparadas com pacientes que tomam água com as refeições.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Friedman School of Nutrition Science & Policy da Universidade Tufs, em Boston, nos Estados Unidos, o chá de camomila auxilia na redução da pressão arterial elevada e nos níveis de colesterol LDL. Isso ajuda a deixar o coração mais saudável e a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

8. Ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose

A osteoporose é uma condição que leva à perda progressiva da densidade óssea. Tal perda aumenta o risco de quebrar ossos e de problemas posturais. Apesar de qualquer pessoa poder desenvolver osteoporose em alguma etapa da vida, a doença é mais comum em mulheres após a menopausa devido aos efeitos do hormônio estrogênio.

Segundo um estudo publicado em 2004 no periódico Journal of Agriculture and Food Chemistry, o chá de camomila pode ter efeitos antiestrogênicos, o que evita o desenvolvimento de osteoporose em mulheres na pós menopausa.

Além disso, o consumo do chá parece estar relacionado com o aumento da densidade óssea, já que a planta é capaz de estimular a atividade dos osteoblastos, que são células que atuam na construção e fortalecimento ósseo. Assim, podem haver benefícios do chá de camomila para a prevenção da doença através da melhoria da saúde óssea. No entanto, mais estudos sobre o assunto ainda precisam ser realizados.

9. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater resfriados e alergias

Compostos fenólicos presentes no chá de camomila ajudam a fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções, alergias e doenças.

Alguns estudos indicam que a inalação de vapor contendo extrato de camomila pode promover o alívio de sintomas do resfriado comum. Também pode promover alívio para dores de garganta.

Além disso, o chá de camomila também pode ajudar a melhorar a resposta imune do corpo em relação a substâncias alérgenas, atuando como um anti-histamínico natural. Porém, mais estudos são necessários para comprovar os benefícios do chá de camomila no sistema imune.

10. Promove a saúde da pele e cabelos

Diversos estudos mostram que a aplicação direta de extrato de camomila em uma ferida pode auxiliar na cicatrização. Outros estudos indicam ainda que pomadas contendo camomila ajudam no tratamento de problemas na pele como eczema e outras condições inflamatórias.

Isso se deve principalmente aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes da camomila, que ajudam a melhorar e acelerar a cicatrização de feridas, além de atuar como um agente contra o envelhecimento precoce.

Quem não tem acesso ao extrato da planta pode preparar um chá concentrado de camomila, esperar esfriar e aplicar na pele com um algodão.

Quanto ao cabelo, estudos indicam que o chá de camomila melhora a aparência do cabelo e o deixa mais forte. Segundo um artigo publicado na revista International Journal of Pharma and Bio Sciences, os compostos anti-inflamatórios encontrados na camomila ajudam a aliviar irritações no couro cabeludo, eliminar microrganismos como caspas e deixar os fios mais fortes e sedosos.

11. Alivia o estresse e a ansiedade

O chá de camomila ajuda a relaxar e acalmar o corpo e a mente. Ele é capaz de aumentar os níveis de hormônios como a serotonina e a melatonina, que atuam na regulação do humor e do sono, auxiliando na redução do estresse e de sintomas de ansiedade.

Especialistas sugerem tomar de 1 a 2 xícaras do chá por dia para ajudar a reduzir o estresse. Os principais estudos sobre o assunto, no entanto, não envolvem o uso do chá, mas sim de técnicas de aromaterapia ou como um suplemento.

Também há indícios de benefícios do chá de camomila para aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Pesquisas também sugerem que o chá de camomila auxilia no tratamento de sintomas de depressão pós-parto.

Apesar dos resultados promissores, mais estudos estão sendo realizados para entender melhor sobre o efeito do chá de camomila no alívio do estresse e ansiedade.

12. Promove a saúde oral

O chá de camomila ajuda a combater infecções orais e a prevenir doenças como a cárie e a gengivite. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a aliviar dor de dente.

Como fazer

O chá de camomila é uma bebida muito fácil de preparar. Se for comprar a camomila, dê preferência por produtos que contenham a flor inteira, já que ela preserva as propriedades da planta. Se não for possível, compre um extrato ou as flores secas em pó para preparar o chá.

Modo de preparo:

Esquente a água até ferver. Em seguida, adicione um punhado de flores de camomila bem lavadas à água quente. Cubra a panela e deixe a mistura em infusão por alguns minutos. Por fim, basta coar a bebida e beber.

Se preferir, adicione algumas gotas de limão ou um pouco de mel para melhorar o sabor do chá. Evite usar açúcar.

O chá de camomila pode ser armazenado para tomar durante o dia desde que guardado em um recipiente fechado em local seco e protegido da luz.

Efeitos colaterais e cuidados

O chá de camomila é um dos chás mais seguros que existem, até mesmo para crianças. Porém, evite tomar grandes quantidades do chá logo no início. O chá pode causar uma sonolência extrema ou outros efeitos adversos quando tomado em excesso. Assim, é melhor ir acostumando seu organismo com a camomila através de doses moderadas.

Também há relatos de alergia à camomila. Isso acontece com pessoas que já são alérgicas a plantas como a margarida, a ambrósia e os crisântemos, por exemplo. Vale ressaltar que produtos como cremes e loções que contêm camomila em sua composição também podem causar irritação na pele ou nos olhos. Por isso, é recomendado fazer um teste em uma pequena região da pele antes de aplicar qualquer produto no corpo ou rosto inteiro.

Apesar de seguro, mulheres grávidas ou lactantes e crianças muito pequenas devem evitar o uso de chá de camomila sem orientação médica, já que não há estudos completos sobre os efeitos da camomila nessas pessoas.

Outras pessoas que devem evitar o uso de chá de camomila são:

  • Indivíduos com histórico de alergias graves, incluindo alergia a ervas, plantas e ao pólen;
  • Pessoas alérgicas à camomila;
  • Bebês ou crianças muito pequenas devido ao risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo e que apenas indivíduos com o sistema imunológico mais desenvolvido são capazes de combater.

Embora possa haver vários benefícios do chá de camomila para a saúde, nunca é indicado substituir um tratamento médico pelo uso de ervas medicinais sem antes conversar com um profissional da saúde. Além disso, informe seu médico se pretende beber o chá diariamente para que a planta não interfira no seu tratamento médico em casos de diabetes, por exemplo, em que há o risco de episódios de hipoglicemia quando o indivíduo já toma um medicamento para controlar o índice glicêmico.

Nos demais casos, é possível aproveitar os benefícios do chá de camomila sem medo, desde que usado com moderação. Lembre-se de que tudo em excesso é ruim para a nossa saúde, e mesmo com uma erva inofensiva como a camomila, é preciso tomar esse cuidado e sempre manter uma dieta equilibrada e saudável.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do chá de camomila para a saúde? Tem costume de consumir essa bebida em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Ola tomo sempre me sinto bem. E me acalma e durmo melhor .

  2. Recomendo como coadjuvante ao tratamento adequado médico.

  3. MARIA LARNETE ALVES PINHEIRO

    TENHO 64 ANOS. TOMAVA CHÁ DE CAMOMILA E ME SENTIA MUITO BEM. PORÉM FIZ, EM JUNHO DE 2018, CIRURGIA DE ANEURISMA CEREBRAL E TOMO SOMALGIN CARDIO, DIARIAMENTE, ATÉ O FINAL DA VIDA.
    JÁ VI EM VÁRIOS SITES NA INERNET, CONTRAINDICAÇÃO DO CHA DE CAMOMILA PARA QUEM TOMA REMÉDIO ANTICOAGULANTE.
    Precauções
    As pessoas com rinite alérgica,( PESSOAS QUE USAM MEDICAMENTOS PARA TRATAR TROMBOSE, devem evitar este chá, devido ao aumento do risco de hemorragias). e as mulheres gestantes não devem consumir o chá de camomila.

    Gostaria de ouvir uma opinião.(Se deixo de tomar ou se posso tomar moderadamente.)

  4. Nao sabia de tantos benefícios, fiquei maravilhada

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*