Benefícios do Chá de Camomila – Para Que Serve e Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Propriedades calmantes, relaxantes, melhora na digestão e no sistema imunológico: conheça os benefícios do chá de camomila, como fazer e dicas.

Quem nunca ouviu falar no chá de camomila? Esse é um chá muito popular usado há séculos como um remédio tradicional para os mais diversos problemas de saúde.

A camomila é uma erva proveniente das flores de plantas da família Asteraceae. Essa planta apresenta compostos químicos chamados de flavonoides e também são encontradas substâncias como sesquiterpenos e outros compostos antioxidantes benéficos para o organismo humano.

Segundo pesquisas, o chá de camomila apresenta várias propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de várias doenças e componentes que ajudam a regular o sono e o processo digestivo, por exemplo. Além disso, a camomila pode ser uma alternativa interessante para pessoas sensíveis à cafeína.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do chá de camomila

De acordo com o USDA National Nutrient Database for Standard Reference, o chá de camomila apresenta diversos nutrientes que incluem vitaminas como o folato, a riboflavina (vitamina B2), a tiamina (vitamina B1) e a vitamina A e minerais como o potássio, o cálcio, o sódio, o magnésio, o ferro e o zinco.

1 xícara de chá de camomila preparada com aproximadamente 237 gramas da planta contém apenas 2 calorias e 0,47 gramas de carboidratos.

1. Promove o sono, relaxa e combate a ansiedade

Esse é o benefício clássico do chá de camomila. Muitos pesquisadores acreditam que o chá de camomila pode funcionar produzindo efeitos semelhantes a um benzodiazepínico, uma classe de medicamentos prescritos para ajudar pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade a adormecer.

A camomila também pode ajudar a regular o sono, reduzindo problemas como insônia ou incapacidade crônica de dormir, segundo estudos, a apneia do sono e sono agitado.

O chá de camomila ainda é capaz de aumentar os níveis de hormônios como a serotonina e a melatonina, que atuam na regulação do humor e do sono, auxiliando na redução do estresse e de sintomas de ansiedade. Especialistas sugerem tomar de 1 a 2 xícaras do chá por dia para ajudar a reduzir o estresse.

2. Alivia as cólicas menstruais

Diversos estudos mostram uma relação direta entre o consumo de chá de camomila e a redução das cólicas menstruais. As propriedades anti-inflamatórias da camomila ajudam as mulheres a lidar melhor com os sintomas da menstruação, que além das cólicas podem incluir desconfortos como ansiedade, angústia, inchaço, sudorese, insônia e variações no humor.

3. Promove a saúde digestiva

De acordo com especialistas, o chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar desconfortos intestinais e melhorar o processo digestivo.

Além de facilitar a passagem de gases e a evacuação, o chá de camomila também pode aliviar dores, espasmos e sintomas da síndrome do intestino irritável. Estudos também indicam benefícios do chá de camomila na prevenção de úlceras estomacais através da redução da acidez no estômago, que inibe o crescimento e proliferação de bactérias associadas ao desenvolvimento de úlceras.

O chá de camomila também apresenta ação diurética, que ajuda a diminuir o inchaço. Além de ajudar no processo digestivo, esse efeito diurético também pode auxiliar na perda de peso.

4. Pode ajudar no controle do índice glicêmico

Estudos indicam que as propriedades anti-inflamatórias do chá de camomila são capazes de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes e impedir o aumento do índice glicêmico. Desta forma, o chá de camomila pode funcionar como um tratamento complementar para quem sofre de diabetes.

5. Pode ajudar na redução da inflamação

Processos inflamatórios ocorrem no nosso organismo como uma reação do sistema imunológico para combater uma infecção. O chá de camomila apresenta compostos químicos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, evitando complicações de processos inflamatórios e ajudando a aliviar cólicas menstruais, estomacais ou intestinais, síndrome do intestino irritável, espasmos musculares e gastroenterite, por exemplo.

6. Fortalece o coração

Estudos mostram que pessoas que tomam chá de camomila junto com as refeições apresentam uma melhora nos níveis de colesterol total, triglicérides e de colesterol do tipo LDL (colesterol ruim) quando comparadas com pacientes que tomam água com as refeições, pois o chá é muito rico em flavonas, uma classe de antioxidantes flavonoides que têm um grande potencial na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são fatores que influenciam o desenvolvimento de doenças cardíacas.

7. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater resfriados e alergias

Compostos fenólicos presentes no chá de camomila ajudam a fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções, alergias e doenças. Alguns estudos indicam que a inalação de vapor contendo extrato de camomila pode promover o alívio de sintomas do resfriado comum. Também pode promover alívio para dores de garganta.

Além disso, o chá de camomila também pode ajudar a melhorar a resposta imune do corpo em relação a substâncias alérgenas, mas mais estudos são necessários para comprovar os benefícios do chá de camomila no sistema imune.

8. Promove a saúde da pele e cabelos

Diversos estudos mostram que a aplicação direta de extrato de camomila em uma ferida pode auxiliar na cicatrização. Outros indicam ainda que pomadas contendo camomila ajudam no tratamento de problemas na pele como eczema e outras condições inflamatórias, além de atuar como um agente contra o envelhecimento precoce.

Quanto ao cabelo, estudos indicam que o chá de camomila melhora a aparência do cabelo e o deixa mais forte. Segundo um artigo publicado na revista International Journal of Pharma and Bio Sciences, os compostos anti-inflamatórios encontrados na camomila ajudam a aliviar irritações no couro cabeludo, eliminar microrganismos como caspas e deixar os fios mais fortes e sedosos.

9. Promove a saúde oral

O chá de camomila ajuda a combater infecções orais e a prevenir doenças como a cárie e a gengivite. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do chá ajudam a aliviar dor de dente.

Como fazer chá de camomila

O chá de camomila é uma bebida muito fácil de preparar. Se for comprar a camomila, dê preferência por produtos que contenham a flor inteira, já que ela preserva as propriedades da planta. Se não for possível, compre um extrato ou as flores secas em pó para preparar o chá.

Modo de preparo:

Esquente a água até ferver. Em seguida, adicione um punhado de flores de camomila bem lavadas à água quente. Cubra a panela e deixe a mistura em infusão por alguns minutos. Por fim, basta coar a bebida e beber.

Se preferir, adicione algumas gotas de limão ou um pouco de mel para melhorar o sabor do chá. Evite usar açúcar.

O chá de camomila pode ser armazenado para tomar durante o dia desde que guardado em um recipiente fechado em local seco e protegido da luz.

Outras formas de uso

Além do chá, também é possível encontrar o extrato de camomila, que pode ser utilizado em cápsulas ou para produção de óleos para serem usados em aromaterapia ou loções para a pele, por exemplo. Não é à toa que muitas vezes a camomila é usada para compor produtos para bebês como shampoos, lenços umedecidos e sabonetes devido ao seu efeito suave e calmante.

Efeitos colaterais e cuidados

O chá de camomila é um dos chás mais seguros que existem, até mesmo para crianças. Porém, evite tomar grandes quantidades do chá logo no início porque pode causar uma sonolência extrema ou outros efeitos adversos quando tomado em excesso. Assim, é melhor ir acostumando seu organismo com a camomila através de doses moderadas.

Outras pessoas que devem evitar o uso de chá de camomila são indivíduos com histórico de alergias graves, incluindo alergia a ervas, plantas e ao pólen; pessoas alérgicas à camomila e bebês ou crianças muito pequenas devido ao risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.

Nos demais casos, é possível aproveitar os benefícios do chá de camomila sem medo, desde que usado com moderação.

Vídeo bônus:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do chá de camomila para a saúde? Tem costume de consumir em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,53 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios do Chá de Camomila – Para Que Serve e Como Fazer!”

  1. Olá! Faço uso do chá de camomila
    Tomo uma xicara do chá todas as noites
    Logo que tomo me vem o sono.
    Me sinto bem ao usar a camomila.

  2. TENHO 64 ANOS. TOMAVA CHÁ DE CAMOMILA E ME SENTIA MUITO BEM. PORÉM FIZ, EM JUNHO DE 2018, CIRURGIA DE ANEURISMA CEREBRAL E TOMO SOMALGIN CARDIO, DIARIAMENTE, ATÉ O FINAL DA VIDA.
    JÁ VI EM VÁRIOS SITES NA INERNET, CONTRAINDICAÇÃO DO CHA DE CAMOMILA PARA QUEM TOMA REMÉDIO ANTICOAGULANTE.
    Precauções
    As pessoas com rinite alérgica,( PESSOAS QUE USAM MEDICAMENTOS PARA TRATAR TROMBOSE, devem evitar este chá, devido ao aumento do risco de hemorragias). e as mulheres gestantes não devem consumir o chá de camomila.

    Gostaria de ouvir uma opinião.(Se deixo de tomar ou se posso tomar moderadamente.)

    • Tomo todas as noites uma xícara de chá de camomila pois me relaxa bastante! Me sinto muito bem depois do chá e se acordo durante a noite também tomo para relaxar.ajuda inclusive para sair os maus pensamentos. Tomo sempre