Chá de Chia Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Muito se fala dessa sementinha e seus benefícios para saúde. A seguir, você descobrirá se o chá de chia emagrece mesmo e entenderá a relação das calorias com a composição do chá, a verdade sobre a semente e a resistência à insulina, como fazer o chá e as recomendações de ingestão.

Nativa da Guatemala e do México, a chia – que também é chamada pelo nome de Salvia Hispanica -, ficou conhecida nos últimos tempos pelos benefícios que pode fornecer à saúde.

Ficou interessado? Aqui estão as melhores receitas de chá de chia para auxiliar na sua saúde e no seu emagrecimento. Você encontrará, além de muito mais informações sobre o chá feito com a semente, as receitas com folhas e com infusão de outras frutas que também podem te auxiliar na busca pelo corpo perfeito.

Além disso, suas propriedades colaboram com o sistema digestivo, fortalecem os ossos e os dentes e colaboram com a síntese das proteínas que atuam na construção e reparação de tecidos e células.

Mas será que outros tipos de apresentação da chia podem fazer tão bem à sua saúde quanto o chá? Sabe-se que a ingestão do gel formado pela hidratação da semente (que é chamado de água de chia) trazem uma sensação de saciedade extrema. Mas será que a água de chia emagrece? Vale a pena dar uma conferida.

Além disso, a chia em cápsula também é muito difundida no mercado. Diz-se que as fibras, quando ingeridas desta forma, absorvem uma quantidade significativa da água do estômago, o que dá uma completa sensação de saciedade. Confira todos os benefícios da chia em cápsula.

A chia também é bastante nutritiva e oferece importantes componentes para o corpo como fibras, proteínas, cálcio, manganês, magnésio, fósforo, gorduras – cuja maior parte corresponde ao ácido graxo ômega-3, que ajuda a diminuir o colesterol, regula a pressão arterial e faz bem ao coração e ao cérebro -, zinco, potássio e as vitaminas B1, B2 e B3.

Na alimentação, ela é consumida por meio de suas sementes, que podem aparecer junto com iogurtes no café da manhã, acompanhando frutas, em receitas de saladas ou como o ingrediente principal de um chá, que é justamente o tema deste artigo.

Pois bem, será que juntamente com todos esses benefícios à saúde, essas sementes preparadas em uma chá também podem contribuir com a boa forma? É isso que nós vamos tentar desvendar agora e explicar em que ocasiões o chá de chia emagrece.

As calorias e a composição do chá de chia 

Em comparação a outros chás, como o verde e o de ervas, que possuem duas calorias por porção, o teor calórico do chá de chia é bem mais alto: o valor varia entre 54 a 60 calorias por xícara, o que poderia nos afastar um pouco da ideia de que o chá de chia emagrece.

Entretanto, não podemos nos ater apenas as calorias para esta análise. É preciso pensar também nos nutrientes que fazem parte da sua composição, que podem contribuir com o emagrecimento.

Vamos começar pelos carboidratos. Em um primeiro momento, ao notarmos que as sementes de chia, que dão origem ao chá, possuem 12 g de carboidratos por porção, podemos ficar assustados e achar que isso pode prejudicar a boa forma, mas é preciso registrar aqui que dessa quantidade, 11 g correspondem a fibras, um nutriente que não é digerido pelo organismo.

Em outras palavras, isso significa dizer que há apenas 1 g de carboidratos por porção de sementes de chia. Mas não é só isso, como as fibras não são digeridas pelo organismo, elas não aumentam a taxa de açúcar no sangue. Isso é positivo porque quando há muito açúcar em nossa corrente sanguínea, podemos ter a impressão de que estamos com fome, mesmo pouco tempo depois de termos terminado uma refeição.

No final das contas, isso resultará na promoção de uma sensação de saciedade ao organismo, o que traz o controle do apetite, um menor consumo de calorias e, por consequência, contribui com a perda de peso.

Outro nutriente encontrado em grande proporção na semente de chia é a proteína: 14% de sua composição corresponde a essa substância, o que já a torna uma das grandes fontes de proteínas do mundo vegetal. Mas não é só isso: o alimento também possui uma boa taxa de aminoácidos essenciais que são utilizados pelo corpo na produção de proteínas.

Você certamente deve saber da importância de uma dieta rica em proteínas para quem trabalha com o objetivo de aumentar sua massa muscular, já que o nutriente atua na construção e reparação dos músculos e que a substância também ajuda a reduzir o apetite, mas você tinha conhecimento que duas pesquisas já mostraram que ingerir bastante proteína na alimentação reduz os pensamentos obsessivos por comida em 60% e o desejo de fazer lanchinhos a noite em 50%?

As sementes de chia e a resistência à insulina 

Outro benefício que a chia traz é a estabilização das taxas de açúcar no sangue, algo que também age no combate à resistência à insulina, um problema que pode ser associado ao aumento da gordura abdominal.

Então é só tomar chá de chia que terei o corpinho dos meus sonhos? 

Não necessariamente. O chá de chia emagrece apenas se for inserido em um contexto de alimentação equilibrada e saudável e de prática de exercícios físicos. Isso porque a semente de chia não é um remedinho mágico que fará com que a gordura e os quilos em excesso desapareçam magicamente, mas sim um alimento nutritivo que pode auxiliar a perda de peso, ao trazer a sensação de saciedade ao organismo e diminuir a fome.

Prova disso é que apesar de um estudo ter comprovado que as sementes de chia realmente ajudam a controlar o apetite, outros dois experimentos mostraram que grupos de pessoas que consumiram o alimento durante algumas semanas não experimentaram diferenças em seu peso corporal.

Portanto, o consumo de chá de chia emagrece quando você seguir um programa de reeducação alimentar, sair do sedentarismo e não exagerar na quantidade do ingrediente, já que o seu número de calorias não é baixo.

Além de um corpinho mais magro, a chia tem propriedades incríveis para saúde, é fonte de ômega 3, que ajuda a melhorar o colesterol bom e diminui as chances de um acidente vascular cerebral. Também é rica em magnésio, fibra, zinco e ferro, mas não para por aí. Se você quiser saber ainda mais sobre esse milagroso alimento, você pode conferir os 8 benefícios da chia.

Como fazer chá de chia

Agora que você já aprendeu como o chá de chia pode colaborar com a sua saúde e boa forma, que tal descobrir como prepará-lo? Um jeito simples e prático de preparar o chá de chia é misturar uma colher de sopa de sementes de chia com uma xícara de chá de ervas.

Funciona da seguinte maneira: você primeiro prepara normalmente o chá de ervas e, na sequência, coloca as sementes de chia na xícara. Logo depois disso, as sementes ficarão flutuando na parte de cima do chá. Então, você deve aguardar de um a dois minutos ou mexer delicadamente para que as chias atinjam o fundo do recipiente.

Caso algumas permaneçam no topo, deixe-as desse jeito mesmo, pois não há problema nenhum nisso. Espere aproximadamente três minutos para beber o chá, pois é durante esse intervalo de tempo que as sementes crescerão de tamanho e um aspecto gelatinoso surgirá ao redor delas e é exatamente aí que se encontram as propriedades benéficas da chia.

Obviamente a chia não é o único chá emagrecedor. Anis estrelado ajuda na digestão, porangaba auxilia na perda de gordura, hortelã ajuda a controlar o que você come. Chá branco, chá verde e erva mate. Todos eles são chás perfeitos para te ajudar na perda de peso. Não deixe de conferir as 10 receitas de chás emagrecedores.

Recomendações 

Pessoas hipertensas devem procurar o médico de sua confiança antes de começar a consumir as sementes de chia na alimentação. O uso do alimento também pode causar reações alérgicas como erupções, urticária e olhos lacrimejantes. Caso isso aconteça com você, não demore para buscar ajuda médica.

Por ser rica em ômega-3, as sementes de chia também atuam como um diluidor do sangue. Dessa maneira, quem faz uso de medicamentos que já agem nesse sentido como a aspirina, ou que tenham alguma cirurgia programada, devem permanecer longe do ingrediente. É que uma overdose de muitos diluidores de sangue pode causar sangramento excessivo.

O alimento ainda pode trazer problemas gastrointestinais como diarreia, inchaço, gases e prisão de ventre. Como não existem evidências científicas suficientes em relação ao tipo de efeito que a chia pode causar em mulheres grávidas, a recomendação é que elas sejam precavidas e não consumam o ingrediente. 

No começo dos anos 2000, um estudo mostrou que poderia haver relação entre o consumo de semente de chia e o aumento do risco do desenvolvimento de câncer de próstata. Entretanto, no ano de 2009, uma outra pesquisa, que analisou os resultados desse estudo, publicada no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) mostrou que as conclusões desse experimento eram tendenciosas e que se há uma chance de maior chance do surgimento da doença com o uso do alimento, essa chance é provavelmente pequena.

Você já experimentou o chá de chia? Quais são seus chás preferidos? Utiliza alguns para ajudarem na perda de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Chia Emagrece Mesmo?”

  1. me ajude se estou fazendo certo como arroz integral pão integral e tomo cafe sucos chas e leite tudo com açucar mascavo se me ajuda não engordar e tomo gojiberry todo dia 2 comprimido para eliminar as gorduras localizadas