Chá de graviola para diabetes é bom mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 23/07/2021

Certamente, você já ouviu falar dessa fruta e dos benefícios da graviola para a saúde. Talvez até seja fã do seu sabor. Entretanto, sabia que há pessoas que usam partes dela para fazer um chá de graviola para diabetes?

  Continua Depois da Publicidade  

Mas será que a bebida realmente possui propriedades que ajudam nesse sentido? Entenda a seguir se o chá de graviola é uma opção segura para auxiliar no tratamento da diabetes.

Funciona mesmo tomar chá de graviola para diabetes?

Chá de graviola para diabetes

Um estudo de 2008 de pesquisadores da Nigéria apontou que extratos da graviola (Annona muricata) diminuíram significativamente os níveis de glicose no sangue em ratos que sofriam com a diabetes.

Entretanto, para o site WebMD, as perspectivas sobre o uso de chá de graviola para diabetes não são tão promissoras assim. Isso porque, segundo a publicação, as evidências da eficácia do seu uso são classificadas como insuficientes.

Os pesquisadores do estudo até descreveram que os resultados do experimento demonstraram que a Annona muricata apresenta atividades anti-hiperglicêmicas. No entanto, não há como garantir que os efeitos observados em animais sejam replicados nos seres humanos. Pelo menos, não com o consumo corriqueiro na forma de fruta ou de chá, diferentes dos extratos concentrados utilizados no estudo. 

Cuidado com o chá de graviola para diabetes

Além disso, as pessoas que sofrem com a diabetes fazem parte do grupo de indivíduos que precisam consultar um médico antes de usar a graviola.

Algo que jamais deve ocorrer é usar o chá de graviola para diabetes como substituto do tratamento recomendado pelo médico para controlar a doença, porque isso pode ser perigoso. 

Portanto, não temos como confirmar que o chá de graviola para diabetes realmente funciona em seres humanos. Ao mesmo tempo, como essa condição de saúde pode gerar uma série de complicações, é necessário tratá-la de maneira segura, eficiente e responsável.

Outros cuidados com a graviola

Cuidado - Chá de graviola para diabetes

Não podemos deixar de mencionar outros cuidados necessários em relação à graviola. Afinal, além de sofrer com a condição, o diabético pode apresentar outras restrições à graviola.

Por exemplo, as pessoas com pressão arterial alta ou que usam remédio para controlar a diabetes precisam consultar o médico para saber o que podem consumir, e não é diferente com a graviola.

  Continua Depois da Publicidade  

Para aqueles que utilizam outros remédios, suplementos ou ervas, também vale a pena perguntar ao médico se a graviola não pode interagir negativamente com a substância em questão.

Aliás, a fruta é contraindicada para quem tem hipotensão, caxumba, afta, ferimentos na boca e problemas no fígado ou nos rins.

Vídeo

Você tem diabetes ou conhece alguém com a doença? Então, não deixe de conhecer super alimentos para diabéticos com a nossa nutricionista.

Fontes e referências adicionais

Você consegue manter sua diabetes sob controle? Quais são as suas maiores dificuldades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário