Chá de hortelã é bom para pressão alta?

Especialista da área:
atualizado em 28/07/2021

Um chá de hortelã pode funcionar como uma bebida refrescante que cai bem a qualquer hora do dia. Mas você sabe quais são os benefícios que esta bebida pode oferecer para a saúde? Já ouviu falar, por exemplo, que o chá de hortelã é bom para pressão alta?

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de hortelã não tem o poder de curar a hipertensão, porém, o seu aroma relaxante pode auxiliar na diminuição do estresse e aliviar dores de cabeça, contribuindo assim para a redução da pressão arterial.

O que é e as causas da pressão alta

medindo a pressão

A pressão arterial é determinada tanto pela quantidade de sangue que o coração bombeia quanto pela resistência ao fluxo sanguíneo nas artérias. Quanto mais sangue o coração bombear e quanto mais estreitas forem as artérias, maior será o nível da pressão arterial.

Com isso, um quadro de hipertensão é desenvolvido quando a força do sangue contra as paredes arteriais é elevada. Um dos perigos dessa doença é que a pressão alta é descrita como uma doença silenciosa.

Ela não costuma provocar sintomas, ainda que possam surgir sinais como dores de cabeça, dificuldade em respirar e hemorragia nasal, eles não são específicos desta condição e geralmente não aparecem até que ela tenha atingido um nível perigoso.

Ao mesmo tempo, a pressão alta exige muita atenção porque um quadro descontrolado de hipertensão pode causar uma série de complicações graves como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

Outras complicações de uma pressão arterial elevada não tratada incluem o enfraquecimento e estreitamento de vasos sanguíneos nos rins, o que evita que o órgão funcione apropriadamente, e o espessamento, estreitamento ou rompimento de vasos sanguíneos nos olhos, o que pode resultar na perda de visão.

Portanto, não é à toa que quando vamos a uma consulta médica, a nossa pressão arterial é sempre conferida e quando a doença é diagnosticada, o tratamento recomendado pelo médico precisa ser seguido à risca.

E então, será que o chá de hortelã é bom para pressão alta?

chá de hortelã

As propriedades anti-inflamatórias da hortelã e seu efeito calmante, além de auxiliar na redução dos níveis de pressão arterial, ajudam no controle da temperatura corporal, proporcionando uma sensação de conforto e relaxamento.

Um dos fatores de risco para o aparecimento da pressão arterial elevada é justamente o estresse, uma vez que níveis elevados de estresse podem resultar em um aumento temporário da pressão arterial. Uma das estratégias para o tratamento da hipertensão inclui justamente controlar o estresse, diminuindo-o ao máximo que for possível.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, é necessário ressaltar que isso não indica que o chá de hortelã pode funcionar como algum tipo de cura para a pressão arterial elevada. A bebida pode auxiliar a amenizar um fator que provoca um aumento temporário na pressão arterial, no caso, o estresse.

Portanto, para aqueles que já foram diagnosticados com a hipertensão, fica a advertência: nada de abandonar o tratamento completo, eficiente e seguro contra a pressão arterial elevada, para utilizar somente o chá de hortelã.

Conforme já mencionado, um quadro descontrolado ou não tratado de hipertensão pode resultar em uma série de complicações graves e perigosas para a saúde. Portanto, não se deve brincar com isso e todo cuidado é pouco!

O perigo da interação com medicamentos para a pressão arterial elevada

É importante destacar que um estudo publicado pelo Centro Médico Milton S. Hershey, localizado na Pensilvânia, nos Estados Unidos, alertou que a pessoa que já faz uso de medicamentos para reduzir a pressão arterial, deve ter cuidado na ingestão da hortelã, uma vez que os efeitos desta folha podem potencializar a ação do remédio, tornando-o mais forte.

A Sociedade Americana do Câncer também advertiu sobre a absorção e interferência do uso do chá de hortelã quando administrada juntamente com alguns medicamentos para pressão arterial, antiácidos, entre outros.

Portanto, tomar o chá de hortelã ao mesmo tempo que se faz uso de medicações para a hipertensão pode fazer com que a pressão diminua de maneira excessiva.

Além disso, é muito importante que a pessoa que sofre com esta condição e toma remédios para controlar a pressão, converse com o seu médico antes de começar a consumir o chá de hortelã no seu dia a dia.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o chá de hortelã é bom para pressão alta? Conhece alguém que faz uso desse chá por essa razão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário