Benefícios da Hortelã – Como Usar e Dicas de Receitas!

Especialista:
atualizado em 15/06/2020

Propriedades terapêuticas, melhora na digestão e efeito calmante: conheça todos os benefícios da hortelã, como usar e dicas de receitas.

Presente nas mais diversas culturas, a hortelã é uma erva bastante popular e que pode ajudar no alívio de sintomas comuns relacionados à má digestão. Reconhecidos cientificamente, são muitos os benefícios da hortelã para a saúde e o bem-estar. De quebra, a planta ainda pode te ajudar no processo de emagrecimento, com as suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

Segundo pesquisas, a hortelã tem função antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória. Com todas essas propriedades, ela pode te ajudar a melhorar vários desconfortos do dia a dia – desde náuseas, ocasionadas pela enxaqueca, até a sensação de má digestão, comum após aquele almoço de domingo. Ao contar com efeitos nas funções cognitivas, a hortelã também é uma aliada na prevenção de doenças que afetam a mente.

Vídeo:

Propriedades e benefícios da hortelã

Veremos agora para que serve a hortelã, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Melhora da digestão

Os benefícios da hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar. Esse efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas.

O sabor único da hortelã ativa a ação de glândulas salivares e possibilita o relaxamento dos músculos do estômago, as quais agem positivamente sobre as enzimas digestivas, favorecendo todo o processo de digestão.

Além disso, suas funções anti-inflamatórias combatem inflamações que podem gerar azias e desconfortos estomacais.

2. Alívio nos sintomas da enxaqueca

Doença crônica, a enxaqueca não possui cura e seus sintomas podem ser incapacitantes. O chá de hortelã pode ser um grande alívio para os enjoos e as náuseas causados pela condição. As folhinhas também podem ter efeito calmante quando friccionadas na região da testa.

3. Alívio nos sintomas de doenças respiratórias

Nas épocas mais frias e secas do ano, quem sofre de asma e rinite pode contar com um auxílio a mais: a hortelã em infusão pode ser inalada. O processo ajuda na expectoração e é muito benéfico, também reduzindo dores e estendendo o efeito calmante para cabeça e corpo.

O chá de hortelã auxilia então nos sintomas de gripes e resfriados por ser anti-inflamatório e ter efeitos calmantes.

4. Auxilia na sensação de fadiga

Cansaço constante? É sempre bom procurar um médico, mas, se for uma fadiga natural do cotidiano, utilize como seu aliado o óleo essencial de hortelã. Com princípios calmantes e que promovem sensação de bem-estar, também é uma alternativa usar algumas folhas de hortelã no travesseiro e aproveitar uma noite tranquila e terapêutica.

5. Efeito calmante para a pele

A hortelã também possui efeito calmante para a pele e pode ser um alívio para irritações e coceiras. O chá pode ajudar também na redução da oleosidade e contribuir para a redução de cravos e espinhas.

A hortelã se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso. O suco das folhas pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele, e ainda contribui com a redução de cravos e espinhas, melhorando a aparência da pele e saúde dos tecidos.

O uso ainda é convencional como repelente para picadas de mosquitos e insetos.

6. Contribui para a memória e prevenção do Alzheimer

Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e a agilidade mental. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização; por isso, a hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.

7. Ajuda na perda de peso e no colesterol

Sabemos que a perda de peso saudável envolve diversas boas práticas. Nesse processo, a hortelã pode ser importante para o estímulo das enzimas digestivas – isso vai ajudar na absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e a digestão saudável, algo importante para o emagrecimento. Também garante melhor funcionamento do fluxo de bile – fator importante para a quebra de gordura e o controle de níveis de colesterol bom e ruim.

8. Melhora a saúde bucal

De olho na saúde bucal, a hortelã pode garantir efeito anti-inflamatório e antibacteriano, os quais são importantes para a prevenção de infecções e condições como mau hálito, cáries e fatores mais graves. 

9. Redução de cólicas

Podendo ser utilizada para aliviar as cólicas dos bebês, a hortelã ainda pode ter um efeito de alívio para as cólicas menstruais. O efeito calmante possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.

10. Fortalece o sistema imunológico

Podemos reconhecer a hortelã como fonte de vitaminas de complexo B, C, D e E, além de minerais como fósforo e cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa e fortalecimento da imunidade. Além disso, a planta oferece álcool perílico, que é um fitoquímico de efeito representativo para a prevenção de diversos tipos de câncer.

Receitas práticas: veja dicas e aproveite os benefícios da hortelã!

Para aproveitar todas as propriedades da hortelã, o ideal é consumir a folha sob o processo de infusão, ou seja, o famoso chá de hortelã! Mas é possível obter diversos benefícios, como melhora na digestão, incluindo a folha no preparo dos alimentos.

1. Carne com hortelã

Os árabes já usam a erva como tempero como tradição em sua culinária. O frescor da folha combina muito com o preparo de carnes vermelhas. É possível fazer um molho fresco, adicionar ao pesto ou ainda comer um tradicional kibe cru com cebola e hortelã.

2. Suco de hortelã

O suco de hortelã é uma ótima pedida para o verão! Super refrescante, o suco pode ser combinado com outras folhas escuras e se tornar ainda mais nutritivo e proteico. Para quem sofre com a má digestão, vale experimentar um suco de hortelã com couve pela manhã.

3. Molho de hortelã

Um petisco é tudo de bom! Umas chips de batata-doce com molho de hortelã é uma excelente pedida. O molho pode ser feito com uma base de azeite, rico em gorduras boas, cebola e sal.

E aí, gostou das dicas?

Outras referências:

  1. Edris, Amr E., and Eman S. Farrag. “Antifungal activity of peppermint and sweet basil essential oils and their major aroma constituents on some plant pathogenic fungi from the vapor phase.” Food/Nahrung 47.2 (2003): 117-121.
  2. The World’s Healthiest Foods.
  3. Ford, Alexander C., et al. “Effect of fibre, antispasmodics, and peppermint oil in the treatment of irritable bowel syndrome: systematic review and meta-analysis.” Bmj 337 (2008).
  4. Osakabe, Naomi, et al. “Anti‐inflammatory and anti‐allergic effect of rosmarinic acid (RA); inhibition of seasonal allergic rhinoconjunctivitis (SAR) and its mechanism.” Biofactors 21.1‐4 (2004): 127-131.
  5. Merat, Shahin, et al. “The effect of enteric-coated, delayed-release peppermint oil on irritable bowel syndrome.” Digestive diseases and sciences 55.5 (2010): 1385-1390.
  6. Ware, Megan. “What are the health benefits of mint?” Medical News Today. MediLexicon, Intl., 30 Aug. 2014.
  7. Allen, A. P., and A. P. Smith. “A review of the evidence that chewing gum affects stress, alertness and cognition.” Journal of Behavioral and Neuroscience Research 9.1 (2011): 7-23.

Você já conhecia ou imaginava todos esses benefícios da hortelã para a saúde? Tem o costume de utilizá-la na cozinha de que forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (133 votos, média: 4,28 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

62 comentários em “Benefícios da Hortelã – Como Usar e Dicas de Receitas!”

  1. Eu mastigo a folhinha do hortelã para dores e infecção de garganta. É ótimo, aprendi com um médico em 1980, quando grávida. Eu estava sempre com a garganta inflamada. Após o uso, sarei. Qualquer início de irritação faço uso durante alguns dias, duas ou três vezes ao dia mastigo bem lentamente para tirar o suco da folhinha e tudo melhora.

  2. Muito bom artigo.
    Costumamos usar hortelã ao fazer quibe assado (pode ser quibe de carne moída com triguilho). Fica muito gosto com bastante hortelã picado. Já o chá vou começar usar após o almoço.

    • Usa as folhas de forma natural,sem socar ou bater.
      Você pode deixar as folhas na água fria e usar como água saborizada.
      Ou fazer chá:Primeiro ferve a água e quando tiver fervido desligue o fogão e deixe umas folhas já lavadas anteriormente por uns 2 a 4 minutos.Depois é só beber.

  3. Não conhecia todos esses benefícios da hortelã, estou surpreso com tantos, agora estou ciente para que serve a hortelã, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.
    Estou feliz… Valeu apenas a leitura.

  4. Hortelã grosso tem o mesmo resultado? Porque costumo fazer chá das folhas miúdas mas hoje não tenho vou fazer com as grandes que tenho.

  5. Fazia uso so como complemento de paladar em sucos e na cozinha, com tantos beneficios continuarei usando para me beneficiar de suas pripriedaded !!!

    • Maravilhoso, nao imaginava tantos benefícios, ele age mais que remedio, melhor ate porque é natural, fantástico! Estou imprecionada! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏!

  6. Ponho em saladas e em sucos cítricos.
    Tb uso como complemento no tereré, colocando um pouquinho de folha triturada na guampa.

  7. Olá sou Júlio Costa de Belford Roxo. Minha esposa põe hortelã no suco de inhame com maçã que ajuda no combate às dores articulares e sintomas da chicungunha. O nome da minha esposa é Alba Costa.

      • Pesquise suplementação com cloreto de magnésio PA, meu neto de 6 anos tinha intestino preso toda semana estava na emergência pra fazer lavagem intestinal, hoje a água dele é adicionada o cloreto de mmagnésio PA e nunca mais foi à emergência. Hoje ele faz as suas necessidades fisiológicas todos os dias.

  8. Faço chá para meu esposo ele tem pressão alta e o chá ajuda muito ,tomo suco detox adiciono algumas folhas de hortelã e tbm em alguns pratos…Vc tem alguma dica pra mim da sobre pressão alta? ?????obg

  9. Colocar folhas de hortelã na água, para aromatizar, também libera os princípios ativos da planta?