Chá de mulungu – Para que serve, indicação e benefícios

atualizado em

Se você já ouviu falar do mulungu é bem provável que tenha se perguntado sobre o chá dessa planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Isso se nunca ouviu alguém explicar para que serve o mulungu, descrevendo os efeitos que é possível obter a partir dele.

Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser aproveitadas. As suas cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Então, vamos conhecer esses tais efeitos positivos que já foram atribuídos à planta?

Chá de mulungu: para que serve e benefícios

A bebida está associada aos seguintes benefícios:

Insônia, ansiedade ou estresse 

Por possuir propriedades calmantes e sedativas, o chá de mulungu é usado por algumas pessoas como remédio caseiro para insônia, ansiedade ou estresse.

A justificativa é a presença de hipaporfina, eritrina e eritravina no mulungu, compostos com ação ansiolítica (calmante ou tranquilizante) que ativam os receptores de ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que age como relaxante no sistema nervoso.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, o que a ciência diz a esse respeito? Pesquisas realizadas em ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade. 

No entanto, não se sabe se os extratos avaliados na pesquisa são encontrados na mesma forma e quantidade dentro de uma xícara chá de mulungu caseiro e habitual.

Além disso, é importante destacar que os estudos foram feitos em animais, não em seres humanos. Portanto, é importante aguardar os resultados dos testes em pessoas antes de usar o chá de mulungu no tratamento da insônia, ansiedade ou estresse para confirmar se os mesmos efeitos são observados em seres humanos.

Combate ao inchaço

Devido às suas propriedades diuréticas, o chá de mulungu pode auxiliar a combater o inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação do excesso de líquido por meio da urina. 

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, é importante não exagerar no consumo do chá de mulungu e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e correr o risco de ter uma desidratação.

Além disso, vale a pena investigar no médico se o inchaço e a retenção de líquido não podem ser fruto de algum problema de saúde.

Retenção de líquido
Por ter propriedades diuréticas, o chá de mulungu pode ajudar contra a retenção de líquidos

Alívio das dores

Propriedades analgésicas e antinociceptivas (de diminuição na capacidade de perceber a dor) já foram atribuídas ao mulungu.

Além disso, o mulungu contém eritralina, uma substância conhecida por sua ação anti-inflamatória. Assim, acredita-se que a planta possa contribuir com o alívio de dores reumáticas, como gota, artrite e tendinite, por exemplo.

Uma pesquisa do ano de 2013 realizada em ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.

Entretanto, é preciso aguardar estudos que confirmem se esses efeitos também são observados no chá de mulungu caseiro e se eles se repetem em seres humanos.

Efeito anticonvulsivo 

Uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamento, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados contra a ansiedade. 

Adicionalmente, testes conduzidos em laboratórios apontaram que ratos sob o efeito do mulungu apresentaram menos convulsões e viveram por mais tempo. O efeito foi atribuído aos compostos (+)-eritravina e (+)-11α-hidroxieritravina.

Porém, o experimento foi realizado em animais. Assim, é preciso aguardar que sejam feitos mais estudos nesse sentido para ver se eles conseguem atestar se os compostos presentes no chá de mulungu, do modo como ele é preparado habitualmente nas casas das pessoas, também tem efeito anticonvulsivo em seres humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer chá de mulungu

Mulungu
As cascas da planta são usadas para fazer o seu chá

Ingredientes

  • 4 g de cascas de mulungu
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

  1. Adicione as cascas de mulungu em um recipiente com uma xícara de água fervente
  2. Deixe ferver durante três minutos. Em seguida, tome o chá ainda morno

Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido exagerada ou prolongadamente, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

Cuidados e contraindicações: o que saber antes de usar o chá de mulungu 

O chá de mulungu é contraindicado para pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa, insuficiência cardíaca e arritmia também é aconselhado a não fazer uso do mulungu.

Já para os pacientes que usam remédios antidepressivos, o conselho é consultar o médico antes de usar a planta, pois ela pode alterar os seus efeitos.

Daí a importância de que todos consultem o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente quem fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização da bebida a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.

Recomenda-se que crianças, gestantes, mulheres que amamentam e outros grupos de risco evitem ingerir a planta, pois não existem pesquisas suficientes para comprovar a sua segurança.

Não existem estudos que determinem uma dosagem apropriada da planta para uso pessoal, mas é necessário tomar cuidado ao ingerir o mulungu por meio de chás e outras formas.

Isso porque ele pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência, diminuição da pressão arterial e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.

Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.

Além disso, não é recomendado substituir qualquer terapia ou remédio prescrito por um profissional de saúde qualificado apenas pelo uso do chá. 

Como vimos, além de ter contraindicações e efeitos colaterais, ele serve apenas como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.

Você já conhecia o chá de mulungu, seus benefícios e para que serve a bebida? Já provou alguma vez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

76 comentários em “Chá de mulungu – Para que serve, indicação e benefícios”

  1. Oi minha sogra está tomando remédio pra pressão mas não abaixa nada. O médico disse que ela pode estar ansiosa. Será que pode tomar uma cápsula somente a noite?

    Responder
  2. O Mulungu, assim como a Erva de São João (Hypericum Perforatum) são dois remédios naturais porretas no combate à depressão e outros problemas nervosos – só que apresentam efeitos colaterais e precisam ser administrados com cuidado e acompanhamento. Por isso, será bom tentar primeiro uma combinação de Camomila (as flores secas, de preferência) e Passiflora (maracujá), em forma de chá, visto que ambas as plantas não têm contraindicações e apresentam grande poder calmante, sedativo, anti-inflamatório e antidepressivo (entre outros). Dê preferência a plantas secas vendidas em sacos lacrados, nas casas de produtos naturais. Como preparar: colocar uma colher de sobremesa de Camomila e uma de Passiflora em uma xícara, adicionar água fervente até encher a xícara, deixar repousar por alguns minutos, coar e beber em seguida. Duas ou três xícaras por dia vão ser suficientes.

    Responder
  3. Eu tomei o chá comprei as cascas, fiz o chá é tomo a noite. Tomei várias noites seguidas e não tive problema, pelo contrario, me ajudou muito.
    Indico

    Responder
  4. Tem médico que fala que não tem conhecimento nenhum de plantas medicinais não adianta procurar o médico.els não sabe nada de fitoterapia e nem de farmacologia .Procurar o homeopata é melhor.

    Responder
  5. Olá e perigoso tomar todos os dias o chá de molungu,tenho tireóide e pressão baixa,epara mim tem sido ótimo para dormir.

    Responder
  6. Minha nutri passou cha de mulungu por 3 meses seguidos.tomo a noite 150ml para tirar a ansiedade e compulsao por comida. Fiquei mais calma, perdir peso e parei de tomar sem nehum problema posterior.

    Responder
    • Sara, Boa noite!

      Comprei hoje este chá a granel sua resposta que me chamou mais atenção , gostaria de saber como vc fez o cha, pois ou mega ansiosa e quero começar a toma-lo.

      obrigada

      Responder
  7. Tomo o chá de mulugo para dormir, devido as insónias, tem me ajudado a dormir bem, tem algum problema tomar ele frequentemente? 1 vez por dia, a noite?

    Responder
    • Olá! Tomei agora cápsulas através de manipulação
      Sou hipertensa tomo diovam, apresolina e selozok.Acredito que seja mais suave que o chá.Gostaria de sugestões.Tenho 65 anos.

      Responder
  8. Estou usando o chá e tb estou fazendo acupuntura , estou dormindo bem melhor. E fui diagnosticada com insônia terminal.Graças a Deus e a Dr. Domingos.

    Responder
  9. Realmente m ajudou mt na ansiedade porém baixou minha pressão arterial a ponto de desmaiar
    Tive q parar de tomar
    Uma pena
    MT calmante sim

    Responder
  10. Já tomo há algum tempo. Tem alguma contra indicação em relação às libido? Obrigada!

    Responder
  11. EU TENHO PROBLEMAS PARA DORMIR DESDE CRIANÇA .
    HOJE ESTOU COM 56 ANOS DE IDADE E QDO CHEGA A NOITE , EU FICO ANGUSTIADA, POIS CHEGO A PASSAR NOITES A FIO SEM PREGAR OS OLHOS. JÁ TOMEI MUITO MEDICAMENTO E POUCO EFEITO ME FAZIA.
    ME ACONSELHARAM O CHÁ DESTA ERVA. REALMENTE ELE DEIXA-ME MENOS ANSIOSA , ESTOU TORCENDO PARA QUE ELE ME AJUDE NO SONO.

    Responder
    • BOA NOITE! ACHO MAIS PRUDENTE TOMAR UNS DOIS GOLES DESSE CHA, PRINCIPALMENTE PARA AS PESSOAS QUE NÃO ESTAO ACOSTUMADAS OU TEM PRESSÃO BAIXA.

      Responder
    • USE MELATONINA que é excelente. Uso a importada dos EUA ou pode manipular. Extrato de Valeriana é outra opção excelente, pois além de dar sono trata a ansiedade, medo, fobias, estados emocionais alterados, pânico etc.

      Responder
  12. Boa noite!
    Me tirem uma duvida , pode fazer chá com as sementes do mulungu?
    Pois ganhei de uma amiga e não se pode.

    Responder
    • As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem alcalóides tóxicos que podem colocar a vida em risco.

      Responder