Chá de mulungu – Para que serve, indicação e benefícios

atualizado em

Se você já ouviu falar do mulungu é bem provável que tenha se perguntado sobre o chá dessa planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Isso se nunca ouviu alguém explicar para que serve o mulungu, descrevendo os efeitos que é possível obter a partir dele.

Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser aproveitadas. As suas cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Então, vamos conhecer esses tais efeitos positivos que já foram atribuídos à planta?

Chá de mulungu: para que serve e benefícios

A bebida está associada aos seguintes benefícios:

Insônia, ansiedade ou estresse 

Por possuir propriedades calmantes e sedativas, o chá de mulungu é usado por algumas pessoas como remédio caseiro para insônia, ansiedade ou estresse.

A justificativa é a presença de hipaporfina, eritrina e eritravina no mulungu, compostos com ação ansiolítica (calmante ou tranquilizante) que ativam os receptores de ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que age como relaxante no sistema nervoso.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, o que a ciência diz a esse respeito? Pesquisas realizadas em ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade. 

No entanto, não se sabe se os extratos avaliados na pesquisa são encontrados na mesma forma e quantidade dentro de uma xícara chá de mulungu caseiro e habitual.

Além disso, é importante destacar que os estudos foram feitos em animais, não em seres humanos. Portanto, é importante aguardar os resultados dos testes em pessoas antes de usar o chá de mulungu no tratamento da insônia, ansiedade ou estresse para confirmar se os mesmos efeitos são observados em seres humanos.

Combate ao inchaço

Devido às suas propriedades diuréticas, o chá de mulungu pode auxiliar a combater o inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação do excesso de líquido por meio da urina. 

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, é importante não exagerar no consumo do chá de mulungu e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e correr o risco de ter uma desidratação.

Além disso, vale a pena investigar no médico se o inchaço e a retenção de líquido não podem ser fruto de algum problema de saúde.

Retenção de líquido
Por ter propriedades diuréticas, o chá de mulungu pode ajudar contra a retenção de líquidos

Alívio das dores

Propriedades analgésicas e antinociceptivas (de diminuição na capacidade de perceber a dor) já foram atribuídas ao mulungu.

Além disso, o mulungu contém eritralina, uma substância conhecida por sua ação anti-inflamatória. Assim, acredita-se que a planta possa contribuir com o alívio de dores reumáticas, como gota, artrite e tendinite, por exemplo.

Uma pesquisa do ano de 2013 realizada em ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.

Entretanto, é preciso aguardar estudos que confirmem se esses efeitos também são observados no chá de mulungu caseiro e se eles se repetem em seres humanos.

Efeito anticonvulsivo 

Uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamento, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados contra a ansiedade. 

Adicionalmente, testes conduzidos em laboratórios apontaram que ratos sob o efeito do mulungu apresentaram menos convulsões e viveram por mais tempo. O efeito foi atribuído aos compostos (+)-eritravina e (+)-11α-hidroxieritravina.

Porém, o experimento foi realizado em animais. Assim, é preciso aguardar que sejam feitos mais estudos nesse sentido para ver se eles conseguem atestar se os compostos presentes no chá de mulungu, do modo como ele é preparado habitualmente nas casas das pessoas, também tem efeito anticonvulsivo em seres humanos.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer chá de mulungu

Mulungu
As cascas da planta são usadas para fazer o seu chá

Ingredientes

  • 4 g de cascas de mulungu
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

  1. Adicione as cascas de mulungu em um recipiente com uma xícara de água fervente
  2. Deixe ferver durante três minutos. Em seguida, tome o chá ainda morno

Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido exagerada ou prolongadamente, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

Cuidados e contraindicações: o que saber antes de usar o chá de mulungu 

O chá de mulungu é contraindicado para pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa, insuficiência cardíaca e arritmia também é aconselhado a não fazer uso do mulungu.

Já para os pacientes que usam remédios antidepressivos, o conselho é consultar o médico antes de usar a planta, pois ela pode alterar os seus efeitos.

Daí a importância de que todos consultem o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente quem fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização da bebida a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.

Recomenda-se que crianças, gestantes, mulheres que amamentam e outros grupos de risco evitem ingerir a planta, pois não existem pesquisas suficientes para comprovar a sua segurança.

Não existem estudos que determinem uma dosagem apropriada da planta para uso pessoal, mas é necessário tomar cuidado ao ingerir o mulungu por meio de chás e outras formas.

Isso porque ele pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência, diminuição da pressão arterial e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.

Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.

Além disso, não é recomendado substituir qualquer terapia ou remédio prescrito por um profissional de saúde qualificado apenas pelo uso do chá. 

Como vimos, além de ter contraindicações e efeitos colaterais, ele serve apenas como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.

Você já conhecia o chá de mulungu, seus benefícios e para que serve a bebida? Já provou alguma vez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

76 comentários em “Chá de mulungu – Para que serve, indicação e benefícios”

  1. Devido a um problema de ordem sentimental muito grande, que ainda estou passando, recorri a chás. Nunca me passou pela cabeça apelar para remédios, visto que são um caminho “fácil e rápido”, mas causam dependência.

    Então fui numa casa de produtos naturais e a menina do local indicou o Mulungu e o Passiflora, ela falou que o melhor seria o Hyperium, mas não tinha, nunca tem.
    Comprei os dois e então fui pesquisar sobre realmente o uso e experiências antes de começar comigo.

    O que eu percebi sobre o Mulungu (granel) é que é mais efetivo, dura mais tempo, mas demora mais a começar a agir, e tem uma capacidade de dopar maior.
    Não vou comentar nada técnico sobre isso, o artigo e vários comentários já explicam, estou falando da minha experiência pessoal.

    Por conta disso uso apenas algumas vezes para dormir, mas não gosto muito apesar de funcionar melhor, por que não consegui dosar ainda (uso ambos há cerca de alguns meses) a proporção que pego no saquinho do granel e a mistura com água que uso porque vem muitas raízes juntos.

    Já o Passiflora funciona, mas pelo menos no meu organismo é menos efetivo, não senti muito o efeito de dopar ou evitar as crises de ansiedade minhas, a famosa “falta de ar”, ficar “ventilando”, muitas vezes ele não impediu, talvez por não dopar como o Mulungu, mas já consegui usa-lo e evitar esses episódios, só não achei direito a proporção.

    E detalhe sobre o Passiflora, em conjunto com alimentação melhor e exercícios regulares (academia e bike) o Passiflora ajudou a emagrecer (não sozinho), e isso é explicado, só pesquisar também.

    Na situação psicológica que estou atualmente exercícios ajudam, mas só com chás junto. Talvez pelo nível de stress psicológico que estou não seja suficiente, até quando exercitando acaba que tenho que parar não por cansaço, mas pela falta de ar sem motivo, mesmo sem estar pensando no problema de forma consciente.

    Uma outra coisa MUITO importante, NUNCA tomar o chá junto com algum remédio anti-alérgico (anti-histaminico) e outros. Dá para achar em sites detalhes sobre isso, porque REALMENTE potencializa o remédio e você pode acabar ficando grogue o dia inteiro mesmo tomando apenas na noite.

    Se pudesse tomaria só o Mulungu tentando achar qual a proporção correta, mas detesto ficar “voando”, grogue, mesmo que não tão sonolento assim, mas as coisas acontecendo como em câmera lenta, preciso achar qual seria a quantidade, só que também ele tem o problema sobre não tomar muito em sequência e nem em quantidade excessiva pelos efeitos colaterais. Tenho 43 anos e não sei de histórico de problemas de pressão, mas não posso arriscar.

    Aguardo orando em nome de Jesus que Deus resolva o problema e eu não precise mais de chás.
    Quando Deus quiser vou poder deixar de toma-los.

    Responder
  2. EU NÃO TENHO PROBLEMAS PARA DORMIR, POREM TENHO ANSIEDADE, HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO EM RELAÇÃO AO MEU SONO JA SER REGULAR ?
    MINHA PRESSÃO É SEMPRE BAIXA, MAS NÃO TOMO MEDICAMENTOS POR NÃO HAVER A NECESSIDADE, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE ME DIZER SE COM O CONSUMO DESE CHÁ HAVERÁ UM DESCONTROLE AINDA MAIOR DA MINHA PRESSÃO ?

    Responder
  3. Me ensinaram fazer o chá de mulungu com Melissa e camomila para tratar a insônia , ontem foi a primeira vez que tomei , dormi muito bem , mas não posso tomar sempre?

    Responder
  4. Comprei um que tem erva de sao joao,valeriana,maracuja,tilia,mulungu,anis estrelado.
    Comecei hoje 15 gts por dia.
    Para acalmar na bula diz 30 gotas mas tomo só 15.

    Responder
  5. Não encontrei o chá , comprei manipulado .
    Faz o mesmo efeito?
    Diz para tomar uma cápsula por dia .
    Agora fiquei confusa pq as pessoas dizem para tomar 3 dias e descansar uma semana .
    Não posso tomar todos os dias?

    Responder
  6. Vc vai tomar o chá da alcachofra ponhe uma colher de sapa em um copo com água quente deixar em infusão beba meia hora antes do almoco e da jantar vc vai perder uns kikilos mais tem quer evitar massa e fritura.

    Responder
  7. Gostei muito da informação meus bisavós meus avós meus pais todos já fizeram o uso do chá do mulungu nos fomos criados com chás caseiro nunca fizemos parte de farmácia laboratório porque a minha geração só usava mesmos os remédios caseiros amo receber novidade sobre remédio caseiro como tomar e usar obrigada a todos foi maravilhoso

    Responder
  8. Ola tenho tido dores na perna e braço esquerdo do corpo devido nervoso e vida agitada. Médico me indicou esse chá..mas tenho medo de tomar porq tenho pressão baixa ..oque vcs me dizem

    Responder
  9. Eu tomo o chá bem fraco e feito infusão sempre que acho necessário. O chá só fará mal se feito fervido e forte, pq quanto mais forte mais potente fica e aí o organismo reage. Por isso utilizo somente a infusão e bem fraquinho, fica a dica.

    Responder
  10. Estou tomando Losartana potássica de 50 mg duas vezes por dia mas gostei de um comentário que eu vi no dizendo que está tomando mulungu extrato 30 gotas uma vez ao dia, e estou bem propensa a fazer esse tratamento. Pois quero me libertar desses remédios pra pressão alta. Como diz o ditado vou matar dois coelhos com uma cajadada só, pressão alta e sistema nervoso.

    Responder
  11. Mesmo tomando aradois 50 mg minha pressão permanecia alta, então, passei a tomar 30 gotas do extrato de mulungu e regularizou. Tomo todos os dias pela manhã.

    Pressão anterior; 160/100

    Hoje: 120/80.

    Responder
  12. Amei as respostas.Mas quero tirar uma dúvida….
    Tomo remédio para ansiedade, o Oxalato de Escitalopram, e outro para dormir, mas mesmo assim fico ansiosa, a pressao aumenta. Será que posso tomar esse chá?
    Obrigada pela atenção.

    Responder
  13. Minha nutricionista me receitou o chá de mulungo mas não achei as folhas pra comprar, comprei o extrato. Tomo anticoagulante, tem alguma contra indicação? 20 gts em um copo com agua morna as 21.30 hrs. Tomo também o Patz 5 mg pra dormir, posso tomar os dois?

    Responder
  14. Gostei muito das publicações, a dúvida q tenho horários p tomar o chá de mulungu e o maracujá, posso misturar os dois, estou com peso um pouco alto, tenho q emagrecer 12k, tenho 47 anos e com vida agitada, Pilates, natação e musculação, q vcs podem me ajudar

    Responder
    • Vc vai tomar o chá da alcachofra ponhe uma colher de sapa em um copo com água quente deixar em infusão beba meia hora antes do almoco e da jantar vc vai perder uns kikilos mais tem quer evitar massa e fritura.

      Responder
    • Toma 1 limão com ametade de uma beterraba , muito bom para emagrecer, meu pai perdeu mais de 25 kg toma em jejum todos os dias e ajuda a limpar o organismo tirando toda gordura. Vc coloca 1 copo de água no liquidificador 1 limão e meia beterraba bate coa e bebe sem açúcar

      Responder