Especialista da Área:

Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios

🕐 20/12/2019

Você já ouviu falar do mulungu? Saberia dizer o que é isso? Qual é a indicação? Pois bem, trata-se de uma planta medicinal brasileira, que também é conhecida pelos nomes de canivete, bico-de-papagaio e corticeira.

Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser utilizadas. As cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de mulungu. Vamos conhecer seus benefícios e indicação agora.

Para que serve? Os benefícios do chá de mulungu 

A bebida está associada aos seguintes benefícios:

  • Indicação para caso de insônia ou ansiedade: por possuir propriedades calmantes, o chá de mulungu serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.
  • Indicação para casos de estresse: a bebida ainda pode ser consumida por pessoas que sofrem com o estresse do dia a dia, já que traz um efeito tranquilizante.
  • Auxilia no tratamento de problemas emocionais: possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.
  • Auxilia no tratamento de outras condições de saúde: como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite (inflamação e infecção na bexiga), insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, coqueluche (doença do trato respiratório), tosses e dores reumáticas.
  • Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, o chá de mulungu combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.
  • Diminuição da dor: uma pesquisa do ano de 2013 realizada com ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.
  • Efeito anticonvulsivo: uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamente, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados de antiansiedade. O experimento foi realizado com animais.
  • Problemas no fígado: o mulungu possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá de mulungu pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.
  • Ação hipotensiva: ou seja, promove a diminuição da pressão arterial.
  • Problemas cardíacos: pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.
  • Remédio natural auxiliar no combate ao tabagismo: isso porque é composto pela erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca do mulungu, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.
  • Outras propriedades benéficas: o chá de mulungu também é dotado de ação antibacteriana, tônica, analgésica, antiespasmódica e anti-inflamatória. 

Como fazer chá de mulungu

Ingredientes:

  • 4 g de cascas de mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicionar as cascas de mulungu em um recipiente com uma xícara de água fervente;
  2. Deixar ferver durante três minutos. Após, tomar o chá ainda morno, três vezes ao dia.

Atenção à contraindicação: o chá de mulungu não deve ser consumido mais de três dias seguidos, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

Cuidados com o chá de mulungu 

A bebida é contraindicada a pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos. Quem sofre com pressão baixa também deve evitar o chá, tendo em vista que ele age justamente na redução da pressão arterial.

Daí a importância de consultar o médico antes de tomar o chá de mulungu, principalmente se fizer uso de algum tipo de remédio. Até porque não existem garantias de que a utilização do chá de mulungu a longo prazo seja saudável e ofereça segurança.

Também não há garantias de segurança da planta medicinal para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação de seus bebês, crianças e indivíduos diagnosticados com uma condição específica de saúde.

O mulungu também pode trazer efeitos colaterais como sedação, sonolência e paralisias musculares. Caso sofra com alguma dessas reações adversas ou outros problemas em decorrência do uso do chá, busque ajuda médica o mais rápido que puder.

Antes de utilizar o chá de mulungu para tratar qualquer um dos problemas de saúde citados acima, é fundamental que antes você consulte o seu médico para se certificar de que o mulungu é realmente apropriado para a sua saúde.

Além disso, não se trate exclusivamente com o chá. Como vimos, ele serve como um auxiliar, e portanto, deve vir acompanhado de um tratamento completo, indicado, orientado e acompanhado por um médico competente.

Você já conhecia o chá de mulungu, seus benefícios e para que serve a bebida? Já provou alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (432 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...

73 comentários em “Chá de Mulungu – Para Que Serve, Indicação e Benefícios”

  1. Devido a um problema de ordem sentimental muito grande, que ainda estou passando, recorri a chás. Nunca me passou pela cabeça apelar para remédios, visto que são um caminho “fácil e rápido”, mas causam dependência.

    Então fui numa casa de produtos naturais e a menina do local indicou o Mulungu e o Passiflora, ela falou que o melhor seria o Hyperium, mas não tinha, nunca tem.
    Comprei os dois e então fui pesquisar sobre realmente o uso e experiências antes de começar comigo.

    O que eu percebi sobre o Mulungu (granel) é que é mais efetivo, dura mais tempo, mas demora mais a começar a agir, e tem uma capacidade de dopar maior.
    Não vou comentar nada técnico sobre isso, o artigo e vários comentários já explicam, estou falando da minha experiência pessoal.

    Por conta disso uso apenas algumas vezes para dormir, mas não gosto muito apesar de funcionar melhor, por que não consegui dosar ainda (uso ambos há cerca de alguns meses) a proporção que pego no saquinho do granel e a mistura com água que uso porque vem muitas raízes juntos.

    Já o Passiflora funciona, mas pelo menos no meu organismo é menos efetivo, não senti muito o efeito de dopar ou evitar as crises de ansiedade minhas, a famosa “falta de ar”, ficar “ventilando”, muitas vezes ele não impediu, talvez por não dopar como o Mulungu, mas já consegui usa-lo e evitar esses episódios, só não achei direito a proporção.

    E detalhe sobre o Passiflora, em conjunto com alimentação melhor e exercícios regulares (academia e bike) o Passiflora ajudou a emagrecer (não sozinho), e isso é explicado, só pesquisar também.

    Na situação psicológica que estou atualmente exercícios ajudam, mas só com chás junto. Talvez pelo nível de stress psicológico que estou não seja suficiente, até quando exercitando acaba que tenho que parar não por cansaço, mas pela falta de ar sem motivo, mesmo sem estar pensando no problema de forma consciente.

    Uma outra coisa MUITO importante, NUNCA tomar o chá junto com algum remédio anti-alérgico (anti-histaminico) e outros. Dá para achar em sites detalhes sobre isso, porque REALMENTE potencializa o remédio e você pode acabar ficando grogue o dia inteiro mesmo tomando apenas na noite.

    Se pudesse tomaria só o Mulungu tentando achar qual a proporção correta, mas detesto ficar “voando”, grogue, mesmo que não tão sonolento assim, mas as coisas acontecendo como em câmera lenta, preciso achar qual seria a quantidade, só que também ele tem o problema sobre não tomar muito em sequência e nem em quantidade excessiva pelos efeitos colaterais. Tenho 43 anos e não sei de histórico de problemas de pressão, mas não posso arriscar.

    Aguardo orando em nome de Jesus que Deus resolva o problema e eu não precise mais de chás.
    Quando Deus quiser vou poder deixar de toma-los.

  2. EU NÃO TENHO PROBLEMAS PARA DORMIR, POREM TENHO ANSIEDADE, HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO EM RELAÇÃO AO MEU SONO JA SER REGULAR ?
    MINHA PRESSÃO É SEMPRE BAIXA, MAS NÃO TOMO MEDICAMENTOS POR NÃO HAVER A NECESSIDADE, SERÁ QUE VOCÊ CONSEGUE ME DIZER SE COM O CONSUMO DESE CHÁ HAVERÁ UM DESCONTROLE AINDA MAIOR DA MINHA PRESSÃO ?

  3. Me ensinaram fazer o chá de mulungu com Melissa e camomila para tratar a insônia , ontem foi a primeira vez que tomei , dormi muito bem , mas não posso tomar sempre?

  4. Comprei um que tem erva de sao joao,valeriana,maracuja,tilia,mulungu,anis estrelado.
    Comecei hoje 15 gts por dia.
    Para acalmar na bula diz 30 gotas mas tomo só 15.

  5. Não encontrei o chá , comprei manipulado .
    Faz o mesmo efeito?
    Diz para tomar uma cápsula por dia .
    Agora fiquei confusa pq as pessoas dizem para tomar 3 dias e descansar uma semana .
    Não posso tomar todos os dias?

  6. Vc vai tomar o chá da alcachofra ponhe uma colher de sapa em um copo com água quente deixar em infusão beba meia hora antes do almoco e da jantar vc vai perder uns kikilos mais tem quer evitar massa e fritura.

  7. Gostei muito da informação meus bisavós meus avós meus pais todos já fizeram o uso do chá do mulungu nos fomos criados com chás caseiro nunca fizemos parte de farmácia laboratório porque a minha geração só usava mesmos os remédios caseiros amo receber novidade sobre remédio caseiro como tomar e usar obrigada a todos foi maravilhoso

  8. Ola tenho tido dores na perna e braço esquerdo do corpo devido nervoso e vida agitada. Médico me indicou esse chá..mas tenho medo de tomar porq tenho pressão baixa ..oque vcs me dizem

  9. Eu tomo o chá bem fraco e feito infusão sempre que acho necessário. O chá só fará mal se feito fervido e forte, pq quanto mais forte mais potente fica e aí o organismo reage. Por isso utilizo somente a infusão e bem fraquinho, fica a dica.

  10. Estou tomando Losartana potássica de 50 mg duas vezes por dia mas gostei de um comentário que eu vi no dizendo que está tomando mulungu extrato 30 gotas uma vez ao dia, e estou bem propensa a fazer esse tratamento. Pois quero me libertar desses remédios pra pressão alta. Como diz o ditado vou matar dois coelhos com uma cajadada só, pressão alta e sistema nervoso.

  11. Mesmo tomando aradois 50 mg minha pressão permanecia alta, então, passei a tomar 30 gotas do extrato de mulungu e regularizou. Tomo todos os dias pela manhã.

    Pressão anterior; 160/100

    Hoje: 120/80.

  12. Amei as respostas.Mas quero tirar uma dúvida….
    Tomo remédio para ansiedade, o Oxalato de Escitalopram, e outro para dormir, mas mesmo assim fico ansiosa, a pressao aumenta. Será que posso tomar esse chá?
    Obrigada pela atenção.

  13. Minha nutricionista me receitou o chá de mulungo mas não achei as folhas pra comprar, comprei o extrato. Tomo anticoagulante, tem alguma contra indicação? 20 gts em um copo com agua morna as 21.30 hrs. Tomo também o Patz 5 mg pra dormir, posso tomar os dois?

  14. Gostei muito das publicações, a dúvida q tenho horários p tomar o chá de mulungu e o maracujá, posso misturar os dois, estou com peso um pouco alto, tenho q emagrecer 12k, tenho 47 anos e com vida agitada, Pilates, natação e musculação, q vcs podem me ajudar

    • Vc vai tomar o chá da alcachofra ponhe uma colher de sapa em um copo com água quente deixar em infusão beba meia hora antes do almoco e da jantar vc vai perder uns kikilos mais tem quer evitar massa e fritura.

    • Toma 1 limão com ametade de uma beterraba , muito bom para emagrecer, meu pai perdeu mais de 25 kg toma em jejum todos os dias e ajuda a limpar o organismo tirando toda gordura. Vc coloca 1 copo de água no liquidificador 1 limão e meia beterraba bate coa e bebe sem açúcar

  15. Oi minha sogra está tomando remédio pra pressão mas não abaixa nada. O médico disse que ela pode estar ansiosa. Será que pode tomar uma cápsula somente a noite?

  16. O Mulungu, assim como a Erva de São João (Hypericum Perforatum) são dois remédios naturais porretas no combate à depressão e outros problemas nervosos – só que apresentam efeitos colaterais e precisam ser administrados com cuidado e acompanhamento. Por isso, será bom tentar primeiro uma combinação de Camomila (as flores secas, de preferência) e Passiflora (maracujá), em forma de chá, visto que ambas as plantas não têm contraindicações e apresentam grande poder calmante, sedativo, anti-inflamatório e antidepressivo (entre outros). Dê preferência a plantas secas vendidas em sacos lacrados, nas casas de produtos naturais. Como preparar: colocar uma colher de sobremesa de Camomila e uma de Passiflora em uma xícara, adicionar água fervente até encher a xícara, deixar repousar por alguns minutos, coar e beber em seguida. Duas ou três xícaras por dia vão ser suficientes.

  17. Eu tomei o chá comprei as cascas, fiz o chá é tomo a noite. Tomei várias noites seguidas e não tive problema, pelo contrario, me ajudou muito.
    Indico

  18. Tem médico que fala que não tem conhecimento nenhum de plantas medicinais não adianta procurar o médico.els não sabe nada de fitoterapia e nem de farmacologia .Procurar o homeopata é melhor.

  19. Olá e perigoso tomar todos os dias o chá de molungu,tenho tireóide e pressão baixa,epara mim tem sido ótimo para dormir.

  20. Minha nutri passou cha de mulungu por 3 meses seguidos.tomo a noite 150ml para tirar a ansiedade e compulsao por comida. Fiquei mais calma, perdir peso e parei de tomar sem nehum problema posterior.

    • Sara, Boa noite!

      Comprei hoje este chá a granel sua resposta que me chamou mais atenção , gostaria de saber como vc fez o cha, pois ou mega ansiosa e quero começar a toma-lo.

      obrigada

  21. Tomo o chá de mulugo para dormir, devido as insónias, tem me ajudado a dormir bem, tem algum problema tomar ele frequentemente? 1 vez por dia, a noite?

    • Olá! Tomei agora cápsulas através de manipulação
      Sou hipertensa tomo diovam, apresolina e selozok.Acredito que seja mais suave que o chá.Gostaria de sugestões.Tenho 65 anos.

  22. Estou usando o chá e tb estou fazendo acupuntura , estou dormindo bem melhor. E fui diagnosticada com insônia terminal.Graças a Deus e a Dr. Domingos.

  23. Realmente m ajudou mt na ansiedade porém baixou minha pressão arterial a ponto de desmaiar
    Tive q parar de tomar
    Uma pena
    MT calmante sim

  24. Já tomo há algum tempo. Tem alguma contra indicação em relação às libido? Obrigada!

  25. EU TENHO PROBLEMAS PARA DORMIR DESDE CRIANÇA .
    HOJE ESTOU COM 56 ANOS DE IDADE E QDO CHEGA A NOITE , EU FICO ANGUSTIADA, POIS CHEGO A PASSAR NOITES A FIO SEM PREGAR OS OLHOS. JÁ TOMEI MUITO MEDICAMENTO E POUCO EFEITO ME FAZIA.
    ME ACONSELHARAM O CHÁ DESTA ERVA. REALMENTE ELE DEIXA-ME MENOS ANSIOSA , ESTOU TORCENDO PARA QUE ELE ME AJUDE NO SONO.

    • BOA NOITE! ACHO MAIS PRUDENTE TOMAR UNS DOIS GOLES DESSE CHA, PRINCIPALMENTE PARA AS PESSOAS QUE NÃO ESTAO ACOSTUMADAS OU TEM PRESSÃO BAIXA.

    • USE MELATONINA que é excelente. Uso a importada dos EUA ou pode manipular. Extrato de Valeriana é outra opção excelente, pois além de dar sono trata a ansiedade, medo, fobias, estados emocionais alterados, pânico etc.

  26. Boa noite!
    Me tirem uma duvida , pode fazer chá com as sementes do mulungu?
    Pois ganhei de uma amiga e não se pode.

    • As sementes desta planta não devem ser usadas, uma vez que possuem alcalóides tóxicos que podem colocar a vida em risco.

Deixe um comentário