Chá de Orégano Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 03/06/2020

Muitas pessoas aderem ao consumo de chá de orégano para perder medidas. Mas será que o chá de orégano emagrece mesmo? Quais são seus benefícios reais? Você sabe como consumi-lo? Neste artigo você irá ter acesso a dicas e formas alternativas de consumo.

O orégano é uma planta familiar à maioria das pessoas. Em muitos países a erva é adotada na culinária para compor pratos e receitas diversas, ainda fresco ou então desidratado.

Desde muito tempo plantas e ervas são utilizadas como base para chás preparados para diversas finalidades: tratar doenças, sintomas e até mesmo emagrecer. A infusão do orégano é comumente utilizada por pessoas que buscam perder medidas, já que se acredita que a planta auxilia neste processo.

Existem também muitos chás emagrecedores que são bem conhecidos e que trazem grandes resultados na sua busca pela perda de peso. Vale a pena dar uma conferida também.

Além disso, o chá de orégano é benéfico para outros sistemas do corpo humano, sendo uma opção natural para quem deseja tratar alguns sintomas. Confira abaixo os principais benefícios e saiba se o chá de orégano emagrece.

Benefícios do Chá de Orégano

Certamente a maioria das pessoas já consumiu orégano na culinária. Ele é um dos ingredientes finais das pizzas e massas em geral, além de poder ser utilizado em outras receitas, pois é uma erva bastante aromática e que harmoniza com determinados pratos.

No entanto, além do âmbito gastronômico, o chá de orégano oferece alguns benefícios à saúde e é uma alternativa natural para tratamentos diversos; além de auxiliar no processo de emagrecimento.

Chá de orégano emagrece

O chá de orégano emagrece, de fato, se conjugado a outras medidas, como adoção de uma dieta equilibrada.

Isso ocorre, pois a erva aromática possui carvacrol, um monoterpeno fenólico.

Isso quer dizer que a planta é capaz de estimular o metabolismo das pessoas, acelerando o trabalho do organismo e, consequentemente, aumentando a capacidade de emagrecer.

O metabolismo, por sua vez, é o conjunto de eventos químicos que ocorre no corpo humano: síntese e desassimilação. Enquanto a síntese, também conhecida como anabolismo, corresponde à construção de novas matérias orgânicas no corpo, a desassimilação, também conhecida como catabolismo, é responsável por degradar macromoléculas para obtenção de energia.

Enquanto pessoas com taxas metabólicas mais lentas tendem a ganhar peso com mais facilidade, as pessoas com o metabolismo acelerado têm mais facilidade para perder essas medidas.

O orégano constitui, portanto, um alimento que auxilia no trabalho do metabolismo, propício para a adoção em dietas para perda de peso.

No entanto, isso não quer dizer que o chá de orégano, por si só, irá fazer uma pessoa emagrecer sem alinhar o consumo da bebida a outras práticas. O que acontece é que o orégano faz com que o organismo trabalhe mais rapidamente, ajudando a reduzir o peso.

Ação Anti-inflamatória

O orégano é uma planta anti-inflamatória que é capaz de auxiliar e acalmar doenças respiratórias como sinusite.

A ação anti-inflamatória é conjugada à ação antibacteriana e antifúngica, compondo as principais propriedades da erva.

Os resultados obtidos a partir de estudos feitos em animais, além de testes in vitro, mostraram que o carvacrol presente na substância auxilia combatendo inflamações diversas no organismo.

Estudos feitos em ratos também apontaram que o chá de orégano reagiu positivamente no tratamento para obesidade, atingindo os genes que causam inflamação, além de também reduzir o inchaço.

Propriedades Antibacterianas

Problemas originados por bactérias são sempre complicados para serem tratados pois, normalmente, exigem a administração de antibióticos.

O chá de orégano pode ser uma boa fonte antibacteriana e que pode ser administrado em conjunto com o remédio, já que é natural e auxilia neste processo.

Estudos recentes mostraram que as propriedades carvacrol e timol presentes no orégano ajudaram a impedir a proliferação do Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus epidermidis, tipos de bactérias que causam infecção.

Outros estudos mostraram que a planta é eficaz para combater outros 23 tipos de bactérias, representando uma boa e – natural – fonte antibacteriana.

Além disso, um estudo denominado Frontiers in Microbiology, apontou que a planta auxilia, inclusive, combatendo bactérias resistentes a antibióticos.

Em um artigo divulgado no Journal of Food Science, aponta-se que a planta tem propriedades antimaláricas, capazes de retardar o crescimento de micro-organismos que causam malária.

Já no artigo publicado no Brazilian Journal of Microbiology, aponta-se que o extrato de orégano interrompeu o crescimento do fungo Cândida, que causa a infecção genital candidíase.

Ação Antioxidante

Embora ainda faltem estudos e testes efetivos em humanos, os estudos feitos in vitro apontam que o chá de orégano é uma bebida com excelentes propriedades antioxidantes.

Estes estudos apontaram que a bebida à base de orégano impede os efeitos ocasionados pelos radicais livres no corpo humano, que causa envelhecimento e oxidação no organismo.

Sendo assim, o carvacrol, importante substância da planta, apresenta ação antioxidante que, ao ser ingerido, ajuda a proteger e preservar as células sadias do corpo humano.

Propriedades Anticancerígenas

Após muitos estudos conduzidos na Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, notou-se que o orégano possui algumas substâncias que agem contra o câncer.

O carvacrol também é responsável por auxiliar a impedir o crescimento das células cancerígenas, além de desencadear a apoptose que, por sua vez, é o processo que faz com que as células tumorais se matem, mas diferentemente do processo de necrose.

No entanto, é importante ressaltar que a planta nunca deve ser consumida para fins de tratamento sem conjugação de tratamentos específicos para a doença, que devem ser previamente avaliados por um oncologista.

Alívio de dores

Estudos coordenados em ratos mostraram que uma substância encontrada no orégano é capaz de aliviar dores no corpo.

O resultado, no entanto, é proporcional à quantidade ingerida. Quanto maior a dose administrada nos ratos, melhores eram os efeitos.

O estudo foi feito com base no uso do chá de orégano. O uso do óleo da planta, no entanto, pode não causar o mesmo benefício.

Fortalece o Sistema Imunológico

A especiaria é fonte de vitaminas A, C, K, vitaminas do complexo B, sais mineiras e outras propriedades que fazem com que o sistema imunológico seja fortalecido.

Dessa forma, o consumo regular da planta é capaz de prevenir doenças e resfriados, melhorando a performance do organismo.

Contraindicação ao Chá de Orégano

O consumo do chá de orégano não é recomendado por grávidas. Durante a gestação, algumas plantas e especiarias podem apresentar fator abortivo.

F. Brinker, fitoterapeuta americano, relatou que a ingestão em grande quantidade do orégano pode levar ao aborto.

Isso não quer dizer que uma mulher grávida não possa consumir a planta. No entanto, a porção deve ser limitada, como salpicada sobre uma receita esporadicamente.

O consumo de orégano é uma prática milenar que dificilmente causa qualquer efeito colateral em pessoas sem restrições alimentares. Além disso, por ser uma erva muito aromática, a adoção da planta na culinária é pequena.

No entanto, pessoas que consomem chá de orégano em grandes quantidades, como mais de quatro xícaras ao dia, podem apresentar desconfortos gastrointestinais, como dor de estômago. De maneira geral, o consumo do chá, em quantidade regular, é seguro e não possui efeitos colaterais.

No entanto, há que se considerar quadros de hipersensibilidade. Ou seja, podem haver pessoas com alergia à erva e, nesses casos, a ingestão da planta in natura, em chá ou desidratada deve ser desconsiderada.

Normalmente pessoas com alergia a menta ou hortelã também podem apresenta reações alérgicas ao orégano.

Como Preparar o Chá de Orégano

Agora que você sabe que chá de orégano emagrece e que o seu consumo resulta em muitos benefícios à saúde, saiba como prepará-lo.

A bebida pode ser feita com o orégano fresco ou até mesmo com o desidratado, encontrado facilmente em supermercados e em lojas de produtos naturais.

No entanto, recorrer à planta ainda fresca, antes da fermentação, garante que ela libere mais substâncias importantes na água ao ser fervida.

A proporção para fazer o chá é de 3 colheres de chá de folhas frescas picadas ou 1 colher de chá de orégano desidratado para 1 xícara de água. É preciso deixar ferver por 5 a 10 minutos.

A bebida é um pouco amarga e adoçá-la pode neutralizar esse gosto. No entanto, utilizar açúcar branco não é uma boa opção para quem está buscando emagrecer. Se você não conseguir tomar a infusão sem açúcar, recomenda-se que administre açúcares com menores teores calóricos, como adoçantes naturais.

Formas Alternativas Para Consumir Orégano

Além da forma de chá, a especiaria é utilizada para fins gastronômicos.

Queijos, tomate, alimentos embutidos, manjericão e azeite são alimentos que harmonizam perfeitamente com a planta. Dessa forma, receitas que levam esses ingredientes podem ser uma boa opção para a inserção do orégano, como carnes vermelhas ou frango.

A planta também pode ser adicionada em massas de pão para atribuir o fator aromático.

Já o orégano fresco pode ser consumido em saladas.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que chá de orégano emagrece? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Orégano Emagrece Mesmo?”

  1. Excelente dicas! Sou super apaixonada por alimentação saudável, pois já perdi mais de 10kg com o auxilio delas.