Chá de Pariparoba Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A pariparoba é uma planta com propriedades laxativas, combate a inflamação e tem ações antioxidantes. Abaixo você entenderá como ela funciona no seu organismo, todos os seus benefícios e descobrirá se o chá de pariparoba emagrece.

O chá de pariparoba é uma bebida feita a partir da pariparoba, uma planta de folhas largas e que é originária do Brasil, mais precisamente desde o sul do estado da Bahia até Minas Gerais e São Paulo. Ela possui um aroma semelhante ao da menta e também é conhecida pelos nomes de caena, caapeba, catajé, capeba do mato, lençol se santa bárbara, manjerioba e aguaxima.

Perder a barriguinha pode ser um sonho distante para muita gente, mas saiba que existem muitos chás naturais emagrecedores. Chás de anis estrelado, rosas e até hortelã podem ajudar nessa caminhada rumo aos quilinhos a menos.

Existe chá para tudo. Se for para diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, por exemplo, é possível citar 7 chás diuréticos realmente emagrecedores. Você se surpreenderá com as propriedades milagrosas de alguns ingredientes realmente fáceis de se encontrar.

Mas se o clima não estiver colaborando para tomar um chazinho, você também pode recorrer aos sucos com a mesma função. Procure saber sobre as 10 melhores receitas de suco natural para emagrecer.

O chá de pariparoba emagrece? 

Um aspecto a favor da ideia de que o chá de pariparoba emagrece é o fato da planta que dá origem à bebida ser dotada de propriedades diuréticas. Em outras palavras, ele combate o inchaço causado pela retenção de líquidos no organismo ao promover a eliminação do excesso de água presente no organismo por meio da urina.

Isso pode contribuir com o processo de perda de peso porque o aumento dos quilos pode estar associado justamente à retenção hídrica no organismo.

Entretanto, é preciso ter cuidado e não exagerar no consumo da bebida para não correr o risco de perder uma quantidade muito elevada de água e sofrer uma desidratação.

Por mais que a bebida possa dar uma forcinha em relação à perda de peso, antes de sair por aí pensando que o chá de pariparoba emagrece é preciso ter em mente que não se trata de nenhuma planta milagrosa que enxuga a silhueta como em um passe de mágica.

Até porque não existe nenhuma substância, produto, bebida ou planta capaz de fazer isso sozinha e de maneira saudável. Portanto, a recomendação que deixamos registrada é que se você deseja emagrecer, que busque seguir uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, preferencialmente como o acompanhamento de um bom profissional da área da nutrição.

Outro conselho importante é praticar atividades físicas com regularidade como maneira de maximizar a eliminação de calorias, o que também é necessário para o emagrecimento. E faça isso com a orientação de um bom profissional de Educação física, para que os treinamentos aconteçam com segurança.

Para que serve o chá de pariparoba

Além de o chá de pariparoba emagrece, ele possui outras serventias em relação ao corpo humano. Confira na lista a seguir alguns benefícios associados ao uso da bebida:

  • Funcionamento da bexiga: sua ação diurética também faz com que a bexiga funcione com maior eficiência, além de contribuir com a eliminação de toxinas e bactérias encontradas no organismo e combater infecções urinárias e cistites (infecção que atinge a bexiga e a uretra).
  • Ação laxativa: por conta desta propriedade, a bebida pode ajudar a aliviar problemas digestivos e favorecer quem tem dificuldades para ir ao banheiro. No entanto, tal propriedade pode ser prejudicial para pessoas que sofrem com intestino solto ou diarreia.
  • Tônica: o chá também é dotado de propriedades tônicas, o que significa que ele colabora com o fortalecimento do organismo, assim como estimula o seu bom funcionamento.
  • Combate à inflamação: a bebida também é dotada de efeito anti-inflamatório. Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp investigou a atividade anti-inflamatória e o efeito em tratamentos do câncer da pariparoba. Os experimentos realizados em cobaias trouxeram resultados positivos, porém, ainda falta fazer os testes em seres humanos.
  • Estimulante: o chá de pariparoba ainda pode ser utilizado para estimular as funções estomacais, digestivas, hepáticas, pancreáticas e do baço.
  • Fígado: o livro Plantas Medicinais do Brasil, de autoria de Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos, aponta o chá como um auxiliar no combate às doenças do fígado.
  • Aromaterapia: o óleo essencial das folhas de pariparoba é utilizado na aromaterapia.
  • Ação antioxidante: a planta possui ação antioxidante e, portanto, atua no combate aos radicais livres, substâncias maléficas encontradas no organismo que causam doenças graves como câncer e são promotoras do envelhecimento precoce.
  • Saúde da pele: uma pesquisa feita de Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) identificou que um composto encontrado nas raízes da planta protege a pele contra os danos solares, combate o envelhecimento e pode ser útil para inibir o melanoma, que é a forma mais agressiva do câncer de pele.

Como fazer chá de pariparoba

Confira a seguir uma receita de chá de pariparoba:

Ingredientes: 

  • ½ l de água;
  • ½ folha de média de pariparoba.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem a ½ folha de pariparoba;
  2. Colocar o ½ l de água dentro de uma chaleira;
  3. Rasgar a ½ folha em vários pedaços com a mão e por dentro da água. Deixar ferver durante 10 minutos;
  4. Desligar o fogo e abafar para amornar. Quando atingir a temperatura ideal para consumo, servir-se. 

Cuidados com o chá de pariparoba

A planta não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas ou estejam em processo de amamentação de seus bebês. Também não é recomendado que o uso da pariparoba seja feito de maneira excessiva.

É possível experimentar efeitos colaterais como diarreia, vômitos, náusea, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça ao ingerir a bebida. Caso tenha alguns desses problemas, é aconselhável buscar ajuda médica.

Antes de usar o chá de pariparoba como auxiliar para o tratamento de qualquer condição, consulte o médico de sua confiança para se certificar de que a bebida é realmente apropriada para o seu caso e que não fará mal à sua saúde e saber qual a dosagem indicada para você.

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de pariparoba emagrece? Tem vontade de experimentar o consumo desta bebida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,07 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Chá de Pariparoba Emagrece? Para Que Serve, Como Fazer e Dicas”

  1. Não quero ser prepotente,porem,essa planta é muito mal ultilizada,nesse pais sem saude publica nenhuma,uma simples folha com meio litro de agua cura,imediatamente a dengue cura cura já relatei isso a médicos públicos e privados, pena pena

  2. Estou com problemas no fígado estômago gástrite pedra no canal do fígado para bola será que este já vai me ajudar.

  3. Preciso deixar aqui meu depoimento. Minha mãe estava muito doente, pé na cova, arritmia, diabete, retenção de líquidos, pressão alta, falta de ar, eram varias internações. Passei a dar Pariparoba e também coenzima q10 ressuscitou. Hoje vejo minha mãezinha bem e feliz estou tomando também, pois traz varios benefícios. Não faço o chá muito forte. Tenho essa planta em casa dentro do apartamento, ela é linda.

  4. Faço uso de chá para tratar do colesterol alto.depois de 30 dias tomando fiz exames que foram muito satisfeitos.principalmente de triglicerídeos. De um resultado de 1100 para 302 em trinta dias

  5. Boa tarde! Tenho essa planta em casa. Sempre usei pra digestão e é ótima! Agora pra emagrecer acredito que uma xícara de chá após o almoço vai ajudar muito

    • Eu moro. em. Campinas estou fazendo ó uzo desta planta a vinte dias ja vejo o monte de benefícios na minha saúde vou fechar o mês da uma pausa e ja estou pensando em fazer o uzo dê uma xícara todos os dias pelas manhãs porque dê manhã eu me conto com mais energias aqui tem ela nas matas em beiras dê corgos e lagoas

  6. onde consigo comprar a muda dessa planta, li varios artigos e me interessei.
    tenho problema RENAL
    Essa planta pode me ajudar????

    • Está planta é encontrada. Facilmente nas mata do Riu Gamde do Sul Brasil eu tenho em minanha casa.basta plantar em local q tenha sombras e umido Não tem segredo.usada frequentemente a juventude para no tempo .Ela pode prevenir e até curar narizes.é uma psnta ppuco divulgada.Acredito que os Grande laboratórios não querem que você saiba os benifocio que está planta tem. Pará saúde.Eu tomo todos os dias no chimarrão.se ver minha foto vai dizer q tenho 35 anos mas tenho quase o dobro de idade.já tive problemas em redes sociais porque nuca inveleço não .Espero ter ajudado.Abraços!

      • Que legal Carlos ,relatos assim contribuem muito .,aqueles que não dão crédito a medicina natural ,só uma dica ,experiêncie em você mesmo seja seu próprio laboratório.gratidão