Chá de Sucupira Emagrece? Benefícios, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Também conhecida pelos nomes de citiúba, supupina-do-campo, sicupira, sicupira-do-cerrado, sicupira-açu e sicupira-parda, a sucupira é uma planta medicinal encontrada nas vegetações do cerrado brasileiro.

A planta possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antirreumáticas e antioxidantes, tanto que todas as suas partes – desde as raízes até as folhas – são utilizadas na medicina popular, na forma de uma bebida: o chá de sucupira.

Chá de sucupira emagrece? 

Não encontramos evidências de pesquisas e publicações que comprovem a tese de que o chá de sucupira emagrece. Entretanto, dependendo do contexto que for incluído, ele pode contribuir com a perda de peso, mesmo que indiretamente.

Por exemplo, se substituir bebidas mais calóricas como sucos artificiais – que podem chegar a apresentar 70 calorias em uma porção de 200 ml -, refrigerantes que possuem em torno de 85 calorias a cada 200 ml, ou um copo de 200 ml de leite com achocolatado, que pode ter 155 calorias, a bebida pode auxiliar a redução calórica.

Isso é relevante para a dieta de perda de peso quando levamos em consideração o fato de que para se livrar de alguns quilinhos é necessário consumir uma quantidade mais baixa de calorias do que aquela que é ingerida. Assim, podemos entender que o chá de sucupira emagrece indiretamente.

Obviamente, não é simplesmente a diminuição das calorias líquidas que trará a perda de peso. Tal fator contribui, entretanto, é fundamental que esteja inserido em um contexto de alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, acompanhada da prática de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico, para alcançar o objetivo. Portanto, se você quer comprovar que o chá de sucupira emagrece mesmo, não deixe de fazer essas mudanças nos seus hábitos.

Para que serve? Outros benefícios da sucupira

Além de sabermos que o chá de sucupira emagrece, ele ainda pode estar associado aos seguintes benefícios:

  • Auxílio à diminuição de inflamação nas articulações e músculos, sendo utilizada pela medicina popular no tratamento de problemas como artrite, artrose, reumatismo, artrite reumatoide, gota e doenças músculo esqueléticas. Entretanto, é importante saber que apesar de existirem estudos que mostram que o extrato da planta pode diminuir a inflamação muscular, tais experimentos não foram feitos em humanos e não há a certeza de que tal ação não traga também efeitos prejudiciais;
  • Alívio do desconforto causado por condições como excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garganta, feridas, cisto no útero, inflamações e sífilis;
  • Pode ajudar, em alguns casos, a amenizar as dores e desconfortos constantes provenientes do tratamento de quimioterapia para o câncer;
  • Possui alcaloides, substâncias dotadas de ação antimicrobiana e antiparasitária;
  • É composta por isoflavonas, compostos que graças à sua ação antioxidante, possuem ação anticâncer, neuroprotetora e de proteção contra acidente cardiovascular;
  • Seus triterpenos, que são substâncias presentes nas plantas, têm ação anti-inflamatória, antioxidante, antiartrítica, antidiabética, cardioprotetora, quimioprotetora, antiproliferativa e citoprotetora (que oferece proteção aos tecidos sadios do organismo);
  • Estudos da década de 60 mostraram que os frutos da sucupira podem ser utilizados no tratamento de dores musculares e torções, graças às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias;
  • O óleo essencial encontrado nas sementes de sucupira apresentou proteção contra úlceras e gastrites em experimentos realizados em animais. Porém, ainda é necessário realizar estudos com humanos para garantir a segurança do uso e a ausência de efeitos colaterais.

Receitas de chá de sucupira 

Confira abaixo dois modelos de receita de como preparar o chá de sucupira

Receita 1 

Ingredientes: 

  • 6 sementes de sucupira;
  • 1,5 l de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar as sementes de sucupira. Quebrá-las com o auxílio de um martelo de cozinha;
  2. Ferver as sementes em 1,5 l de água durante 10 minutos;
  3. Coar e consumir ao longo do dia.

Receita 2

Ingredientes:

  • 12 sementes de sucupira quebradas;
  • 3 l de água.

Modo de preparo:

  1. Ferver a água dentro de uma panela em fogo médio;
  2. Assim que ferver, jogar as sementes. A fervura abaixará, porém, a água retornará a ferver;
  3. Quando isso acontecer, esperar um minuto e meio e desligar o fogo;
  4. Tampar a panela, esperar esfriar e retirar as sementes. Consumir até 1,5 l do chá ao longo do dia.

Dica: ao fazer uma chá, separe uma panela exclusiva para a receita. O óleo que é liberado pelas sementes de sucupira gruda nas paredes do recipiente e sua eliminação completa é difícil.

Cuidados com a sucupira

A sucupira não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas e por crianças como menos de 12 anos de idade.

Como não existem estudos acerca dos possíveis efeitos da planta em seres humanos, não se sabe quais são os riscos do seu consumo em excesso. O que não quer dizer que eles não existam, pois mesmos as plantas medicinais podem apresentar toxicidade e trazer efeitos colaterais.

Até porque, conforme o que a pesquisadora da área de produtos naturais bioativos, Mary Ann Foglio afirma, o consumo constante do chá de sucupira pode gerar uma toxicidade crônica, que pode ser confundida com outras doenças, principalmente no caso de idosos.

Há indicações na internet de que a ingestão do chá deve ser feita durante 15 dias e seguida por uma pausa de 15 dias até que seu consumo seja retomado.

Entretanto, para ter segurança em relação ao uso da sucupira e saber qual o período ideal de consumo, é fundamental consultar o médico ou nutricionista especializada na área de fitoterapia antes de começar a utilizá-la. Também é importante ter em mente que apesar de poder fazer parte de tratamentos como auxiliar, a planta não é solução exclusiva para doenças.

Então, é essencial seguir todas as orientações do médico em relação ao tratamento da condição em questão e não confiar somente na sucupira. Isso é especialmente crucial porque a semente de sucupira não é um fitoterápico considerado seguro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), justamente pela falta de pesquisas com humanos, e não pode servir de base para a produção de medicamentos.

Você conhece alguém que tome e afirme que o chá de sucupira emagrece? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá de Sucupira Emagrece? Benefícios, Receitas e Dicas”