Especialista da Área:

Chá Mate Faz Mal?

O chá mate é uma bebida feita a partir da planta Ilex paraguariensis, que é o nome científico da erva-mate. Ela é originária da região subtropical da América do Sul, é bastante cultivada na região Sul do Brasil e também é conhecida pelo nome popular de congonha.

Fonte de minerais como manganês, magnésio e cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, a planta possui propriedades antioxidantes, diuréticas, estimulantes, afrodisíacas e levemente laxantes.

E o chá preparado com a erva-mate está associado a diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar a diminuição dos níveis de colesterol, a proteção ao coração, o combate aos radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce e a melhoria da digestão.

Acredita-se ainda que a bebida age como estimulante para o cérebro, auxilia a aceleração do metabolismo, contribui com a queima de gordura em excesso e protege o fígado.

Mas será que mesmo trazendo esse tanto de benefícios para a saúde, ainda é possível encontrar casos em que o chá mate faz mal? Vamos entender agora se o chá mate traz efeitos colaterais e se é preciso tomar cuidado em alguma situação.

O chá mate faz mal?

Antes de entrarmos nos casos em que o chá mate faz mal, vamos deixar um alerta. Para adquirir os benefícios que foram mencionados acima, recomenda-se adotar o chá que é preparado partir das folhas da erva-mate.

Também orienta-se não utilizar os chás prontos, tendo em vista que eles podem trazer a adição de conservantes, açúcar e corantes e não conter os mesmos benefícios que a versão natural da bebida apresenta.

Sem mais delongas, vamos conhecer em que situações o chá mate faz mal. A bebida deve ser evitada por indivíduos que sofrem com hipertensão.

A erva-mate é composta por cafeína, um ingrediente que pode elevar ainda mais a pressão arterial, prejudicando quem sofre com a condição. Em pequena quantidade provavelmente não causará problemas, mas beber vários copos de mate por dia, especialmente se não está habituado a isso, pode trazer algum problema em casos de hipertensão.

Problemas cardiovasculares

Quem tem problemas cardiovasculares também deve ficar longe da planta, pois ela pode causar batimentos cardíacos irregulares. É claro que depende da gravidade do problema, mas vale a pena consultar o médico de confiança para opinar sobre um caso específico.

Mulheres gestantes, lactantes e crianças

Mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação dos bebês também não devem tomar a bebida. A justificativa é que a erva-mate pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, o que pode ser transferido para o bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

É pelo mesmo motivo – o aumento do risco de câncer – que o consumo da planta não é considerado seguro para crianças.

Outro ponto em que o chá mate faz mal para as mamães e seus bebês é a presença da cafeína. Bebês nascidos de mães que ingerem uma quantidade elevada do composto podem apresentar sintomas de abstinência da cafeína após o nascimento. Como se não bastasse, altas doses de cafeína já foram associadas ao aborto, nascimento prematuro e baixo peso de nascimento.

Alcoolismo e tabagismo 

A associação do alcoolismo e do tabagismo com o consumo em longo prazo de erva-mate também pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer.

Problemas de ansiedade

Por conter cafeína em sua composição, acredita-se que o chá mate faz mal também para pessoas que sofrem com distúrbios relacionados à ansiedade, tornando o problema mais grave.

Distúrbios hemorrágicos

É possível que a erva-mate agrave o quadro de distúrbios hemorrágicos, tendo em vista que a cafeína pode tornar o processo de coagulação do sangue mais lento.

Diabetes

Recomenda-se que pessoas diagnosticadas com diabetes consultem o seu médico antes de fazerem uso da erva-mate. Isso porque pesquisas já sugeriram que a planta pode dificultar o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Estudos também já indicaram que a cafeína pode aumentar a manifestação dos sintomas de baixas taxas de açúcar no sangue em pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 1.

Insônia e queimação gástrica

O chá mate faz mal também a pessoas que sofrem com insônia. Isso porque a cafeína está presente em sua composição e consumir a bebida, especialmente no período da noite, pode tornar a tarefa de dormir ainda mais difícil.

Da mesma forma, quem tem sensibilidade à cafeína e desenvolve alguma queimação gástrica como a azia, ao entrar em contato com o ingrediente, deve manter-se longe da chá mate.

Diarreia e síndrome do intestino irritável 

A cafeína encontrada na erva-mate também pode piorar a diarreia a os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Glaucoma 

Acredita-se ainda que o teor de cafeína presente na erva-mate faz com que a planta aumente a pressão ocular, em um efeito que começa 30 minutos após a sua ingestão e tem uma duração de 90 minutos. Por isso, quem tem glaucoma deve consultar o médico antes de tomar o chá mate.

Osteoporose 

Ainda que pesquisas tenham indicado que mulheres no período pós-menopausa que tomam em torno de um litro por dia de chá mate têm maior densidade óssea, a cafeína da erva-mate pode causar a eliminação do mineral cálcio por meia da urina, o que pode resultar no enfraquecimento dos ósseos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, indica-se que o consumo de cafeína seja limitado a 300 mg por dia, o que corresponde a duas a três xícaras de erva-mate. No entanto, quem já tem maior risco de sofrer com o enfraquecimento dos ossos, deve limitar ainda mais essa dose.

O chá mate faz mal em excesso 

Mesmo quem não sofre com condições que fazem com que o organismo sofra prejuízos ao consumir a bebida, deve tomar cuidado ao tomá-la e não exagerar.

Isso porque ao beber muito chá mate, mesmo quem não tem dificuldades para dormir pode sofrer com a insônia graças ao teor de cafeína da bebida. Além disso, o excesso na ingestão do chá pode causar outros efeitos colaterais como taquicardia e gastrite.

Interação medicamentosa 

Você faz uso de algum tipo de medicamento? Então, converse com o seu médico para saber se não existe o risco de interação entre ele e o chá mate. Isso porque a erva-mate utilizada na bebida pode reagir com medicamentos estimulantes, antidiabéticos, contraceptivos, anticoagulantes, antibióticos e com estrogênios.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Referencia adicionais:

Você já imaginava que o chá mate faz mal em determinadas condições? Está incluído em alguma delas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Chá Mate Faz Mal?”

  1. Tomo quase 2l de chá matte leão todos os dias, já faz 4 anos, nunca tive nenhum problema, o chá me deixa com bastante energia.

  2. Deixei de tomar café e passei a tomar chá mate, emagreci bastante, minha filha ama chá mate, só que infelizmente estamos tendo problemas com a azia. Será que crianças podem fazer o uso do chá?

  3. Eu não sabia dessas contra indicações tomei o dia todo igual água por isso então que fiquei com dor na nuca

  4. Sou ansiosa. Tomei chá a noite não dorme nada tenho válvula no coração tenho apneia do sono. Foi a pior noite da minha vida

    • Tomei chá no lugar do café da manhã e no decorrer do dia, como está meio frio a temperatura,um chá cai bem nestes dias. Só que no outro dia eu quase não conseguia ficar de pé com meu corpo esguio, de tanta dor no quadril. Eu já sofro de falta de cartilagem no quadril e esofagite, então achei que era por isto que estava com tanta dor no quadril. Tomei o meu remédio de dor nos ossos, e não fez efeito algum, achei estranho pois estava acostumado com o efeito positivo do remédio. Desconfiei do chá mate que havia tomado no dia anterior e fui pesquisar. Na pesquisa descobri que o que estava sentindo era dor nos rins e não na junta do quadril, a o causador desta dor foi o chá mate leão. Pra aliviar está dor, percebi que precisava desintoxicar meus rins, cortei um abacaxi, comi várias fatias, fiz suco pra mm Aís tarde e coloquei a casca dele pra fermentar e depois bater e coar pra tomar todo dia em jejum, 200ml, antes do café da manhã. Estas cascas de abacaxi fermentada por 5 dias fora da geladeira, (o gosto fica forte mas é isto que faz efeito) tira até pedra dos rins. Experiência própria ok. Espero que tenha sido útil este meu posto.