Chá Vermelho Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

O chá vermelho é uma erva oriunda da África do Sul. Ela é cultivada exclusivamente nas montanhas e vales do Cederberg, uma região que fica próxima Cidade do Cabo, a capital legislativa sul-africana. O sabor do chá é considerado levemente doce, suave, entretanto, ele não apresenta muita amargura e também é utilizado como um remédio popular para o tratamento de cólica e inflamações.

A bebida não possui cafeína e oferece poderosos antioxidantes e propriedades que beneficiam à saúde. Um dos benefícios mais conhecidos é que o chá vermelho emagrece. Vamos conhecer os motivos?

Por que o chá vermelho emagrece?

Um dos fatores que comprovam que o chá vermelho emagrece é a sua baixa quantidade de calorias: duas é o valor encontrado em cada 227 gramas aproximadamente. Fazendo a substituição de refrigerantes e sucos industrializados pelo chá vermelho, já é possível conseguir a eliminação de muitas calorias do cardápio.

Podemos fazer uma comparação entre o chá vermelho e o café, bebida extremamente popular no Brasil e que é ingerida em diversas refeições: no café da manhã, após o almoço e no café da tarde. Uma xícara de café com açúcar contém aproximadamente 29 calorias, o que não é um valor muito alto, porém é bem maior que as calorias encontradas no chá vermelho. Sendo assim, a troca do café pelo chá em pelo menos uma das refeições diariamente já ajuda a diminuir um pouco o número de calorias consumidas.

A bebida é naturalmente doce, o que significa que não há a necessidade de adicionar altas quantidades de açúcar ao chá. Se puder não acrescentar nenhum grãozinho então, é ainda mais vantajoso. Isso porque segundo a American Heart Association, o alto consumo de açúcar está relacionado ao ganho de peso e a obesidade.

Receita de chá vermelho para emagrecer

Para preparar o chá vermelho, basta colocar a água filtrada e fresca para esquentar. Na sequência, é preciso imergir o chá durante cinco a dez minutos. Depois é só beber.

Nos dias mais quentes, a sugestão é preparar o chá gelado. Nesse caso, é necessário dobrar a quantidade de saquinhos utilizados para fazer a receita tradicional e acrescentar uma boa quantidade de gelo.

Dieta do chá vermelho

Para se ter mais proveito da bebida e melhorar o processo da perda de peso, existe a dieta do chá vermelho. Restritiva e radical, a dieta do chá vermelho emagrece cerca de três quilos em cinco dias.

A dieta pode ser feita por pessoas adultas que gozem de boa saúde, mas não é recomendada para mulheres grávidas, indivíduos que estejam em tratamento médico contínuo, que sofram de distúrbios do ritmo cardíaco, possuam anemia, insônia ou nervosismo.

Durante esse período, a pessoa fica proibida de ingerir açúcar, carne, doces, gorduras, leite, banana, figos e uvas. Ela pode comer frutas, vegetais, massas, arroz, legumes, peixes, ovos e pão.

No café da manhã, deve ser consumida uma xícara do chá vermelho acompanhada de um copo de suco de laranja e duas torradas. Já no almoço o cardápio abrange salada de macarrão frio, arroz, legumes, verdura e omelete. Na sobremesa pode ser ingerido um pedaço de fruta e uma xícara do chá vermelho.

No lanche da tarde, a pessoa deve se alimentar somente de uma xícara de chá vermelho e na hora do jantar ela deve comer saladas cruas, sopa de legumes, arroz, peixe grelhado e uma salada de macarrão frio com legumes. Assim como no almoço, após a refeição a recomendação é comer um pedaço de fruta e tomar uma xícara de chá vermelho.

Nutrientes encontrados

Além de ser uma bebida pura, sem a adição de conservantes, aditivos e corantes, o chá vermelho possui em sua composição diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo humano.

Em 200 ml da bebida existem 0,07 mg de ferro; 7,12 mg de potássio; 6,16 mg de sódio; 1,09 mg de cálcio; 0,07 mg de cobre; 0,04 mg de zinco; 1,57 mg de magnésio; 0,22 mg de fluoreto e 0,04 mg de manganês.

Outros benefícios

Além de que o chá vermelho emagrece, podemos destacar outros benefícios da bebida. Os seus polifenóis e flavonóides conseguem limitar os efeitos dos radicais livres, substâncias que em excesso no organismo podem danificar células do corpo, e defendem o nosso sistema imunológico. O zinco e o alfa hidroxiácido contribuem com a saúde da pele.

O chá vermelho também oferece o magnésio, que é necessário para a saúde do sistema nervoso. Problemas digestivos como náusea, vômito, úlceras estomacais e azia podem ser apaziguados pela ingestão da bebida devido às suas propriedades antiespasmódicas.

Ele ainda aumenta a capacidade de absorção de ferro no corpo, contém potássio e cobre, que são importantes em funções metabólicos. Até mesmo quem sofre de cálculo renal pode tomar o chá vermelho, pois ele não possui ácido oxálico, substância que interfere na absorção de cálcio.

Aqueles que têm problemas de tensão nervosa e depressão moderada podem ter o chá vermelho prescrito, pois ele funciona como calmante e sedativo. Outro ponto positivo é que na sua forma gelada, a bebida pode ser utilizada para saciar a sede, inclusive durante a prática de esportes. 

Para bebês e crianças

Até os seis meses de idade, não é aconselhável que bebês tomem outra coisa que não seja o leite materno. A partir dessa idade, os pais já podem considerar dar outros alimentos ao filho como o chá vermelho. A bebida pode ajudar os pequenos que têm propensão a sofrerem com cólicas. Além disso, ela também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as irritações na pele e assaduras que venham a ser causadas pelas fraldas.

Para as crianças hiperativas, o chá vermelho é recomendado por não conter cafeína e, dessa maneira, ajudar a aliviar a insônia. A sugestão é dar uma xícara de chá vermelho à criança antes dela ir dormir, para que disponha de uma boa noite de sono.

A bebida gelada também pode ser uma ótima alternativa para a hora do lanche na escola no lugar dos refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo.

Onde encontrar

O chá vermelho pode ser encontrado em estabelecimentos que se especializam na venda de produtos naturais ou até pela internet, em lojas virtuais ou sites de classificados e compra e venda entre internautas.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já conhecia o chá vermelho e suas propriedades? Qual chá emagrecedor é o seu preferido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário