Cissus Quadrangularis: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 20/03/2015

É realmente um nome estranho e você deve estar se perguntando o que é Cissus Quadrangularis e para que serve. Então vamos descobrir tudo agora.

Cissus quadrangularis é uma planta da mesma família da uva, que tem sido utilizada como erva medicinal por diversos povos orientais. Originária do Sudeste Asiático e também da África, é muito popular na Índia, onde tem sido aplicada há muito séculos na tradicional medicina ayurvédica.

Mais recentemente, a cissus quadrangularis começou a ganhar espaço no universo fitness, por supostamente ajudar no ganho de massa muscular e no emagrecimento. Será que a cissus quadrangularis funciona mesmo ou é só mais um nome feio no meio de uma infinidade de suplementos que prometem milagres? É o que vamos desvendar logo abaixo!

Uso popular da Cissus Quadrangularis

A maioria dos suplementos à base de plantas medicinais tende a optar por plantas de longa tradição na medicina popular, e que posteriormente foram estudadas por cientistas. Assim também tem sido com a cissus quadrangularis, utilizada há muito tempo na Índia para o tratamento das mais diversas condições, de fraturas a hemorroidas, e que atualmente tem sido estudada por seus efeitos no emagrecimento e no combate à síndrome metabólica.

Síndrome metabólica é um termo médico que designa o conjunto de cinco condições crônicas: obesidade, hipertensão, diabetes, doença cardiovascular e alteração nos níveis de triglicérides e HDL. Quem tem três dessas cinco condições pode ser definido como portador da síndrome metabólica, que além de levar a uma série de complicações, está ligada a um maior risco de morte prematura.

Contribuindo para sua ação antioxidante, a Cissus Quadrangularis possui em sua composição (entre outros componentes):

  • Vitamina C
  • Quercetina (um flavonóide que tem ação anti-inflamatória e anticarcinogênica)
  • Vitamina E
  • Carotenóides

Esse efeito antioxidante colabora para diminuir os danos causados pelos radicais livres em nosso organismo, colaborando para o emagrecimento e a manutenção da saúde.

Cissus Quadrangularis emagrece?

Pesquisas recentes afirmam que sim!

Em uma pesquisa publicada na revista científica “Lipids in Health and Disease”, cientistas analisaram o efeito da Cissus Quadrangularis na perda de peso de indivíduos com sobrepeso (IMC entre 25 e 29) e obesos (IMC> 30). Os 123 participantes do estudo, dos quais 92 eram obesos e 31 tinham sobrepeso, foram divididos em quatro grupos: (Os três primeiros grupos foram compostos somente por participantes obesos, e o último somente com sobrepeso).

  • O primeiro grupo foi o controle, que somente recebeu um placebo;
  • O segundo grupo recebeu um composto contendo Cissus Quadrangularis, mas não fez dieta;
  • O terceiro grupo fez dieta e tomou o composto com Cissus Quadrangularis;
  • O quarto grupo tomou o composto e fez dieta;

O composto fornecido aos participantes do estudo continha, além de Cissus Quadrangularis, ácido fólico, cafeína, albumina (extraída da soja), extrato de chá verde, selênio, cromo e vitaminas B6 e B12.

Passadas oito semanas, o primeiro grupo perdeu 2,4 kg, o segundo 6,9 kg, o terceiro 8,5 kg, e o quarto grupo eliminou 4,8 kg. Além do peso, também diminuíram a circunferência abdominal, a gordura corporal e as taxas de glicose sanguínea. Todos os participantes foram orientados a não praticar nenhum exercício físico durante o estudo.

Outro estudo divulgado posteriormente na mesma publicação verificou a associação da Cissus Quadrangularis com a planta Irvingia gabonenses. O resultado foi também de perda de peso (variando de 8.8 a 11.9%) e diminuição da gordura corporal. Houve ainda queda no colesterol total (e HDL) e nos níveis de glicose na corrente sanguínea.

A Cissus Quadrangularis também possui, segundo pesquisadores, atividades antibacterianas. Ela poderia inclusive atacar os estafilococos, bactérias que quase sempre estão presentes em excesso em pessoas obesas.

Outros estudos feitos em animas também apontam para um aumento nos níveis de serotonina, o que auxiliaria a diminuir a ansiedade e controlar o apetite.

Cissus Quadrangularis pode ajudar no ganho de massa muscular

Quem malha sabe que seu maior inimigo é o cortisol, pois ele pode não somente estimular a degradação de aminoácidos, como também impedir a síntese (fabricação) de novas proteínas. Ou seja, exatamente o oposto do que você procura, não é?

Pois pesquisas sugerem que a Cissus Quadrangularis pode atuar como um antagonista do cortisol, impedindo que ele se ligue ao seu receptor. Ou seja, a Cissus Quadrangularis bloqueia a ação do cortisol, garantindo que seu esforço não seja em vão e você ganhe a tão desejada massa muscular.

Além disso, a Cissus Quadrangularis poderia (segundo algumas pesquisas não comprovadas em seres humanos) aumentar os níveis de testosterona no organismo. E, como você já deve saber, aumentando os níveis de testosterona e diminuindo o cortisol (hormônio do estresse, liberado pelo corpo como resposta ao estresse causado pelo levantamento de peso) você ganha… massa muscular!

E devido aos seus efeitos regenerativos e anti-inflamatórios, a Cissus Quadrangularis pode também ajudar na recuperação pós-treino- além de atuar como analgésico e relaxante muscular.

Outros Benefícios da Cissus Quadrangularis

Ao ser ingerida com água, a Cissus Quadrangularis forma um gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade e contribuindo para controlar a fome. Além disso, é usada pelos povos asiáticos no tratamento de diversas enfermidades, entre elas:

  • Hemorróidas (aumenta o fluxo nos vasos sanguíneos)
  • Cicatrização de fraturas (ela estimula a formação de novas células ósseas)
  • Osteoporose (aumenta a densidade óssea)
  • Dores (atuação semelhante ao Ibunoprofeno)
  • Úlceras
  • Resistência à insulina
  • Lesão dos tendões
  • Fígado (atua como protetora)

Estudos em ratos também indicaram um possível aumento da libido, mas não existem até o momento pesquisas feitas com seres humanos para comprovar esse efeito da Cissus Quadrangularis.

Como tomar a Cissus Quadrangularis?

A dosagem adequada de Cissus Quadrangularis pode variar de acordo com sua idade, sexo, peso ou mesmo a finalidade para a qual quer tomar a Cissus Quadrangularis.

Não há, até o presente momento, uma quantidade exata a ser tomada diariamente, mas parece haver um consenso de que 300 a 600mg/dia seria uma quantidade segura e suficiente para garantir os benefícios da cissus quadrangularis.

Pesquisas feitas com pacientes ingerindo até 300mg/dia de Cissus Quadrangularis não demonstraram nenhum efeito adverso. Há um estudo feito com atletas que tomaram diariamente 3.200 mg de Cissus Quadrangularis e não apresentaram efeitos colaterais, mas o valor estatístico da pesquisa não permite afirmar a segurança dessa dosagem.

Se você quiser utilizar a Cissus Quadrangularis para emagrecer, é recomendável tomar uma cápsula antes do almoço e uma antes do jantar.

Se o seu interesse for o ganho de massa muscular, é mais interessante tomar a Cissus Quadrangularis após os treinos, pois ela vai atuar como um relaxante muscular (e tudo que você não quer é um músculo relaxado antes do treino, não é mesmo?).

Efeitos Colaterais da Cissus Quadrangularis

Ainda não existem estudos relatando a incidência de efeitos colaterais da Cissus Quadrangularis.

Vale lembrar que, embora desejável para quem queira ganhar massa muscular, o aumento na testosterona pode não ser bem-vindo para algumas pessoas.

Se você faz uso de algum medicamento, é interessante falar com seu médico sobre possíveis interações medicamentosas. E também não é recomendo o uso de Cissus Quadrangularis por gestantes e lactantes.

Outra dica é ficar atento aos rótulos, pois alguns suplementos podem conter outras substâncias além da Cissus Quadrangularis (como a cafeína, por exemplo).

Devo tomar a Cissus Quadrangularis?

Como aparentemente a Cissus Quadrangularis não apresenta efeitos colaterais sérios, podemos dizer que ela tem potencial para ser uma grande aliada de quem quer emagrecer e manter a saúde em dia.

Além disso, pode lhe ajudar a tirar maior proveito dos seus treinos, auxiliando não somente no ganho de massa muscular, mas também na regeneração (e prevenção de lesões) da musculatura, osso e tendões.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar na cissus quadrangularis? Ficou com vontade de usar esta suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Cissus Quadrangularis: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Maria Zelia 06.07.016

    Já tinha informações sobre o Cissus mas não associado. como faço pra compra? cissus quadrangulares 150mg + irvingia gabonenses 250mg + gelatina 200mg.

    Aguardo resposta

  2. Quero experimentar o Cissus, onde posso encontra-lo para comprar?

    Li sobre o Cissus na revista Boa Forma e fiquei com vontade de experimentá-lo.

    tenho uncoartrose, e ansiedade, tbém preciso perder uns 5 kgs.

  3. Já tinha informações sobre o Cissus, este site me deu várias informações que ainda não tinha conhecimento.Obrigada.