A atriz Claudia Ohana, conhecida por interpretar a terapeuta holística Dora na novela “Vai na Fé”, transmitida pela Rede Globo, aborda questões relacionadas à saúde tanto na ficção quanto na vida real.
Ela, que tem 60 anos de idade, revelou que sofre de nosofobia, que é um medo persistente de adquirir uma doença específica no futuro. Algumas pessoas poderiam pensam que Claudia é hipocondríaca, mas esse não é o caso da atriz.
A nosofobia
A nosofobia é um medo exagerado de ficar doente. É quando uma pessoa tem muito medo de contrair doenças, mesmo que não haja motivo.
Isso pode fazer com que ela fique sempre preocupada com a saúde e tome medidas extremas para evitá-las, como lavar as mãos constantemente ou evitar lugares públicos. É um medo que causa muita ansiedade.
Esse receio atormenta a vida da atriz e é algo que ela enfrenta desde a infância. Claudia descreve a experiência como algo muito ruim.
Superando a nosofobia
No entanto, a atriz parece estar determinada a superar esse medo e tem buscado trabalhar o seu subconsciente. Ela está lendo um livro sobre o poder do subconsciente, das palavras e da mente sobre as pessoas.
Todos os dias, Claudia fala coisas positivas e, quando surge o pensamento da doença, diz para si mesma que não está com nada. Essa abordagem tem sido extremamente útil para ela.
A atriz relatou que no passado tinha muito medo de ficar doente, que ao sentir qualquer sintoma estranho, já corria para o hospital.
Claudia agora ri ao lembrar de situações em que, por exemplo, ao notar sangue pingando do seu nariz, ela já concluía que tinha um tumor cerebral e que iria morrer.
- Veja também: Sangramento pelo nariz, o que pode ser?
- Confira: Tumor cerebral, o que é, sintomas, tipos, tratamentos e possíveis sequelas.
Medidas preventivas
Além de trabalhar em seu subconsciente, Claudia adota algumas medidas para evitar se envolver excessivamente com informações sobre doenças.
Ela está proibida de pesquisar no Google e até mesmo de ler as bulas de medicamentos. Entretanto, a atriz admitiu que assiste todas as séries de televisão médicas, como Grey’s Anatomy, e se considera uma especialista informal no assunto.
Claudia fez curso de enfermeira e possui conhecimentos básicos, como medir pressão arterial. Ela se diverte com a sua paixão pela medicina e gosta de saber se pode ajudar alguém em uma emergência. As informações são da Revista Quem.