Coceira no pé – Causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 24/09/2021

A coceira nos pés geralmente está associada à irritação ou ao ressecamento da pele, mas algumas doenças também podem causar essa sensação desagradável.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pés estão sujeitos ao estresse físico de suportar todo o peso corporal diariamente. Além disso, eles também podem estar sujeitos ao calor e a umidade por causa do uso de sapatos, o que pode contribuir para o desenvolvimento de micoses e alergias.

Normalmente, coçar a pele não faz mal. Porém, a coceira ou prurido frequente e intenso pode causar feridas na pele que facilitam a entrada de bactérias. Por isso, conheça as principais causas de coceira no pé e saiba o que fazer para resolver esse problema.

Causas

A coceira pode afetar a sola, o peito ou os dedos do pé. Para identificar a causa da coceira, também é importante observar se existem sintomas adicionais como manchas vermelhas e pequenas bolhas. Sentir coceira por muito tempo pode ser sinal de alergia ou de doenças que precisam de tratamento.

Pele ressecada

pé ressecado

A pele ressecada é a causa mais comum de coceira no pé. O ressecamento da pele pode ocorrer por conta do clima seco no inverno ou pelo contato excessivo do pé com água quente. Além da coceira, a pele ressecada pode desenvolver rachaduras nos pés que causam dor.

Assim, pessoas com a pele naturalmente seca precisam hidratar bem os pés com a ajuda de óleos corporais, loções e cremes hidratantes, de preferência que contenham ureia.

Na região da sola dos pés, a coceira costuma ser desencadeada pelo uso de sandálias de borracha ou por andar muito descalço.

  Continua Depois da Publicidade  

Dermatite de contato

A dermatite de contato pode causar coceira e bolhas na pele. Em resumo, a dermatite de contato é um tipo de reação alérgica a um produto que entrou em contato com a pele. 

Aliás, a dermatite de contato nos pés pode ocorrer por causa do material do sapato, talcos, pomadas e tecidos que entram em contato com o pé.

Além de evitar as substâncias irritantes, é importante tratar a dermatite com o uso de cremes para acalmar a pele, como a loção de calamina, por exemplo, ou com corticóides indicados por um dermatologista.

Psoríase

bolhas nos pés

Nessa doença, a pele fica escamosa, dolorida e com coceira. A psoríase ocorre quando o sistema imunológico erroneamente ataca células saudáveis da pele. Todo esse processo causa dor e irritação.

Apenas um dermatologista é capaz de indicar o melhor tratamento para a psoríase, que pode contar com produtos como corticosteróides ou ácido salicílico.

Pé de atleta

O pé de atleta é um tipo de micose que normalmente surge entre os dedos dos pés. Além da coceira, essa doença fúngica causa descamação e queimação.

  Continua Depois da Publicidade  

Para acabar com o pé de atleta, é preciso recorrer a remédios antifúngicos na forma de pomadas ou comprimidos prescritos por um médico.

Neuropatia periférica

A neuropatia periférica é uma condição que danifica o sistema nervoso periférico, causando sintomas como coceira nos pés e nas mãos. Ela é mais comum em pessoas que têm diabetes ou doenças autoimunes. 

Além disso, a doença também pode causar dormência, formigamento, perda de sensibilidade e dor nos pés. 

A neuropatia pode ser controlada com a ajuda de remédios como analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, antidepressivos e anticonvulsivantes prescritos por um profissional da saúde.

Eczema

pé coçando

O eczema ou dermatite atópica é uma doença em que a pele fica muito inflamada, seca e com coceira. Além dos pés, outras áreas do corpo também podem ser afetadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem vários tipos de eczema e um deles é o eczema disidrótico ou desidrose, que causa coceira e bolhas pequenas nas laterais e na sola dos pés. Não se sabe ao certo a causa do eczema, mas os especialistas acreditam que o suor e a exposição excessiva ao calor podem contribuir com a coceira.

Uma forma de aliviar a coceira do eczema disidrótico é mergulhando os pés em água fria ou usando compressas úmidas e frias na pele. Em alguns casos, é necessário usar cremes hidratantes ou remédios prescritos por um dermatologista.

Outras causas

Há ainda causas menos comuns de coceira no pé como a sarna (escabiose), a má circulação sanguínea, doenças renais e problemas na tireoide.

Queimaduras e cicatrizes recentes também podem causar coceira, justamente por conta da cicatrização da pele.

Além disso, uma causa comum e facilmente diagnosticada de coceira no pé é a picada de inseto que, além da coceira, pode causar inchaço e vermelhidão. Se esse é o seu caso, conheça então alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da mordida de mosquito.

  Continua Depois da Publicidade  

Como tratar

pomada no pé

Além de tratar a causa da coceira, há algumas dicas que você pode seguir para aliviar o incômodo:

  • Hidrate a pele, principalmente após o banho;
  • Use compressas frias na região;
  • Aplique cremes contendo mentol ou calamina;
  • Evite coçar, pois isso pode piorar o problema.

Sentir coceira no pé uma vez ou outra é normal. Mas se a coceira persistir por vários dias, o melhor a fazer é procurar um dermatologista para checar o local.

Fontes e referências adicionais

Você sente coceira no pé com frequência? Já descobriu a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário