Benefícios de consumir ovos todos os dias!

Especialista:
atualizado em 05/10/2020

Baratos, versáteis na culinária, ricos em proteínas e fontes de uma série de nutrientes importantes para o organismo. Por exemplo, fósforo, selênio, cálcio, zinco, vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina B12, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

De quem estamos falando? Estamos falando dos ovos! Você costuma consumi-los em seu dia a dia? Mas será que saberia dizer o que acontece no organismo quando uma pessoa consome o alimento todos os dias?

Pois bem, a lista a seguir vai nos contar quais são os benefícios da ingestão de ovos com tamanha frequência. Confira:

1. Memória

Memória

Além de todos os nutrientes previamente mencionados, o ovo é um alimento bastante rico no nutriente colina. Mas o que isso tem a ver com a memória? É que existe uma associação positiva entre a ingestão de colina e a melhoria da memória.

Então, para quem anda meio esquecido, vale a pena incluir os ovos e outras fontes do nutriente colina na alimentação. Entretanto, se os problemas de memória persistirem de maneira expressiva, o médico deverá ser consultado.

2. Saúde dos ossos

Como vimos acima, os ovos fornecem vitamina D ao organismo, que é um nutriente que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, deixando-os fortes.

Não adianta consumir várias fontes de cálcio se não houver vitamina D o suficiente no organismo para fixar o mineral nos ossos.

Portanto, além de se certificar de ingerir cálcio, é fundamental garantir a presença de fontes de vitamina D como os ovos nas refeições.

3. Saúde dos cabelos

Além disso tudo, os ovos também são compostos pela vitamina biotina, vitamina B12 e proteínas, nutrientes que, em conjunto, fazem com que os cabelos fiquem mais saudáveis, caiam menos e sejam mais bonitos.

4. Perda de peso

Peso

Sim, o ovo também ajuda o de emagrecimento. Pesquisas já apontaram que a ingestão de ovos, principalmente na parte da manhã, gera bastante saciedade.

Isso auxilia a controlar a fome até a hora do almoço e a ter uma tendência mais baixa a comer junk food, ou seja, alimentos que não são saudáveis. Saiba mais a respeito de como o ovo emagrece.

Logicamente, isso não significa que os ovos sejam um alimento que provoca a perda de peso como em um passe de mágica.

Eles podem ajudar a atingir a boa forma, entretanto, não vai adiantar muita coisa consumi-los pela manhã se o almoço for um sanduíche fast-food e o jantar uma pizza, por exemplo.

Para assegurar que os quilos diminuam, é fundamental seguir uma dieta que seja toda saudável, equilibrada, nutritiva e controlada. Praticar exercícios físicos com frequência também vai contribuir porque eles maximizam a queima de calorias por parte do corpo.

5. Redução das chances de câncer

Acredita-se ainda que os ovos podem ajudar a reduzir a probabilidade de ter câncer no futuro. Isso porque a colina naturalmente presente nos ovos também já foi associada à diminuição das chances de desenvolvimento da doença.

Então, quer dizer que basta comer ovos para não ter câncer? Não, pois o surgimento da doença também tem uma relação com questões comportamentais e genéticas.

Entretanto, se o alimento pode dar uma força, não custa nada acrescentá-lo na dieta, não é mesmo?

6. Ganho de massa muscular

Por se tratar de uma ótima fonte de proteínas, vitaminas e minerais que contribuem com o processo de construção muscular, o ovo pode muito bem aparecer em uma dieta com foco no ganho de massa muscular.

Aliás, o alimento pode ser utilizado tanto na refeição pré-treino quanto na refeição pós-treino.

7. Saúde dos olhos

Os ovos também podem ser bons para a visão, graças ao fato de conterem luteína na sua composição.

A luteína é conhecida como uma substância que auxilia a prevenir problemas oculares e que colabora com a boa saúde dos olhos.

8. Combate ao envelhecimento precoce

O consumo de ovos pode auxiliar a evitar o envelhecimento precoce. Em um estudo na Holanda, participantes relataram que a firmeza na pele aumentou e que a quantidade de manchas associada à idade diminuíram quando elas começaram a ingerir mais ovos diariamente.

Sua preocupação é quanto ao colesterol, motivo da má fama dos ovos no passado? Então, entenda melhor se comer ovo aumenta o colesterol mesmo.

Aproveite e confira um vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios de comer ovo todos os dias!

Você costuma comer ovos com frequência? Já percebeu algum desses benefícios? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário