É possível que você já tenha ouvido alguém falar que comer um dente de alho antes de dormir traz benefícios. É fato que o alho é um alimento muito nutritivo e pode trazer diversos benefícios à nossa saúde, mas ele não precisa ser consumido necessariamente antes de dormir para fazer efeito.
Dentre os potenciais benefícios do alho cru estão a melhora do funcionamento do nosso sistema de defesa contra doenças e infecções, proteção do sistema cardiovascular, composto pelo coração e vasos sanguíneos, e diminuição de processos inflamatórios que estejam em curso no nosso organismo.
Todos esses benefícios provêm das propriedades das substâncias ativas presentes no alho, que não são melhor absorvidas se consumidas antes de dormir. As melhores opções para você consumir antes de dormir são chás calmantes, como o de camomila, maracujá e erva-doce.
Veja quais são os benefícios que você pode obter ao comer um dente de alho diariamente e algumas dicas de como usá-lo em receitas.
Benefícios de comer um dente de alho
O segredo dos potenciais benefícios do alho à saúde é uma substância chamada alicina. Ela é liberada quando nós amassamos, picamos ou trituramos o alho, produzindo aquele aroma característico.
O principal efeito dessa substância no organismo é a diminuição da pressão arterial, pois possui ação hipotensora. Este efeito pode contribuir com a nossa saúde de muitas formas, mas principalmente com a melhora do sistema cardiovascular.
Isso porque, quando uma pessoa tem pressão alta, a força da corrente sanguínea contra os vasos provoca pequenas lesões que vão tornando a parede vascular espessa e estreita, o que se constitui como um importante fator de risco para a formação de coágulos e placas de gordura que bloqueiam os vasos e podem provocar AVC e infarto.
A alicina também pode contribuir para a diminuição dos níveis de lipoproteínas de baixa densidade no sangue, mais conhecidas como colesterol LDL ou colesterol ruim. Veja uma lista de outros alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim.
Esse tipo de molécula de gordura está associada a quadros de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Como já mencionado, esse tipo de alteração vascular pode causar doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto.
Como pano de fundo de todas essas funções da alicina, está a sua atividade anti-inflamatória, que contribui para um melhor funcionamento do sistema imunológico na proteção do nosso organismo contra doenças e infecções.
Apesar de todos esses benefícios, o alho pode não fazer bem para pessoas que enfrentam problemas de má digestão e que têm o estômago sensível. Se você se encaixar nesse grupo, teste consumir o alho por um dia, de estômago cheio. Se fizer mal, suspenda o consumo.
O jeito certo de comer dente de alho
O jeito certo de comer o dente de alho é aquele que preserva melhor as suas propriedades, sobretudo a alicina.
Muitas pessoas amam refogar o alho e usá-lo como tempero no arroz, no feijão e na carne. O sabor realmente fica maravilhoso, mas quanto mais cozinharmos ou fritarmos o alho, mais ele perderá suas propriedades.
A melhor forma de consumir o alho para aproveitar seus benefícios é cru, picado ou fatiado.
Se para você for muito difícil consumir o alho cru por causa do sabor forte, você pode tentar deixá-lo descansando por 12 horas em um copo com água e depois beber a água de alho. Ainda assim, o sabor do alho cru fica forte, o que pode ser um obstáculo para muitas pessoas aderirem a essa prática diária.
Por isso, você pode consumir o alho levemente cozido em suas preparações, sem deixar que ele frite demais ou queime.
O chá de alho se encaixa nesse parâmetro e existem algumas estratégias que podem mascarar o sabor forte e te ajudar a consumí-lo.
Receita de chá de alho
Para preparar seu chá, você vai precisar:
- 2 dentes de alho.
- 250 mL de água.
- Mel (opcional).
- Limão (opcional).
Modo de fazer:
- Ferva 250 mL de água com 1 limão inteiro, cortado em 4 partes.
- Descasque os 2 dentes de alho e amasse.
- Coloque o alho amassado em uma xícara e cubra-o com a água que você ferveu.
- Abafe a xícara com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
- Quando estiver morno, coe o chá para retirar o alho.
- Adoce com 1 ou 2 colheres de mel e beba ainda morno.
Receita de tempero de salada com alho
Uma estratégia interessante para quem quer consumir o alho cru, é usá-lo como tempero de salada refogada.
Neste sentido, você pode usá-lo da seguinte forma:
- Pique 1 ou 2 dentes de alho em pedaços bem pequenos e reserve. Aqui, o ideal é deixar o alho descansando por 10 minutos, para que haja maior liberação de alicina.
- Refogue algumas folhas de couve.
- Coloque o alho picadinho sobre a couve.
É claro que você também pode usar o alho cru picado sobre qualquer salada crua, por exemplo salada de alface e tomate.
Como escolher alho do jeito certo
Quando você for comprar alho no mercado, escolha cabeças redondas, sem manchas e com dentes bem firmes e unidos uns aos outros. Evite cabeças de alho que estejam com dentes soltos, murchos, moles e manchados.
Em casa, armazene o alho em local fresco, seco e arejado, para evitar que mofe.
Fontes e referências adicionais
- Importância do alho (Allium sativum L.) na saúde humana, Nutrição Brasil, 2010; 9(5): 319-330.
- Atenção farmacêutica no uso de plantas medicinais com ação anti-hipertensiva em idosos, Research, Society and Development, 2021; 10(9): 1-14.
- Propriedades cardioprotetoras do alho (Allium sativum), Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2018; 20: 71-82.
Fontes e referências adicionais
- Importância do alho (Allium sativum L.) na saúde humana, Nutrição Brasil, 2010; 9(5): 319-330.
- Atenção farmacêutica no uso de plantas medicinais com ação anti-hipertensiva em idosos, Research, Society and Development, 2021; 10(9): 1-14.
- Propriedades cardioprotetoras do alho (Allium sativum), Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2018; 20: 71-82.
Como alho cru todos os dias e me faz mito bem