Como Comprar uma Bola Para Pilates

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O pilates proporciona sensação de relaxamento e descanso após a prática, diferentemente das muitas outras atividades físicas mais comuns. A bola para pilates deve proporcionar estabilidade e conforto durante os exercícios, então é importante buscar um fabricante confiável e escolher os modelos e tamanhos compatíveis com as suas medidas.

É importante não priorizar alguns modelos por preço ou acessibilidade, pois a utilização de equipamentos impróprios pode proporcionar consequências à saúde de seu corpo. A bola para pilates pode ser utilizada como instrumento de auxilio nas atividades físicas e para descanso. Ela pode ser utilizada em academias e facilitar os exercícios praticados em casa. Agora você poderá entender como identificar e comprar a bola para pilates certa para você.

Escolha sua bola para pilates de acordo com sua altura

A escolha da sua bola para pilates deve iniciar quando você sentar sobre ela, seus joelhos e quadris devem ser alinhados a fim de formar uma curvatura de 90 graus. Veja abaixo o quadro ilustrativo que poderá auxiliar na escolha de sua bola para pilates.

Tabela da bola

Você deve refletir sobre seu conforto e melhor rendimento durante os exercícios. Você deve comprar uma bola para pilates de acordo com a qualidade do material. É importante ter confiança no fabricante, para que a prática do esporte seja contínua, assim, suas posteriores dúvidas sobre equipamentos sejam mais bem esclarecidas.

Estabilidade

A bola para pilates é seu instrumento funcional durante as aulas, deve ser utilizada como sua aliada, então deve proporcionar a estabilidade que você precisa para executar os exercícios sem prejuízos físicos.

Inflação

É importante você atentar para a tolerância de inflação que a bola possui. Isso é variável de acordo com os fabricantes. A bola não deve ser totalmente inflada, pois impossibilita a estabilidade necessária para os movimentos. Então busque analisar a quantidade de ar que poderá permanecer dentro da bola. Há bolas que exigem maior inflação que outras, é necessária uma pesquisa.

Material resistente

Como já dito, é importante analisar os fabricantes e a matéria prima utilizada. A bola para pilates deve ser resistente às forças aplicadas sobre ela. Atualmente, o mercado oferece bolas para pilates que são produzidas sem látex, e de alta qualidade.

Bolas maiores

As bolas para pilates de tamanhos maiores são indicadas para pessoas que estão um pouco acima do peso. Como a força aplicada sobre a bola será mais intensa, uma bola que exija maior inflação pode oferecer mais estabilidade e segurança para você conquistar os benefícios que o pilates pode proporcionar.

Saúde em primeiro lugar

Se você possui lesões ou problemas físicos, não compre sua bola para pilates sem a opinião de um médico. É importante ter ciência de suas limitações e necessidades para que os exercícios físicos resultem apenas em benefícios e não consequências negativas. Consulte seu médico e peça para que ele avalie e indique o melhor modelo para manter sua postura correta e saudável.

Métodos a serem aplicados

Os exercícios escolhidos para serem executados sobre a bola também auxiliam na sua compra. Você deve analisar se fará abdominais, alongamentos, utilizará apenas para suporte ou fortalecimento. A utilização de bolas de diversos tamanhos também pode proporcionar resultados interessantes, pois com a variação de amplitude, seus músculos serão exigidos de formas distintas, e assim proporcionando ganhos singulares.

Idosos

O pilates é muito adotado pela terceira idade. Os exercícios proporcionam relaxamento e tranqüilidade. As bolas de 85 centímetros de diâmetro são recomendadas para os idosos, pois oferecem melhor equilíbrio. O tamanho da bola pode ser reduzido de acordo com os rendimentos e preparo físico adquirido com o tempo. Evidentemente que com a redução do tamanho da bola, será exigido maior coordenação motora e controle de postura.

Compra presencial

Sabemos que estamos no século XXI, e que praticidade é a palavra chave para reduzir os compromissos diários, mas se possível não opte pela compra online. A compra da bola para pilates deve ser presencial, você precisa analisar o material, sentir a textura e densidade. É importante saber a dimensão dela perante seu corpo e como ela poderá ser aplicada. A compra online inviabiliza esse contato de teste e pode resultar em uma insatisfação que poderia ser evitada.

Anti Burst

Priorize bolas de pilates com esse mecanismo. Ele é importantíssimo e traduzido como “anti estouro”, pois proporciona ainda mais segurança para a execução de exercícios. Ele é responsável por evitar que sua bola estoure repentinamente, ou seja, se sua bola estiver furada ou murcha, evitará acidentes.

Sente sobre a bola sem medo

Pessoas obesas ou com sobrepeso podem se sentir intimidadas em utilizar as bolas para pilates, principalmente quando utilizadas em público, como em academias. Saiba que as bolas são resistentes e fabricadas para serem utilizadas por pessoas de até 300 quilos.

Não contrarie os profissionais

Se você teve opinião de educadores físicos, fisioterapeutas ou médicos particulares, não faça a escolha errada. Respeite a opinião segura que eles lhe ofereceram e escolha o modelo indicado por eles. É fundamental que você esclareça seus objetivos e limitações, pois as conseqüências poderão proporcionar conseqüências à sua saúde. É importante refletir e considerar as opiniões de quem lhe orienta.

Você gosta de fazer exercícios utilizando uma bola para pilates? Você prefere fazer pilates à musculação tradicional? Por quê? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Como Comprar uma Bola Para Pilates”