Pilates emagrece? Benefícios e dicas para emagrecer

Especialista:
atualizado em 24/03/2021

É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos auxilia no processo de perda de peso, mas será que praticar pilates emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

De modo geral, atividades como pilates e ioga são conhecidas por aumentar a flexibilidade, melhorar a postura, tonificar o corpo e melhorar na mobilidade das juntas.

Além disso, muitas pessoas praticam o pilates com o objetivo de perder peso, e de fato muitos especialistas afirmam que a prática emagrece, uma vez que possui muitas técnicas que contribuem para este processo.

Entretanto, a questão aqui é até onde isso é verdade e se vale a pena adicionar o pilates à sua rotina de exercícios.

Pilates

mulher treinando pilates

Joseph Pilates, o grande criador do método pilates, dedicou sua vida à busca de um corpo forte e saudável. O fato de ter sido uma criança muito frágil, o levou a trilhar um caminho que contribuísse positivamente com a sua qualidade de vida, o que foi possível através do pilates.

O pilates é uma técnica que trabalha o corpo utilizando seu próprio peso e resistência. De forma mais específica, os músculos das costas, abdômen e quadril são os mais trabalhados.

Em sua teoria, o pilates ensina o corpo como usar seus próprios mecanismos para trabalhar os músculos centrais. Sendo assim, os exercícios são feitos lentamente e de forma controlada.

É possível emagrecer praticando pilates?

Em comparação com outras formas de exercícios, o pilates não é a melhor opção se o objetivo é perder peso.

Entretanto, combinar o pilates com outra atividade física, como por exemplo cardio, aumenta o gasto calórico auxiliando no processo de emagrecimento.

Apesar de não ser a prática mais eficiente para emagrecer, o pilates pode ser um bom ponto de partida para aqueles que precisam perder muito peso e não podem realizar exercícios de alto impacto.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma vez que o pilates é considerado um exercício de baixo impacto, a prática é capaz de tonificar e condicionar os músculos sem forçar muito as outras estruturas do corpo (ligamentos, juntas, etc), e assim diminuir os riscos de lesões.

Dessa forma, é possível fortalecer o corpo aos poucos e aumentar a intensidade dos exercícios de forma segura, até que seja possível incluir outros exercícios na sua rotina.

Algumas dicas que podem auxiliar no processo de emagrecimento são:

  • Aumentar a intensidade dos movimentos (usar faixas de resistência, bolas e aparelhos durante a prática), o que resulta em maior perda de calorias.
  • Incluir na sua rotina um plano alimentar de acordo com o seu objetivo (importante ter o auxílio de um especialista, como por exemplo um nutricionista)

Benefícios do pilates

Independente de praticar o pilates para emagrecer ou para fortalecer os músculos do corpo, é possível obter todos os benefícios que a prática oferece se a incluir na sua rotina.

Mas quais são esses benefícios?

Uma vez que o pilates é uma prática muito ampla que possui várias técnicas com diferentes variações, nem todos seus beneficios serão contemplados por aqui. Entretanto, os principais motivos que levam as pessoas a praticarem pilates são mencionados abaixo.

1) Reabilitação de atletas

Por muitos anos o pilates foi utilizado principalmente por ginastas e atletas, como uma ferramenta de reabilitação.

Estudos comprovam a eficácia da prática de pilates como forma de melhorar a saúde geral, o desempenho esportivo, além de ajudar na prevenção e tratamento de lesões e disfunções do sistema musculoesquelético.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, estudos comprovaram a eficácia da prática de pilates na reabilitação de atletas, reduzindo a dor e o tempo de recuperação das lesões.

Além disso são efeitos comprovados do pilates o aumento da força abdominal e dos membros inferiores, o ganho de flexibilidade, a melhora do equilíbrio e mobilidade da coluna.

2) Bom para dor na lombar

pilates para a lombar

A dor na lombar (lombalgia) é recorrente em grande parte da população, e na maioria das vezes ela surge em pessoas sedentárias ou que ficam muito tempo sentadas.

Muitas pessoas que sofrem com lombalgia crônica têm optado por praticar pilates como forma de tratamento complementar, a fim de buscar uma qualidade de vida melhor.

Uma vez que a incapacidade de estabilizar a coluna lombar está associada ao desenvolvimento da dor, ao restaurar a função dos músculos envolvidos na estabilização lombar e pélvica, o pilates pode ajudar a melhorar as dores lombares.

Não só isso, mas também ao mobilizar músculos diferentes, ele promove o equilíbrio e a consciência corporal, questões importantes para a manutenção da saúde das costas.

Entretanto, é importante reforçar a importância de se ter um acompanhamento médicos nesses casos, para que o tratamento correto seja realizado.

3) Melhora a flexibilidade e movimento

Um dos benefícios mais conhecidos do pilates, além de ajudar a aumentar a força muscular, é aumentar a flexibilidade do corpo e extensão dos movimentos.

Isso ocorre porque os exercícios trabalham diretamente a força muscular e a respiração, que são fatores ligados à flexibilidade.

Além disso, o pilates foca na realização de movimentos durante o alongamento, o que torna possível se alongar mais e com menos dor a medida que os músculos vão aquecendo.

De forma geral, os estudos mostram que praticando pilates duas vezes por semana é o suficiente para observar os primeiros resultados a partir do terceiro mês de prática.

4) Muda a forma do corpo

Os movimentos realizados no pilates são capazes de tonificar os músculos em áreas que podem parecer gordas e flácidas, como o quadril e abdômen, além de ser possível perder alguns centímetros nessas regiões.

Além disso, um dos resultados preferidos das mulheres que são adeptas da prática é o efeito da barriga sequinha.

Apesar do pilates não priorizar a hipertrofia, o ganho de massa muscular é uma consequência natural que acontece naqueles que incluem a prática em sua rotina.

No entanto, os resultados são proporcionais ao seu esforço durante o exercício, a intensidade da aula e a frequência que você pratica pilates.

Portanto, repetir sempre os mesmos exercícios e praticar a atividade somente uma vez por semana não irão proporcionar os resultados desejados.

Pilates ajuda a melhorar a postura?

Alguns estudos mostram que somente praticar pilates não resulta em efeito significativo na melhora da postura.

No entanto, praticar pilates em conjunto com outra atividade ou técnicas convencionais específicas para cada caso, pode ser uma boa forma de auxiliar no tratamento.

Normalmente, o que pode ocorrer é uma melhora indireta da postura através de outros benefícios provenientes da prática constante de pilates, como por exemplo aumento da flexibilidade e diminuição de dores nas costas.

Grávidas podem praticar pilates?

Pilates para gestantes

Alguns programas de pilates são específicos para gestantes como forma de auxiliar no pré-natal, assim como na recuperação da mamãe após o parto.

O pilates pré-natal consiste em uma série de exercícios de condicionamento específicos para as grávidas no segundo ou terceiro trimestre de gestação.

Os principais benefícios dessa prática incluem:

  • Preparação do corpo para o parto, através do fortalecimento dos músculos da barriga, costas e assoalho pélvico.
  • Alívio de dor nas costas.
  • Mantém os músculos abdominais profundos e superficiais condicionados, o que ajuda a carregar o bebê durante a gravidez e permite que a mulher entre em forma mais facilmente após o parto.
  • Fortalece os músculos sem prejudicar as articulações.

Nesse sentido, os estudos sugerem que fazer aula de pilates durante o perído gestacional é uma ótima forma de prevenir ou tratar doenças que as mulheres podem desenvolver durante esse período.

Entretanto, há casos específicos em que a prática pode colocar em risco a saúde da mamãe e do bebê, uma vez que nem sempre a gestante pode praticar todos os exercícios. Por isso, é importante que a prática seja incluída na rotina das gestantes somente com orientação médica.

Fontes e referências adicionais

Você já treinou Pilates? Você acha que pilates emagrece? Tem algum exercício nele que você tenha preferência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Pilates emagrece? Benefícios e dicas para emagrecer”

  1. Praticar Pilates sem duvida só trás benefícios a nossa Saúde.
    Pratico há um bom tempo aqui em curitiba e super recomendo esta atividade.

    É uma das melhores atividades que existe para conhecermos melhor nosso corpo e seus limites.

    Obrigado e parabéns pela matéria.