Como é um Treino em Circuito Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 01/10/2014

Os exercícios mais indicados para emagrecer e queimar gorduras eram as atividades aeróbicas, mas o que faltava eram estudos mais aprofundados para comprovar que treinamentos de força e intensidade podem beneficiar ainda mais a esculpir o corpo. O treino em circuito não só pode ser utilizado para emagrecer, ele pode contribuir com diversos benefícios à sua saúde, além de ser uma alternativa para aqueles que se sentem desmotivados e desestimulados com os tradicionais exercícios.

O treino em circuito é a opção ideal para aqueles que buscam argumentos para adiar a prática regular de exercícios que podem oferecer uma qualidade de vida melhor. A partir de agora, você conhecerá mais sobre esse tipo de treino, e então poderá se sentir cativado para tentar entrar em forma com o melhor  treino em circuito.

O que é?

Esse treinamento era muito utilizado em programas militares, para que os soldados pudessem se manter condicionados e preparados para qualquer adversidade. O treino em circuito nada mais é que uma sequência de exercícios em ritmo acelerado. Os exercícios são divididos como “estações” e eles devem ser realizados entre 30 segundos a 3 minutos.

Como funciona?

Os instrutores podem variar de metodologia, mas a principal é aplicada de forma que cada praticante se dirija para a estação livre que estiver mais próxima. O objetivo é permanecer o menor tempo possível parado. Podem ser acrescentadas atividades aeróbicas até exercícios de fortalecimento e tonificação muscular, mas há instrutores que preferem distinguir treinos aeróbicos dos demais exercícios.

Benefícios

Como o treino em circuito exige condicionamento de diversas regiões de seu corpo, ele pode beneficiar com uma diversidade de melhorias para a sua saúde. Não pense que ele é indicado apenas para emagrecer, a seguir você poderá conhecer os diversos benefícios.

  • Você poderá queimar muitas calorias, aumentar sua resistência física e força. O condicionamento construído com o treino em circuito é mais completo e diferenciado, se você optasse pela prática separadamente.
  • A intensidade do treino em circuito proporciona exaustão, mas ela pode ser adaptável de acordo com a prática regular. Os iniciantes devem iniciar a prática com os pesos menores e realizar os exercícios mais simples. Os treinos podem ser condicionados para os mais diversos níveis de praticantes, é completamente variável para todos os condicionamentos e limitações físicas.
  • A sequência de exercícios independentes uns dos outros pode contribuir como exercício de coordenação motora, assim você poderá se sentir mais preparado num treino em circuito com maior variedade de atividades.
  • Queima intensa de calorias é o beneficio que todos buscam, e o treino em circuito pode ser eficiente nisso. Afirma-se que ele pode queimar até 30% de calorias a mais que os treinos tradicionais. Você pode eliminar até 900 calorias por treino.
  • O treino em circuito é a alternativa ideal para aqueles que buscam atividades para emagrecer, mas não possuem tempo disponível na rotina diária para acrescentar exercícios aeróbicos e atividades de força. Esse treino se torna a opção ideal.
  • Pode auxiliar na manutenção de massa magra, mas não contribui significativamente no aumento de músculos.

Exercícios mais comuns

Abaixo você poderá conhecer alguns dos exercícios mais comuns nos treinos em circuito. Você poderá identificar que eles exigem força e condicionamento de diversos membros do seu corpo, o que se torna o diferencial de muitas outras atividades. No treino em circuito você exercitará bíceps, tríceps, posterior de coxas, glúteos, principalmente o abdômen e ainda muitas outras regiões que não são exigidas da forma ideal em exercícios pré-determinados.

  • Agachamentos
  • Levantamento com halteres
  • Levantamento terra
  • Abdominais
  • Flexões
  • Pulos com cordas
  • Corridas com “tiros” breves
  • 4 apoios
  • Elevação de joelhos
  • Polichinelos
  • Alongamentos
  • Pulos sobre bastão

Contra indicações

O treino em circuito não possui contra indicações, mas é indispensável que você reconheça o seu condicionamento e as suas limitações. Você deve analisar os exercícios propostos para que possa reconhecer se seu corpo responderá positivamente; caso contrário, comunique ao instrutor, para que assim você se adeque a uma nova proposta de treino.

Instrutores capacitados

Faça uma visitação à academia e busque recomendações sobre os instrutores. É importante que você se sinta seguro. Eles devem ser capacitados e é imprescindível que transmitam profissionalismo e responsabilidade para os praticantes. Os conhecimentos são fundamentais para ele adequar um treino condicionado à sua resistência física.

Dieta equilibrada

Podemos confirmar que o treino em circuito emagrece, mas ele não pode ser responsável por todo peso a ser perdido. Você deverá adotar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que possam intensificar a queima de calorias. Essas dietas devem ser recomendadas por um médico que tenha conhecimento sobre o funcionamento de seu metabolismo e suas necessidades.

Onde praticar?

O treino em circuito pode ser praticado desde em casa, até em ambientes externos. Muitas pessoas praticam a sequência de atividades em parques, praias e locais ricos de belezas naturais e natureza incomparável, assim, você não só queimará gorduras, mas também renovará todas as energias e se sentirá revigorado para retomar as atividades diárias.

Você conhece alguém que faça treino em circuito para emagrecer? Você tem vontade de fazer? Por quê? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “Como é um Treino em Circuito Para Emagrecer”

  1. sou professora de musculação e personal trainer .Utilizo, mais os treinos em circuito, com os alunos de personal e também dentro do salão de musculação, por vários motivos.

    • Muito bom Josiane.

      Eu sou leigo mas estou pesquisando muito e experimentando (de forma segura) alguns métodos e integrar HIIT com musculação foi o que mais funcionou pra mim até então 🙂