Mulheres na academia

Como é uma Academia Para Mulheres

As mulheres estão marcando cada vez mais presença nas academias. Os objetivos não são mais os mesmos e muitas vêm pegando pesado como os homens, inclusive. Podemos notar também que as academias estão ficando cada vez mais sofisticadas e com aparelhos com funcionalidades distintas, mas será mesmo necessário toda essa infraestrutura?

Refletirmos sobre como é uma academia para mulheres requer uma análise sobre os objetivos que elas almejam e principalmente o espaço disponível. A partir de agora nós entenderemos um pouco melhor sobre as melhores estruturas para uma academia feminina, assim, ao buscar um local para se exercitar, você também poderá utilizar essas informações como critérios para avaliação.

Treinos voltados para os objetivos femininos 

Uma das principais vantagens de uma academia para mulheres é que os treinos são preparados para o objetivo delas. É comum irmos a algumas academias em que as séries e repetições são semelhantes entre homens e mulheres, já a academia feminina possibilita que todo o trabalho seja voltado para os objetivos femininos.

Ou seja, normalmente as mulheres desejam exercitar mais os membros inferiores, logo, elas focam nos exercícios para glúteos, posterior de coxas e pernas. Os exercícios para membros superiores são conjugados e muitas vezes realizados com os exercícios aeróbicos.

Aparelhos voltados para o público feminino 

Quando entramos em uma academia, podemos notar uma variedade de aparelhos, sendo que alguns que são até bem pouco utilizados. Uma academia para mulheres é constituída por aparelhos que exercitam a região glútea e pernas, já que as mulheres buscam pernas torneadas e livres de celulites.

É interessante saber que todos os aparelhos da academia serão utilizados por você, pois evita aqueles julgamentos de que determinado aparelho poderia ser substituído por um com melhor eficiência. Os aparelhos são adaptados para o público alvo, onde não há exigência de adequações de pesos, pinos ou anilhas.

Menos espelhos

Muitas mulheres sentem-se desconfortáveis em se exercitarem se olhando em espelhos. Algumas academias tradicionais inclusive exageram na quantidade de espelhos por todo o espaço. Já as academias para mulheres possuem menos espelhos, o que pode favorecer a autoestima das frequentadoras e deixá-las mais confortáveis e dispostas ao treino.

Exercícios Cardiovasculares 

Uma academia para mulheres não deve contar apenas com aparelhos de musculação, muito pelo contrário. O desejo da redução do percentual de gordura é mais comum que imaginamos, e as mulheres constituem a maior parte de pessoas que estão insatisfeitas com seu percentual de gordura.

Os exercícios cardiovasculares são fundamentais para a perda do peso, e a academia para mulheres utiliza a metodologia de unir os exercícios aeróbicos aos exercícios de condicionamento e força. Esse método pode ser conhecido como circuito.

Acompanhamento para emagrecimento 

O acompanhamento nas academias para mulheres é diferenciado. Atualmente há diversas mulheres que convivem com dificuldades para perder peso. Os costumes culturais são responsáveis pelo ganho de peso e estilo de vida, assim ocasionando o acúmulo de gorduras.

Na academia para mulheres, os profissionais reconhecem as particularidades, como as hormonais e principalmente as limitações que podem tornar o processo de emagrecimento um pouco mais complexo. A atenção diferenciada pode auxiliar mulheres obesas a conquistarem uma qualidade de vida que elas mesmas não esperavam conquistar.

30 minutos de exercícios

A academia para mulheres pode ser a alternativa perfeita para aquelas que adiavam o início da prática de exercícios físicos, pois ela pode oferecer treinos realizados em apenas 30 minutos. Esse treinamento consiste na união dos exercícios aeróbicos com exercícios de resistência muscular. A combinação se torna perfeita para aquelas mulheres que possuem rotina atribulada e pouco tempo disponível para se exercitar. O melhor de tudo é que esses treinos são suficientes para apresentarem benefícios à sua saúde e boa forma.

Programas específicos

Os serviços são oferecidos de acordo com os seus objetivos, não pense que a academia para mulheres é indicada apenas para perder peso. Ao fazer a visita e conhecer a estrutura, você poderá expor os seus objetivos, e assim será feito um planejamento sobre um programa criado de acordo com o que você deseja.

Poucas academias priorizam a satisfação e a conquista dos objetivos particulares de cada praticante, e por isso a academia para mulheres se destaca. Os programas são montados de acordo com as suas características individuais, além de priorizar sempre sua saúde.

Não há homens

As academias tradicionais podem se tornar locais desagradáveis para mulheres que não se sentem confortáveis em praticar exercícios no mesmo ambiente que homens. A academia para mulheres, como o nome já fiz, não pode ser frequentada por homens, inclusive, as instruções e acompanhamentos de atividades são oferecidas somente por mulheres, o que pode permitir que as usuárias se adaptem ao novo ambiente e se sintam seguras e determinadas a conquistar seus objetivos sem utilizar a presença de homens como argumento para abandonar a busca pela boa forma.

Não há contraindicação 

Todas as mulheres podem frequentar essa academia. Mulheres em fase pós-gestação e gestantes também podem praticar exercícios em academias para mulheres. O suporte oferecido pode contribuir para que o período seja mais agradável e com uma qualidade de vida diferenciada.

Hipertrofia 

Não pense que os programas oferecidos são voltados apenas para exercícios aeróbicos e perda de peso. Caso você queira ganho de massa magra e hipertrofia, é necessário que informe na avaliação realizada no ingresso, pois você obterá um programa com características para esse objetivo.

Todas as idades 

A academia para mulheres pode ser frequentada por mulheres de todas as idades. Meninas a partir de 1,40 m de altura podem iniciar a prática de exercícios com a metodologia diferenciada e assim obter bem estar para a adolescência e fase adulta de sua vida. Idosas também podem se dispor a se exercitar, já que essas academias oferecem serviços diferenciados e com foco na saúde individual de cada mulher.

Você já pensou em frequentar uma academia para mulheres? Tem algum motivo especial que te faz se afastar da academia tradicional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*