Como emagrecer o rosto rápido – 10 dicas!

Especialista:
atualizado em 27/10/2020

Gordura no rosto é o maior pesadelo da perda de peso, e o que a deixa pior é que você não pode disfarçar com roupas. Frequentemente, o rosto é o primeiro a engordar e o último a emagrecer.

Isso acontece porque cada organismo segue uma ordem de acúmulo de gordura. Se seu corpo tende a acumular gordura no seu rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares de onde ela será eliminada, pois isso acontece na ordem inversa.

  Continua Depois da Publicidade  

mulher sorrindo

O que causa o acúmulo de gordura no rosto?

O excesso de gordura no rosto normalmente é o resultado de uma dieta pobre em nutrientes e rica em calorias. Outros fatores que contribuem são a falta de exercícios, envelhecimento e a genética.

A seguir vamos entender como emagrecer e afinar o rosto de forma saudável e rápida, seguindo as 10 dicas abaixo:

1. Reduza o açúcar e o sal

O primeiro passo é reduzir a quantidade de açúcar e sal. O açúcar e o sal refinado aumentam a retenção de líquidos e podem fazer seu rosto parecer inchado. Além disso, evite alimentos de rua, já que você não sabe quanto sal ou açúcar foi adicionado a eles.

2. Evite cafeína

Evite ou tente diminuir a quantidade de cafeína que você consome durante o dia, pelas duas primeiras semanas de sua dieta. A cafeína sozinha não causa ganho de peso, mas ela pode gerar ansiedade e atrapalhar o andamento de seu programa de emagrecimento.

3. Inclua vegetais de folhas verdes e frutas frescas à sua dieta

Vegetais, como por exemplo as folhas verdes, e frutas são ricos em fibras e antioxidantes, e te ajudam não só a manter a saciedade por mais tempo, mas também deixam sua pele mais saudável, tanto do rosto quanto de outras áreas do corpo.

4. Coma laticínios diariamente

Inclua laticínios naturais na sua dieta, já que produtos derivados do leite são ricos em cálcio e proteínas.

Esses dois nutrientes são importantes para manter a saúde da pele e dos músculos do rosto, ajudando a evitar a flacidez e o acúmulo de líquido e gorduras.

5. Pare de comer antes de dormir

Essa é uma das piores coisas que você pode fazer quando está tentando emagrecer o rosto, pois durante o sono nosso metabolismo está reduzido, e nosso corpo tende a absorver e acumular toda a gordura que comemos antes de dormir. Portanto evite comer logo antes de dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Corte os alimentos não saudáveis

Para perder peso no rosto é importante eliminar os alimentos não saudáveis, como frituras e doces em excesso, já que eles contêm grandes quantidades de gorduras e açúcares, que além de engordar, causam retenção de líquidos.

7. Beba muita água

A ingestão regular de água é um dos pontos mais importantes na perda de peso. Beber muita água não apenas te ajudará a emagrecer, mas também deixará sua pele mais bonita e tonificada.

Então sempre que possível, inclua chá de ervas, águas saborizadas e sucos sem açúcar na sua dieta.

8. Evite álcool

O álcool é um dos maiores inimigos da perda de peso, já que as bebidas alcoólicas tendem a ser bastante calóricas, e sempre são servidas com algum tira-gosto gorduroso.

Outro ponto importante é que o álcool causa retenção de líquidos, principalmente no rosto, além de ser uma das causas de envelhecimento precoce.

9. Pare de fumar

O hábito de fumar prejudica tanto a sua saúde quanto a sua aparência.

O cigarro é uma das principais causas de rugas e flacidez no rosto, pois prejudica a formação do colágeno e elastina, duas substâncias que dão sustentação a pele.

10. Exercício e massagem no rosto

Exercício é a forma mais eficaz para emagrecer o rosto, já que ele tem um impacto direto no metabolismo e na queima de gordura. Um bom exercício para quem quer perder medidas é a corrida, ou para quem está iniciando, a caminhada.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra dica importante para afinar o rosto é fazer uma massagem leve, de preferência com algum creme hidratante, todos os dias, pois melhora a circulação sanguínea na região. Isso faz com que o corpo consiga drenar os líquidos acumulados no rosto, além de nutrir melhor os músculos e a pele, o que ajuda a evitar a flacidez.

Concluindo…

Emagrecer o rosto envolve algumas mudanças de hábitos, como a prática regular de exercícios, alimentação saudável e hidratação.

Um exercício aeróbico de meia hora, cinco vezes por semana, funciona bem para o rosto – conheça exercícios aeróbicos que você pode fazer em casa e sem precisar de equipamentos.

Coma frutas e vegetais frescos, brotos, castanhas e sementes. Os nutrientes nesses alimentos ajudam a limpar seu intestino, desintoxicar o fígado, metabolizar o excesso de gordura e promover sono saudável.

Envelhecimento, ingestão de álcool e estresse aumentam o problema, fazendo com que ligamentos faciais, cuja função é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam. A gordura se realoca, causando dobras visíveis e um queixo duplo.

Não é um processo fácil, mas se você seguir as dicas e se manter firme, verá rapidamente os resultados.

Qual dessas dicas de como emagrecer o rosto é a mais difícil para você se adaptar? Você já falhou na tentativa de emagrecer o rosto alguma vez? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (106 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

23 comentários em “Como emagrecer o rosto rápido – 10 dicas!”

  1. De todas as dicas, achei top a que fala do consumo de frutas.

    É normal as pessoas negligenciarem este consumo, e o que mais impressiona é que o acesso a esses alimentos ricos nos mais diversos tipos de vitamina, água, açucares e etc, é simples.

    Em qualquer lugar você compra uma fruta, lembrando sempre de atestar a qualidade (rs)
    Percebi que após o consumo de frutas, além da sensação de saciedade, que por consequência me fez comer menos e me ajudou a emagrecer o rosto, barriga, pernas, notei até que minha pele ficou mais lisa e viva.

    Não subestimem o consumo de frutas, é um benefício extraordinário que está ao alcance de todos.

  2. Poxa eliminei o excesso de sal de açuca, faço exercícios diariamente..em um mês perdi medidas por todo o corpo (só de abdômen 16 cm) mas meu rosto continua do mesmo jeito..sigo as dicas, mas msm assim nada…

    • O rosto é o lugar mais complicado para perder gordura, ao princípio parece que não surte efeito, porém se for paciente vai começar a notar diferenças

    • Você ficou acima do peso por quantos anos ou décadas? Com seus novos hábitos, você vai conseguir, mas isso demora tempo e você precisa ficar muito tempo magra para seu corpo se acostumar e não querer engordar de novo. Provavelmenre seu corpo ficou gordo por muito tempo por consequencia dos maus habitos. Pense nisso.

  3. Verdade. Vou seguir todas as dicas. soh o alcool q vou Beber soh uma veez por semana e parar de fumar nem pensar. Espero q de certo.

    • Estou na menopausa tentando emagrecer mais agora parece que é mais difícil, estou me sentindo tão mal não consigo dormir direito estou muito desanimada não sei mais o que fazer 😒😒

  4. Vou fazer isso todos os dias,
    Mas quero manter a saúde dos meus dentes,
    Então
    Tomar a água morna com limão com um canudo vai evitar o desgaste do esmalte dentário? isso é verdade???

    Pq por putro lado dá pra entender tbm que o próprio limão dentro do organismo vai gerar o desgaste do esmalte dos dentes.

    Mas iae o q acha

      • Eu tenho tendência de emagrecer meu corpo menos meu rosto minhas bochechas continua gordas, eu quero saber se o aparelho ultrassom facial estética realmente ajuda a definir contorno do meu rosto. Pq estou querendo fazer umas seções e claro manter a dieta sempre…

  5. “Comece a correr diariamente.” Se fizer isso de uma hora para outra, a chance de ir para o cemitério antes de emagrecer o rosto é grande.