Como Emagrecer Tomando Cuidado Com o Que Você Bebe

Especialista:
atualizado em 16/03/2015

Você pode estar de olho nos alimentos que come, mas será que está prestando atenção em um dos maiores problemas que pode ser causa de você não saber como emagrecer? As bebidas! Sim, um quinto das suas calorias vem de bebidas. Algumas pessoas chegam a consumir até 2000 calorias todos os dias apenas bebendo refrigerantes e sucos de frutas – considerando que 3500 calorias=0,5kg de gordura, você pode facilmente ver como isso pode te fazer ganhar peso rápido!

Vamos apresentar o que é magro e o que é gordo do que você está bebendo (é claro que moderação é a chave, você não vai inchar de repente por causa de um copo). Desta forma, você saberá como emagrecer tomando cuidado com o que bebe diariamente. Esteja atento!

1. Bebidas Gordas

Refrigerante

Refrigerante é ruim de todos os jeitos. É uma lata cheia de calorias vazias (um monte delas). Estamos consumindo mais calorias do refrigerante que da comida. Refrigerantes diet não têm calorias, mas foi mostrado que eles deixam você com mais vontade de comer doces depois.

Suco de Frutas

Você pode achar que está fazendo bem para o seu corpo bebendo sucos de frutas, mas o problema é que muitos “sucos de frutas” industrializados são feitos de apenas 10% de frutas. Leia o rótulo. Você vai descobrir que muitos dos sucos comprados no mercado são na verdade em sua maior parte açúcar e água, com apenas um pouco do suco da fruta para dar cor e sabor. O outro problema é que o suco, mesmo o de verdade, é cheio de calorias e não tem fibras. Então, tomar o suco não é a mesma coisa que comer três maçãs, já que o suco não tem o auxílio que as fibras dão para a digestão ao comer a maçã. Mas, se você ama suco de frutas e não quer parar de tomar, apenas tenha certeza de estar tomando o verdadeiro. Procure por 100%  do suco da fruta no rótulo.

Vitaminas/Smoothies de Frutas

Sim, eles são cheios de antioxidantes e diversas porções de frutas. Mas também estão cheios de calorias e faltam fibras (já que as frutas perdem muitas de suas fibras essenciais quando transformadas em suco). O outro problema com as vitaminas é que muitas pessoas as tomam junto com as refeições, o que pode aumentar até 700 calorias na refeição. O que acontece não só por causa das frutas, mas também do iogurte e outros agentes espessantes que vão ao liquidificador. Se você é fã de vitaminas ou smoothies, faça você mesmo para que possa controlar os ingredientes, escolhendo frutas batidas inteiras ao invés de suco, leite desnatado e gelo. E lembre-se de pensar sobre o que você está comendo para ter como emagrecer bem, se faz sentindo tomar uma vitamina junto com uma refeição ou no lugar de uma refeição.

Isotônicos

Exceto por alguns que são de baixa caloria, a maioria dos isotônicos está carregada de calorias e carboidratos que você tem de queimar depois, quando a intenção inicial de se exercitar era acabar com as calorias e gorduras armazenadas. Por que fazer o dobro do trabalho? Na verdade, alguns isotônicos têm tanto açúcar que você poderia estar bebendo um refrigerante, acredita? Olhe as tabelas nutricionais e compare. É claro que eles têm alguns nutrientes adicionados, mas a quantidade é tão pequena que não serve para nada (mesmo muitas vezes tendo nomes como “acelerador imunológico” e “melhorador de humor”). Os atletas de verdade precisam de calorias e eletrólitos extras para ter energia em maratonas e esportes de resistência. Mas, para quem se exercita no dia a dia para ter como emagrecer, não isso não é necessário.

Café “chique”

Café, sozinho, não faz nada mal a você. Na verdade, diversos estudos mostram que ele é até bom. São os cremes, açúcares, xaropes adocicados e chantilis adicionados que podem aumentar suas coxas, adicionando até 590 calorias por xícara.

Drinks

Uma dose de álcool tem menos calorias e carboidratos que uma taça de vinho, do mesmo modo que ocorre com os cafés “chiques”, são as substâncias misturadas que fazem seus drinks favoritos serem uma bomba calórica. Um dos piores (e mais saborosos) de todos, o White Russian, tem em média 715 calorias, e isso com creme de leite leve. Deixe seu drink mais leve misturando com refrigerante diet ou tome apenas com gelo.

2. Bebidas Magras

Água

É a melhor coisa para se beber. Não tem calorias, ajuda a limpar seu sistema, tira as toxinas e até a gordura. Água também é ótima para encher a barriga, tanto que você deveria tomar um corpo antes das refeições.

Café puro

Com apenas duas calorias por porção, café puro é uma ótima maneira de conseguir aquela carga de energia sem precisar usar essa mesma energia para queimar as calorias. Mais do que o baixo teor de calorias, café também é rico em antioxidantes e estudos mostram que ele pode melhorar o humor, melhorando a atenção e a concentração.

Cerveja Light

Não que essa cerveja seja verdadeiramente “boa” para você, mas se você quer beber uma cerveja, a light pode ser a melhor opção – por apenas 100 calorias por porção.

Chá Verde

Agora uma bebida que é realmente boa para você que quer saber como emagrecer. Beba quente ou gelado, de qualquer jeito você está tomando uma bebida rica em antioxidantes, com cafeína (que ajuda a aumentar a energia e perder peso), cheia de fitoquímicos (o que se mostrou como um queimador de gordura) e sem calorias. Ainda foi demonstrado que o chá verde te ajuda a queimar mais calorias diariamente e reduzir a gordura. Um brinde a isso!

Suco de Vegetais

Diferente dos sucos de frutas, sucos de vegetais têm menos calorias (metade em média) e ainda te enchem de antioxidantes e melhoram seu sistema imunológico com vitaminas e sais minerais. A melhor maneira de beber um suco de vegetais é com polpa, já que ela contém fibras. Tente um suco de cenoura ou de beterraba, você vai ficar impressionado com a doçura. Prefira comprar em garrafas, tente ficar longe das opções ricas em sódio, e ao invés disso procure o produto puro.

Outro bom uso para o suco de vegetais é para cozinhar. Sim, os sucos de vegetais são uma ótima maneira de encher uma refeição de sabor, cor e umidade sem a gordura do azeite de oliva ou o sódio do caldo.

Você achou que soubesse como emagrecer somente prestando atenção às comidas da sua dieta? Qual foi, então, as bebidas que mais te surpreenderam, tanto as boas quanto as ruins? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário