Como Estar Menos Cansado Após um Dia de Trabalho

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Se você quer estar mais concentrado no trabalho e sentir-se menos cansado ao final dele, dê uma caminhada no horário de almoço, sugere um novo estudo do Journal of Occupational Health Psychology.

Os pesquisadores queriam analisar se as pessoas poderiam tirar mais proveito de sua pausa para almoço de meia hora mudando-a.

Eles pesquisaram cerca de 100 trabalhadores em uma variedade de campos sobre suas rotinas do horário de almoço habitual. Em seguida, falaram para eles mudarem o que faziam durante esse tempo por 10 dias de trabalho seguidos.

Metade dos participantes fez uma lenta caminhada em um parque próximo e focalizou em seu ambiente natural, enquanto a outra metade encontrou um lugar quieto dentro do prédio de seu escritório para fazer uma série de exercícios de relaxamento, incluindo técnicas mentais e de respiração profunda.

Ambas as atividades levavam 15 minutos, e as pessoas as faziam depois de fazer um rápido almoço.

Nas semanas antes, durante e após o experimento, as pessoas classificaram seus níveis de bem-estar, quanto desfrutaram os momentos de pausa para o almoço e quanto foram capazes de esquecer do trabalho durante eles.

Em geral, as pessoas de ambos os grupos disseram que se concentraram melhor, tiveram menos tensão e maior bem-estar nas tardes que caminharam ou relaxaram, em comparação a quando eles seguiram suas rotinas normais.

As pessoas do primeiro grupo curtiram mais seus momentos de intervalo nos dias em que caminhavam no parque. Esses níveis mais elevados de prazer estavam diretamente relacionados a melhorias na concentração e na fadiga, segundo os autores do estudo.

As pessoas do outro grupo não curtiram seus horários de almoço mais nos dias em que fizeram exercícios de relaxamento, comparando a suas rotinas normais. Em vez disso, seus benefícios pareciam estar direcionados a níveis mais elevados de “desapego do trabalho”.

Os efeitos dessas intervenções eram duráveis. “Não estávamos certos de antemão se os benefícios seriam observáveis algumas horas após o almoço”, disse a autora principal Marjaana Sianoja, pesquisadora de psicologia da Universidade de Tampere. Mas os pesquisadores descobriram que os efeitos eram evidentes no final da tarde, cerca de 30 a 60 minutos antes das pessoas saírem de seu trabalho para ir para casa.

Períodos de descanso também podem ajudar as pessoas a deixar o trabalho com mais energia, diz Sianoja, o que pode trazer benefícios para a sua vida pessoal e social.

O estudo focou especificamente em caminhadas de ritmo lento em ambientes verdes ou naturais, e pode ser difícil para as pessoas nas grandes cidades chegarem a este tipo de espaço em sua pausa para o almoço. Nesses casos, os pesquisadores sugerem que os exercícios de relaxamento podem ser mais fáceis de encaixar na rotina.

Para quem pensa que seu dia no trabalho é muito caótico para tirar 15 minutos para si, Sianoja sugere que o tempo perdido pode ser compensado com uma melhor eficiência na parte da tarde. “Esses tipos de atividades podem ter potencial para manter a produtividade ao longo do dia de trabalho”, diz ela.

A pesquisa inspirou Sianoja a fazer caminhadas ou pausas para meditação quando está particularmente ocupada com o trabalho. “Quando o tempo está bom, eu gosto de fazer passeios curtos em um parque por perto”, diz ela, “mas para que isso seja benéfico, eu tenho que ir sozinha, já que a chave é se concentrar totalmente no ambiente natural”.

Você sente-se muito cansado após um dia de trabalho, geralmente? Tem a possibilidade de dar uma caminhada na hora de almoço para melhorar isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário