Chá de amora

Como Fazer Chá de Amora – Receita e Dicas

Vamos aprender abaixo como fazer chá de amora, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de amora e algumas dicas especiais.

A amora é uma fruta silvestre que vem de uma planta considerada medicinal com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, efeitos cicatrizantes, bactericidas, diuréticas e de regulação intestinal. Ajuda a tratar problemas de garganta e diarreia. Para quem não sabe, a amora é rica em cálcio, ferro, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e magnésio. A fruta contém bastante vitamina C, antioxidantes e antocianinas.

Esses componentes são excelentes para combater os radicais livres, e isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças cardiovasculares. Além disso, o chá de amora também é capaz de melhorar os sintomas provocados por problemas como diabetes e hipertensão arterial.

Essa fruta é consumida fresca e principalmente no preparo de sobremesas que levam frutas vermelhas – uma das mais conhecidas é o cheesecake de frutas vermelhas. Entretanto, a forma mais natural de se consumir e se beneficiar de suas propriedades é consumindo pura e natural, livre de agrotóxicos. Quando consumida dessa maneira, pode auxiliar na prevenção do câncer, osteoporose e doenças ligadas ao coração.

Para que Serve o Chá de Amora

Para destacar da melhor forma os benefícios do chá de amora, confira a lista resumida abaixo:

  • Ajuda a tratar artrose, inflamações na garganta e gengiva;
  • Combate infecções urinárias e intestinais;
  • Ajuda no tratamento da úlcera e inflamações;
  • Melhora a saúda de pele;
  • Combate a calvície;
  • Estimula a memória;
  • Combate depressão;
  • Combate fadiga;
  • Melhora taxas de colesterol;
  • Controla a glicose no sangue;
  • Mantém a pressão arterial sob controle;
  • Previne obesidade.

O chá de amora ajuda diretamente no sistema digestivo, fortalecendo a flora intestinal e combatendo prisão de ventre. Sabe-se também que é um importante aliado das mulheres, tratando desconfortos e dores na TPM e menopausa, como dores de cabeça, irritabilidade, calores, insônia, alteração da libido, etc. Também inibe acúmulo de gordura no organismo e melhora desempenho de rins e fígado.

O chá de amora possui 22 vezes mais cálcio que o leite, bem como ferro, potássio, magnésio, fibra, zinco e até mesmo levedura. A título de curiosidade, os japoneses consomem bastante chá de amora, muitas vezes substituindo a água. Talvez essa seja uma explicação para a longevidade.

A amora tem efeito laxativo, sedativo, expectorante, calmante, emoliente, diurético, combate diabetes, ação anti-inflamatória, eczema, erupções cutâneas, etc. Ela é uma planta conhecida por ser reguladora de hormônios e até por isso ajuda as mulheres nos casos de menopausa, evitando ressecamento da vagina, irritação, dores musculares, dor de cabeça, suores e falta de memória, que são sintomas recorrentes da menopausa.

Também sabe-se que a amora tem efeito anticancerígeno, combate a osteoporose e isso se deve ao alto teor de potássio. Tem ações vermífugas, digestivas e pode auxiliar nos problemas de tireoide, bem como rejuvenescimento, pois tem propriedades antioxidantes de vitamina C e E.

Chá de Amora Emagrece?

De acordo com pesquisas, a amora miúra é muito rica em vitaminas e em cálcio, tendo 22 vezes mais cálcio do que o leite. A presença de potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura também são importantes para o corpo. A presença de fibras e levedura é o que ajuda no emagrecimento, pois facilita a digestão dos alimentos e melhora o funcionamento do intestino. O efeito diurético elimina excessos. Pode ser incorporada na dieta em forma de chá, pois pode potencializar o efeito emagrecedor.

Como fazer o chá de amora – receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de amora. Aprenda como preparar seu chá de amora para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de Chá de Amora Simples

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 3 a 5 folhas de amoreira picadas;
  • mel (opcional).

Modo de preparo:

O chá de amora pode ser preparado com facilidade. Basta ferver 1 litro de água e adicionar 3 a 5 folhas de amoreira picadas. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. O chá deve ser consumido nas próximas 24 horas, pois passado esse tempo ela perde suas propriedades. Se precisar, pode ser adoçado com mel. O ideal é coar e pode ser consumido quente ou frio, como preferir.

2. Receita de Chá de Amora com Hibisco, Maca Peruana e Maçã

Essa é uma combinação gostosa e poderosa para a saúde. Vale a pena conhecer os benefícios do hibisco para a saúde e também os enormes benefícios da maca peruana.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco;
  • 1 colher de sopa de maca peruana;
  • 3 a 4 folhas de amora moída;
  • ½ maçã com casca e sem sementes picadas;
  • 800 ml de água.

Modo de preparo:

Aqueça a água até o ponto que antecede a fervura. Adicione todos os ingredientes, desligue o fogo e tampe por 10 a 15 minutos. Coa e beba. Rende 4 porções.

3. Receita de Chá de Amora com Gengibre

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de folha de amora;
  • 1 litro de água;
  • ½ xícara de gengibre ralado.

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de amora e gengibre. Rale o gengibre e separe as folhas até dar a quantidade indicada. Ferva as folhas de amora, desligue e adicione gengibre. Sirva sem coar quente ou frio, como preferir. Pode ser mantido por até 3 dias na geladeira. O gengibre quando adicionado cru mantém suas propriedades intactas.

4. Receita de Chá de Amora com Limão

Ingredientes:

  • 5 a 7 folhas de amora;
  • 1 litro de água;
  • suco de 1 limão;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, quando ferver, adicione as folhas de amora, desligue, esprema o limão e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva com mel.

Como consumir o chá de amora

Deve ser consumido por 90 dias para se beneficiar dos efeitos do chá de amora, porém em 10 dias já pode-se perceber alguma diferença. As folhas de amoreira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, já a amora é facilmente encontrada em feiras e supermercados.

De que receita de como fazer chá de amora você gostou mais? O que achou dos benefícios que a bebida pode trazer à saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

16 comentários

  1. vou começar fazer agora, depois dou a resposta se deu certo

  2. Marta dos Santos Pedrosa Amaral

    Para sintomas dá menopausa, tenho que fazer o chá de amora todo dia, mesmo que sobrar do anterior? Tomar por 90 dias, ou mais.

  3. Bom dia, gostaria de saber se posso preparar o cha com folhas secas de amora, pois a in natura não consigo encontrar.
    Se sim qual é a medida certa.
    Aguardo retorno, Obrigada.

  4. Tenho um pedido de amora no meu quintal ,como devo proceder para fazer o chá ..
    Colho as folhas e faço o chá ,ou precisa de um preparo para a folha.

  5. Como faço para tomar o chá ? É antes ou depois das refeições ? Quantas vezes por dia ? Eu tenho diabetes por isso quero saber a quantidade q posso consumir

  6. POSSO TRITURAR AS FOLHAS EM PÓ E CONSUMIR COM A COMIDA? PARA APROVEITAR MELHOR E NÃO TER TRABALHO DE FAZER TODO DIA AS VEZES AGENTE ESQUECE E NA COMIDA JÁ É MAIS DIFÍCIL.!!!

  7. Gostei de todas as informações.
    Grata

  8. As folhas da amora tem que ser frescas ou secas???

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*