7 Benefícios da Amora – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 02/01/2020

A amora é uma das frutas vermelhas mais apreciadas do mundo. Você conhecerá abaixo os benefícios da amora, suas propriedades nutricionais e tudo o que ela pode fazer pela sua saúde, além de descobrir como ela pode ajudar a controlar a pressão sanguínea, por que ela reforça o sistema imunológico, como ela pode melhorar a visão e muito mais.

A mudança de hábitos alimentares é uma tendência mundial e a indústria de sucos naturais tem aproveitado essa onda para apresentar cada vez mais sabores diferenciados que, além de apelar ao paladar, trazem benefícios incríveis para a saúde. Conheça os 10 benefícios do suco de amora e para que ele serve.

Além dos sucos, uma maneira excelente e milenar de absorver todas as propriedades dos alimentos é fazendo chá. A infusão de certos ingredientes libera uma série de nutrientes essenciais para saúde. Conheça os 10 benefícios do chá de amora e também como fazer chá de amora em casa.

Os vários tipos de de amora – branca, vermelha ou preta – integram os grupos de plantas do gênero Rubus ou Morus e são nativos da Asia. A fruta se adaptou em diversos locais de clima quente e cresce abundante no Brasil, sendo considerada uma planta de fácil cultivo por não demandar o uso de muitos pesticidas e agrotóxicos. Em geléias, doces ou degustada naturalmente, esta frutinha delicada é também um grande aliado da saúde.

Propriedades nutricionais da amora

Porção por 100 g
Energia 43 calorias
Carboidratos 9,6 g
Açúcar 4,9 g
Proteínas 1,4 g
Gorduras 0,5 g
Fibras 5,3 g

Veja também: Chá de Amora Emagrece Mesmo?

Os benefícios da amora vão muito além do seu sabor. Ela é composta por muitos nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de ter um baixo índice calórico, inferior a 450 calorias por quilo da fruta! De auxiliar na perda de peso a agente de prevenção ao câncer, a lista de motivos para consumir a fruta é longa.

7 Benefícios da Amora – Para que serve

Veja a seguir os maiores benefícios da amora e entenda as propriedades que fazem da fruta uma aliada da saúde e boa forma:

1- Melhora a pressão sanguínea

A amora é fonte de resveratrol, um antioxidante flavonóide importante para a regulação da vasoconstrição das veias sanguíneas. Ele reduz a ação do hormônio angiotensin, responsável pela elevação da pressão nos vasos, e potencializa a produção óxido nítrico, um hormônio que induz a vasodilatação. A fruta também é rica em minerais como potássio, magnésio e manganês, que são importantes para o bom funcionamento da circulação sanguínea. Isso significa que o consumo da amora pode ser um grande aliado na prevenção de enfartes cardíacos e e acidentes vasculares.

2- Reforça o sistema imunológico

A vitamina C, presente em abundancia na amora (36.4 mg / 100mg), é conhecida por sua ação protetora contra doenças infecciosas. Consumir alimentos ricos em vitamina C reforça o sistema imunológico, pois ela é um poderoso antioxidante que prende os radicais livres produzidos por nosso organismo em caso de stress provocado por inflamações, ou por produtos químicos que consumimos. A amora possui quase a mesma proporção de Vitamina C que a laranja, com a vantagem de ter menos açúcar e mais proteínas. Uma porção de amoras é suficiente para suprir a necessidade diária desta vitamina.

3- É benéfico para a visão

A retina também sofre com a ação dos radicais livres, que aceleram seu envelhecimento. Os carotenóides presentes em alguns alimentos ajudam a reduzir os danos causados, melhorando a visão. A amora é rica em zea-xanthin, um antioxidante carotenóides que se concentra naturalmente na retina e ajuda na prevenção de doenças, como a catarata.

4- Ótima fonte de ferro

O ferro presente nas amoras (1.85 mg/100mg) é essencial para a boa circulação sanguínea. Ele é o principal componente da hemoglobina, responsável por carregar o oxigênio no sangue. Encontrar grandes quantidades de ferro em frutas é algo incomum, então beneficie da amora para evitar anemias.

5- Fortalece os ossos

Juntamente com o ferro, a amora possui elementos essenciais para a regeneração de tecido ósseo. A vitamina K e o cálcio presentes na amora devem ser consumidas regularmente, em especial por adultos e idosos para a prevenção de osteoporoses e do desgaste natural dos ossos que é provocado pelo envelhecimento.

6- Ajuda na perda de peso

Além das poucas calorias, a amora é rica em vitaminas que aceleram o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. As vitaminas do complexo B e vitamina K são, assim, os melhores aliados de uma dieta saudável. Acrescentando que ela é rica em fibras, a amora passa ao topo da lista para o café da manha ou lanche da tarde em uma dieta de emagrecimento.

E se você é um dos sortudos de ter uma árvore de amora no jardim, saiba que além de se deliciar com estas frutas milagrosas você pode também utilizar a folha para auxiliar no emagrecimento. Isso mesmo, chá de folha de amora é um ótimo aliado na perda de peso e no funcionamento do intestino!

Um componente encontrado na folha de amora bloqueia a enzima que realiza a digestão de carboidratos. Assim, o 1-deoxynojirimycin presente no chá o ajudara a eliminar parte dos carboidratos ingeridos.

7- Combate o envelhecimento

Como já dissemos, a amora é um pacote completo de antioxidantes. Entre os principais antioxidantes presentes na amora, as vitaminas A e E devem ser destacadas por sua ação sobre os radicais livres derivados de oxigênio. O potencial destes antioxidantes em neutralizar os radicais livres é também considerado uma protenção contra o câncer, doenças neurológicas, inflamações e infecções bacterianas.

Uso milenar da amora

Estes benefícios da amora estudados pela ciência moderna são aproveitados há séculos pela medicina asiática.

Os chineses usam estas frutas, há diversas gerações, como um remédio natural: a amora é dita ser um purificador do sangue e elixir de juventude.

Além da saúde

Se esses benefícios da amora não foram o suficiente para lhe fazer correr até a feira mais próxima, saiba que a fruta também ajuda na pele e cabelo:

  • Os antioxidantes são conhecidos por seu potencial anti-idade, combatendo os radicais livres que envelhecem a pele.
  • As vitaminas A e E presentes na fruta são o melhor remédio para a pele seca.
  • As propriedades anti-UV dos carotenóides ajudam a regular a síntese de melanina que é a defesa natural da pele contra a ação do sol. Da mesma forma, ela retarda o branqueamento dos cabelos (diminuem a perda natural da melanina, provocada pelo envelhecimento).

Agora só falta escolher a melhor receita de amora e se deliciar com este fruto, que além de gostoso é muito saudável!

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios da amora? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (190 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

45 comentários em “7 Benefícios da Amora – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Muito otimo, a gente fica sabendo para que serve, so que quase todas as dicas de remedio emagrese,ja sou magra, eu quero uma receita que nao emagresa,ate porque tenho problema de gastrite.

  2. Que interessante nem imaginava de todos esses benefícios do amora!
    Na casa do meus pais tem um pé e hoje logo cedo colhi umas para fazer vitamina e com essas informações agora que vou usar ela!
    Serra do Mel a terra do caju e que também dar amoras! Rrrsss

  3. eu tenho um pé no meu quintal , hoje eu fiz geleia , mas gosto de comer a fruta também , as vezes faço o chá das folhas é bom pra soltar o intestino

    • Sandra eu também tenho essa mesma dúvida que vc! e gostaria tbem de saber a quantidade a se tomar..quantas vezes na semana ou todos os dias? Uma xícara é o suficiente .me responda

  4. É a planta mais fácil de ser reproduzida, basta enterrar num vaso ou diretamente no solo um caule da espessura de uma caneca para que em dias os primeiros brotos apareçam.

  5. Eu tomo o chá ou cápsula das folhas da amora, como hormônio natural,sempre usei e uso tanto o chá como cápsulas nunca usei hormônio sintético!

  6. Tomo chá de amora sempre
    Tenho um pé no meu quintal
    Faço sempre o chá p eliminar as dores no meus joelhos

  7. Eu tenho um pé de amora enorme na minha casa em bananeiras pb, e não sabia como usar. As minhas amoras sao vermelha linda, agora sei como. Usar.

  8. Adorei saber mais sobre essa fruta eu não sabe que ela tinha tantos benefícios .eu vou utilizar mais essa fruta q eu ja gostava agora gosto mais dela aínda.

  9. Duas dúvidas que tenho: 1ª – Após consumir uma quantidade de geleia de amoras, me dá muito sono. Tem alguma relação??; 2ª – feita a geleia da fruta, as propriedades são conservadas ou se perdem?

    • Não dá para dizermos que esse é um efeito dela. As propriedades não se perdem por inteiras, mas uma parte sim.

  10. Tenho um vizinho que tem e achava que apenas servia prós pássaros comer e sujar o quintal porém agora coloco a escada e tiro toda semana pôis o pé está carregado de amora …valeu pela info…nota 10

  11. Gostaria de adquirir um pé de amora como faço! Estou usando as folhas,e me sinto muito bem estou dormindo muito bem,mas gostaria de uma muda de amora.. OBRIGADA pelo as informações