8 Benefícios da Maca Peruana – Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dosagem

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Os benefícios da maca peruana são incríveis e, devido a isso, ela vem ganhando cada vez mais popularidade. A seguir, você descobrirá mais a fundo sobre o que ela é, quais os benefícios da maca peruana, para que serve, quais seus possíveis efeitos colaterais e contraindicações, assim como a dosagem ideal e como tomar.

Muitas plantas que antes tinham utilização localizada às regiões de origem continuam a serem descobertas pela ciência e se tornam conhecidas em todo o mundo, caindo no gosto popular. A maca peruana é um exemplo disso. Ela também é conhecida como ginseng peruano e é utilizada e venerada como erva medicinal desde a antiguidade, pelos povos Incas.

Como encontrar a maca peruana e como saber se ela funciona mesmo?

Muito utilizada como um potente estimulante sexual, a maca peruana tem a fama de aumentar a libido em pouquíssimas doses. Mas antes de tomar por conta própria, não deixe de conferir se a maca peruana funciona mesmo.

Existem diversas apresentações desse maravilhoso alimento. Uma das mais famosas é a sua farinha. Aprenda como fazer farinha de maca peruana em casa e como utilizá-la.

Lendo seus benefícios, é muito comum a comparação da maca peruana com o tribulus, que é uma planta muito famosa (geralmente, comercializada em formato de suplemento) e que também é muito conhecida pelas suas funções de estímulos sexuais. Descubra qual é a melhor opção e se é possível tomá-los juntos.

O que é a Maca Peruana?

A maca peruana é uma planta crucífera, que é a mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda. Seu nome científico é Lepidium meyenii e é originária da região central do Peru, na cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3000 anos pelos povos da região. A parte utilizada para fins medicinais é a raiz, um tubérculo com formato parecido com um rabanete.

Para que serve a Maca Peruana?

O consumo de maca peruana se deve tanto ao seu valor nutritivo como à presença de fitoquímicos benéficos à saúde. Ela é rica em minerais, entre eles cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Contém ainda fitoesterois, muitos ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras.

Há milhares de anos a maca peruana é utilizada pelos povos andinos com objetivos medicinais relacionados à fertilidade, desejo sexual, vitalidade e clareza mental.

Em 2002, um estudo demonstrou também sua atividade antioxidante, combatendo diversos tipos de espécies reativas de oxigênio. Além disso, a planta parece ajudar no balanço hormonal, através de substâncias que não atuam diretamente como hormônios, mas que estimulam uma produção natural adequada, por isso é chamada de adaptógeno.

Da raiz é produzido um pó que pode ser consumido diretamente nessa forma ou encapsulado.

Benefícios da Maca Peruana

Os benefícios da maca peruana são, na sua maioria, identificados pelo uso tradicional popular, uma vez que poucas pesquisas científicas foram feitas sobre a planta. Porém as propriedades atribuídas a ela datam de milhares de anos e são várias.

1. Aumento da libido

Esse é um dos benefícios da maca peruana conhecidos há mais tempo, pois seu uso é histórico para estimular o desejo sexual, comum entre as populações peruanas desde 2000 anos atrás.

Poucas pesquisas foram realizadas, mas alguns estudos em animais indicam certa propriedade afrodisíaca. Mais estudos em humanos são necessários para comprovar e entender como a planta atua, quais as substâncias envolvidas, etc, porém já existem muitos indicativos clínicos dessa propriedade.

Um estudo de 2002 publicado no First International Journal of Andrology, por exemplo, apontou que homens que usavam de 1,5 a 3 gramas de maca peruana por dia apresentaram um aumento da libido em relação aos indivíduos que tomaram um placebo.

Outro estudo de revisão publicado em 2010 no periódico BMC Complementary and Alternative Medicine encontrou algumas evidências que sugerem que a maca peruana melhora a libido quando usada por pelo menos 6 semanas.

Mais um indicativo de que o aumento da libido é um benefício real da maca peruana é mostrado na pesquisa publicada em 2015 na revista científica Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine que observou mulheres na pós-menopausa que tomavam antidepressivos. O estudo concluiu que a maca peruana foi capaz de diminuir a disfunção sexual desencadeada pelo uso do remédio e pela própria menopausa.

A libido é um instinto que na vida adulta representa o desejo sexual. É claro que a libido de homens e de mulheres é diferente e muitos fatores podem influenciar esse desejo, mas o sinal de alerta surge quando a falta de interesse pelo sexo começa a prejudicar o seu relacionamento.

Conforme dados publicados em 2007 no periódico Food Research International, a maca peruana apresenta atividade espermatogênica e de aumento da fertilidade devido à presença de fitoesterois e fitoestrógenos em sua composição e essa seria a explicação para a melhoria da libido após o uso do extrato da planta.

2. Estímulo à fertilidade

A partir dos estudos realizados até o momento, há evidências de que a maca peruana pode aumentar a contagem de espermatozoides em homens, aumentando a fertilidade. Muitos profissionais de saúde e usuários relatam que a melhora da função hormonal e que o aumento da fertilidade em homens e mulheres são mesmo benefícios da maca peruana.

A capacidade da maca peruana de estimular a fertilidade é mais pronunciada nos homens do que nas mulheres. Uma pesquisa de 2001 publicada no Asian Journal of Andrology atestou que após o consumo de maca peruana por 4 meses, houve um aumento no volume, na contagem e na mobilidade dos espermatozoides em homens saudáveis. Uma outra pesquisa mais recente de 2016 produzida por cientistas coreanos e publicada no periódico Maturitas indica que a raiz da maca melhora a qualidade do sêmen em homens e que isso pode melhorar a fertilidade.

3. Equilíbrio hormonal

O balanço hormonal deve ser extremamente controlado pelo organismo, pois os hormônios atuam em concentrações bastante pequenas e gerenciam inúmeras funções biológicas. Porém os mecanismos de controle hormonal do corpo podem, algumas vezes, falharem, levando a faltas ou excessos e muitas doenças.

A maca peruana parece atuar no controle da estimulação da produção hormonal, através do hipotálamo e glândula pituitária, os “centros” do controle do sistema endócrino no ser humano. Eles controlam as outras glândulas por todo o corpo, melhorando assim a produção hormonal nas glândulas adrenal, tireoide, pâncreas, ovários e testículos.

4. Aumento da energia

Com o uso por alguns dias, seu nível de energia e vigor já indicarão uma boa melhora, inclusive, muitos atletas utilizam a maca para aumentar a performance esportiva.

Um pequeno estudo feito com oito ciclistas avaliou o efeito do suplemento em um passeio de bicicleta de aproximadamente 40 km. A pesquisa publicada em 2009 no Journal of Ethnopharmacology mostrou que os ciclistas melhoraram seus tempos após usar maca peruana durante 14 dias antes do evento.

A maca contém carboidratos complexos, que são excelentes fontes de energia e ainda vitaminas do complexo B, que participam das reações bioquímicas que levam à produção de energia.

A grande quantidade de fibras também contribui para o aumento da saciedade, a melhora do processo digestivo e a regulação dos níveis de glicose no sangue.

5. Ajuda no controle dos sintomas da menopausa

Os benefícios da maca peruana na modulação hormonal auxiliam mulheres na menopausa, cujos sintomas se devem ao desequilíbrio da produção de hormônios femininos. A maca peruana ajuda no alívio das ondas de calor, características nessa fase, e também ajuda nos sintomas da tensão pré-menstrual em mulheres em idade fértil.

Um estudo de 2006 publicado no International Journal of Biomedical Science atestou que mulheres que tomaram maca peruana diariamente apresentaram redução nos sintomas como ondas de calor e suores noturnos.

Por conter cálcio, pode ajudar na prevenção da osteoporose, muito comum durante a menopausa.

6. Clareza Mental

Entre os benefícios da maca peruana também está a melhora da saúde mental. Muitas pessoas reportam obter melhor raciocínio, foco, e clareza de pensamento ao fazer suplementação com o tubérculo.

Ter raciocínios claros e bem estruturados te ajuda a fazer escolhas melhores e obter resultados masisatisfatórios nas mais diversas áreas da sua vida.

O equilíbrio da mente é tão importante quanto a saúde física e além de melhorar o seu desempenho mental e sua produtividade, a maca peruana também vai promover uma sensação de bem-estar.

7. Estabilização do humor

A planta também parece ajudar na melhora de alguns distúrbios de humor, aliviando quadros de ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2015 na revista científica Climacteric, a maca apresenta flavonoides que podem ser um dos responsáveis pela melhora do humor.

O uso de estabilizantes de humor é indispensável para ajudar quem sofre de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos que afetam o humor. E a chance de ter tais benefícios com um suplemento natural é uma ótima notícia.

Ter o humor estável é importante para melhorar o seu rendimento, o seu sono e as suas relações sociais no dia a dia.

8. Melhora da pele

Outro importante item dos benefícios da maca peruana parece ser em relação a problemas de pele. Para muitas pessoas, ela ajuda a melhorar a acne e manchas, além de reduzir a sensibilidade e aumentar a tolerância a temperaturas muito baixas ou muito altas.

As manchas na pele e a acne não são apenas problemas estéticos. Ter esse tipo de marca na pele indica que a pele sofreu danos ou que há uma inflamação ou infecção em andamento.

Uma pesquisa de 2010 publicada no International Journal of Dermatology indica que a radiação UV pode causar rugas na pele e aumentar o risco de câncer. Por outro lado, estudos também mostram que a maca peruana pode proteger a pele dos raios ultravioleta do sol. Segundo um estudo de 2008 do periódico científico Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, a aplicação de um extrato de maca na pele de cinco ratos durante 3 semanas foi capaz de evitar danos à pele por causa da exposição aos raios ultravioleta.

Ainda que os estudos sejam promissores, o filtro solar não deve ser substituído pela maca peruana sem que mais pesquisas sejam desenvolvidas.

Benefícios adicionais

O mesmo estudo de 2015 sobre a melhora do humor mostra que a maca peruana pode reduzir a pressão arterial sanguínea. Na pesquisa, o uso de 3,3 g de maca por dia durante 12 semanas resultou na diminuição da pressão arterial em mulheres na pós-menopausa.

A presença de antioxidantes como a glutationa e o superóxido dismutase auxilia no combate à ação nociva dos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar as células e desencadear doenças sérias como as doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Como tomar e Dosagem

A dose geralmente indicada é de 500 a 1200 mg ao dia, mas estudos utilizaram 1500 e 3000 mg, separados em três doses diárias, para a melhora do desejo sexual masculino, sem, entretanto, encontrar resultados diferentes na eficiência dessas duas doses. Recomenda-se que se inicie o tratamento com doses menores e elas sejam aumentadas com o tempo. Seu médico ou nutricionista pode definir com maior segurança a dose ideal para você. É sempre importante consultar um profissional ao iniciar o tratamento com quaisquer suplementos.

Uma boa alternativa para obter os benefícios da maca peruana é incluí-la na preparação de diversos pratos como saladas, bebidas, vitaminas, pratos quentes, sopas, sucos e café, com o cuidado de apenas evitar temperaturas excessivamente elevadas que podem levar à perda das suas propriedades.

No início o sabor pode parecer um pouco estranho, mas depende de com qual alimento está fazendo a mistura – no caso do consumo em pó – e com o tempo você vai se acostumando.

Efeitos Colaterais

A maca peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses comumente indicada e não foram identificados efeitos colaterais até o momento.

Porém, como qualquer outro suplemento, é necessário evitar o consumo em excesso. Devido aos efeitos sobre o balanço hormonal, quantidades excessivas de maca podem levar a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências. Caso sinta algum sintoma ao consumir a planta, suspenda imediatamente o uso e procure um serviço de saúde.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período.

Pessoas com qualquer doença que seja hormônio sensível devem evitar o consumo da raiz. Exemplos são câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose, problemas na tireoide ou fibrose uterina. Da mesma forma, qualquer condição que possa ser afetada pela exposição a estrogênios gera riscos ao consumir maca peruana, uma vez que a planta pode potencializar a ação estrogênica.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia esses benefícios da maca peruana para a saúde e boa forma? Tem vontade de experimentar essa suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (702 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

191 comentários em “8 Benefícios da Maca Peruana – Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dosagem”

  1. Tenho vontade de tomar maca peruana para crescer o bubum.como tomar ?quais exercicio fazer? Eu posso engordar ou os beneficios vai ser so o bubum?

    • Não vejo malefício algum… mas, pergunte a um farmacêutico, em uma farmácia de manipulação, ele vai te esclarecer!

  2. Ou é mentira ou é impressão. O tamanho do pênis não cresce com o uso de maca, mas como a irrigação de sangue na área é intensificada a pessoa fica conhecendo o verdadeiro tamanho do órgão quando bem estimulado. A maca peruana ajuda muito quando é corretamente ingerida. Não sei a sua idade mas vou te dar uma sugestão: esqueça essas histórias de ter o pau grande e sua saúde sexual e psicológica vai melhorar muito.