10 benefícios das Antocianinas e alimentos ricos

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

As antocianinas são os corantes naturais que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas e flores, como por exemplo a berinjela e o hibisco, e trazem vários benefícios para a saúde.

Além de atuarem como antioxidantes que evitam possíveis danos causados pelos radicais livres ao organismo, os compostos ainda combatem inflamações e possuem propriedades anticancerígenas.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre as antocianinas e seus benefícios para a saúde, e descobrir quais os alimentos ricos nessa substância.

O que são antocianinas?

As antocianinas são um grupo de compostos que fazem parte da família dos polifenóis, que são fitoquímicos encontrados em diversos alimentos de origem vegetal.

Acredita-se que as antocianinas sejam o grupo mais importante de compostos fenólicos presentes em alimentos, e seu uso terapêutico tem sido comprovado através de diversos estudos.

Benefícios das antocianinas

Açaí e morango são ótimas fontes de antocianinas

Descubra a seguir quais são as propriedades benéficas das antocianinas para a saúde:

1. Efeitos antioxidantes

O corpo produz naturalmente compostos chamados de radicais livres, que são responsáveis por um processo chamado estresse oxidativo. Esse processo pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, como:

  • Câncer;
  • Problemas inflamatórios;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e Alzheimer;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Doenças autoimunes.

A ação dos antioxidantes nesses problemas se deve ao seu potencial para inativar os radicais livres, trazendo assim efeitos anti-inflamatório 1, cardioprotetor 2, anticancerígeno 3 e regulador do sistema imunológico 4.

Assim, para ajudar o corpo a combater os efeitos dos radicais livres, é importante incluir na dieta alimentos ricos em antioxidantes, como as antocianinas.

2. Podem contribuir para o emagrecimento

O consumo de antocianinas por si só não emagrece, mas pode combater algumas alterações metabólicas que estão ligadas a obesidade e ao sobrepeso.

  Continua Depois da Publicidade  

Os estudos publicados até o momento indicam que as antocianinas podem ajudar no emagrecimento porque:

3. Boas para a saúde dos olhos

Embora os pesquisadores ainda não entendam exatamente os mecanismos, estudos mostram que o consumo regular de antocianinas ajuda a manter a saúde ocular e a prevenir o aparecimento de alguns problemas visuais.

Um exemplo é o efeito na visão noturna, demonstrado em um estudo australiano.

Outro efeito benéfico das antocianinas é a melhora do quadro e da progressão de um tipo de glaucoma, conhecido como glaucoma de ângulo aberto.

Mas um estudo mostrou que este efeito foi observado em pacientes que já utilizavam medicamentos específicos para o problema, o que sugere que as antocianinas podem ser usadas apenas como um tratamento auxiliar.

4. Protegem contra o diabetes

Os efeitos das antocianinas no controle e na prevenção do diabetes se devem a alguns fatores:

  • Aumentam a sensibilidade à insulina;
  • Protegem as células beta do pâncreas, melhorando a secreção de insulina;
  • Ajudam no controle da digestão e da absorção de açúcares no intestino delgado.

Além disso, estudos mostram que o consumo regular de alimentos ricos em antocianinas pode ajudar também na prevenção de complicações do diabetes.

5. Ajudam a controlar a pressão arterial

Os efeitos das antocianinas na inflamação, na obesidade e no controle da glicemia contribuem, mesmo que de forma indireta, para um melhor controle da pressão sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o consumo regular e sem exageros de alimentos ricos em antocianinas pode ter um impacto positivo em pessoas com hipertensão.

Fontes de antocianinas na dieta

A berinjela é rica em antocianinas

De forma geral, pode-se dizer que alimentos com coloração roxa, azul ou vermelha são boas fontes de antocianinas, embora a quantidade exata deste antioxidante em cada um deles seja difícil de definir.

Alguns exemplos são:

Além das opções citadas acima, outros alimentos que oferecem os benefícios das antocianinas são a romã, batata doce roxa, ameixa fresca, soja preta, oxicoco, milho roxo, cebola roxa, maçã e arroz preto.

Quantidade ideal

Não há uma quantidade exata de antocianina que você deve consumir todos os dias para manter a saúde.

Então, a melhor forma de usufruir dos benefícios deste antioxidante poderoso é incluir em sua dieta alimentos que sejam ricos em antocianinas.

Fontes e Referências Adicionais

Você acha que tem consumido com a frequência correta estes alimentos ricos em antocianinas para usufruir de seus benefícios à saúde? Quais são seus preferidos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “10 benefícios das Antocianinas e alimentos ricos”

  1. Na minha cidade é farto o fruto açai. Tomo diariamente no mínimo 250 ml do suco bastante concentrado. Será que tenho défict de Antocianina ?

  2. adoro comer amora que é rica em antocianinas.
    acredito que a amora tem mais ORAC do que o Açaí

  3. esqueceram de dizer também que um benefício da cereja é aumentar a melatonina no cérebro, que ajuda a regular o relógio biológico do organismo.

  4. Eu adoro as frutas ricas em antocianinas, especialmente cerejas e framboesa, mas consumi-las todos os dias é inviável financeiramente…não são encontradas a toda hora e são caras demais.