Como fazer chá de berinjela – Receita, benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 10/07/2021

Talvez você já esteja acostumado a comer berinjela, talvez refogada, na lasanha, assada, recheada e outras versões, mas você sabia que consumi-la na forma de chá pode ser ainda mais saudável e trazer os benefícios para a saúde e boa forma que você precisa?

  Continua Depois da Publicidade  

A berinjela é muito procurada quando o objetivo é emagrecer, e realmente ela pode ajudar por aumentar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento do intestino, o que favorece a eliminação de toxinas.

Mas se você já se cansou de pensar em receitas mirabolantes com a berinjela, uma boa ideia é preparar um chá com ela. O preparo de chá por infusão retém as propriedades do alimento, da mesma forma de quando a berinjela é consumida crua, e assim não se perde nenhum nutriente durante o preparo.

Geralmente quando se assa ou cozinha a berinjela e se descarta a água dela, muitos nutrientes são perdidos, mas aprendendo como fazer chá de berinjela, você se beneficia 100% de tudo que ela tem a oferecer. Portanto confira os benefícios do chá de berinjela agora!

Benefícios do chá de berinjela: para que serve?

berinjelas

Para que serve o chá de berinjela, afinal? No que se refere à perda de peso, a berinjela emagrece por aumentar a sensação de saciedade e com isso ajuda a reduzir a ingestão calórica, bem como a compulsão por comidas calóricas ou fora de hora.

Além disso, a berinjela melhora a circulação do sangue, tem potencial antioxidante, que ajuda a combater envelhecimento precoce e a manutenção de uma boa saúde.

O chá de berinjela também ajuda a combater o estresse, prevenir doenças do coração, fortalecer ossos, melhorar o funcionamento do metabolismo – o que também está diretamente relacionado à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

A berinjela também é bastante conhecida por sua propriedade de ajudar na redução do colesterol, através da presença da antocianina na sua casca, e também é rica em água, o que ajuda a manter o corpo hidratado.

Além disso, a berinjela é rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, vitaminas A, B e C e substâncias anti-inflamatórias. E o melhor de tudo para quem está brigando com a balança, uma berinjela crua possui apenas 20 calorias.

Conheça os 10 benefícios da berinjela, receitas e dicas.

Como fazer chá de berinjela

mulher tomando chá

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de berinjela. Aprenda como fazer chá de berinjela para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Se você gostou de todos os benefícios do chá de berinjela, já pode começar a tomar agora mesmo. Confira como preparar e aproveite.

1. Receita de chá de berinjela

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 berinjela;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, corte a berinjela em rodelas e adicione água em uma panela;
  2. Em seguida, coloque a berinjela na água e deixe cozinhar por 15 minutos;
  3. Por fim acrescente mel e sirva quente coado. Se preferir pode cozinhar a berinjela com as folhas.

2. Receita de chá de berinjela com limão

Ingredientes:

  • 1 berinjela;
  • 300 ml de água;
  • suco de 1 limão.

Modo de preparo:

  1. Para começar, corte a berinjela crua em cubos e leve para ferver com água e suco de limão;
  2. Então passados 10 minutos, desligue, tampe e deixe descansar por mais alguns minutos;
  3. Por fim, coe e sirva morno com mel ou adoçante.

3. Receita de chá de berinjela com gengibre

Ingredientes:

  • 1 berinjela;
  • ½ xícara de gengibre picado;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Primeiro, coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por 15 minutos, até a berinjela se desfazer e soltar caldo, bem como gengibre;
  2. Depois coe e leve para gelar. Beba frio durante o dia.

Dicas

O chá de berinjela pode ser consumido em até 3 dias quando mantido na geladeira, mas se preferir, prepare apenas a quantidade para consumir na hora, morno ou quente. O ideal é adquirir as berinjelas orgânicas, pois são mais naturais e livres de agrotóxicos e outros elementos prejudiciais ao organismo.

Repare se não há manchas na berinjela, escolha aquelas de cor roxo bem escuro e sem manchas. Mantenha as berinjelas em sacos plásticos na geladeira. Preferencialmente, consuma sem adoçar, pois qualquer tipo de adoçante pode comprometer de alguma forma os benefícios da berinjela. A utilização da casca no preparo, bem como as folhas, pode aumentar as propriedades, por isso, utilize-os e não os jogue fora.

O que você achou dessas receitas de chá de berinjela? Já conhecia as propriedades desse legume? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Como fazer chá de berinjela – Receita, benefícios e dicas”

  1. Sou hipertensa; e não sabia que a beringela, servia pra tanto pra saúde,uso também o cha de alecrim,quentro,salsinha, hortelã! Se repetir o meu comentário desculpé!

    Responder
  2. Sou hipertensa; e não sabia que a beringela, servia pra tanto pra saúde,uso também o cha de alecrim,quentro,salsinha, hortelã!

    Responder