Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais

atualizado em

A buchinha-do-norte é uma planta nativa encontrada facilmente no Brasil e é também conhecida como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha do norte.

Ela é conhecida por ser uma planta tóxica quando consumida em excesso, por isso é necessário cuidado ao consumi-la, sendo indicada apenas a inalação do chá.

O seu chá tem a propriedade de ser abortivo, sendo perigoso o seu uso indiscriminado, mas suas propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes ajudam a tratar alguns problemas respiratórios e outras condições médicas importantes.

Buchinha-do-norte

Confira mais detalhes, benefícios, curiosidades e como fazer chá de buchinha-do-norte para melhores resultados.

Para que serve o chá?

  • O chá é indicado como excelente expectorante, auxiliando no tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas respiratórios;
  • Também ajuda a tratar problemas de dores de cabeça, herpes, oftalmias, curar feridas, hematomas;
  • Tem propriedades vermífugas, adstringentes e antissépticas.

Porém, seu consumo deve ser orientado por um profissional da saúde, por ser considerada uma planta tóxica e que pode causar reações adversas quando ingerida.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita de chá de Buchinha do Norte

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de buchinha-do-norte. Aprenda como fazer chá para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

O chá é feito com água e a planta seca, sendo necessário seu preparo por infusão. Evite incorporar outros ingredientes ao preparo, uma vez que seu consumo é via inalação.

Ingredientes:
  • 1 buchinha-do-norte;
  • 250 ml de água filtrada.
Modo de preparo:

Utilize a planta seca, descasque e coloque numa panela com a água. Leve ao fogo até ferver, então desligue e inale o vapor do chá, sem ingerir.

Dicas e precauções importantes

O chá de buchinha paulista é um conhecido abortivo e, por isso, é contraindicado seu uso em caso de suspeita de gravidez. Deve-se ter todo o cuidado com o seu consumo, pois ingerir o chá de forma indiscriminada pode trazer problemas para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando ingerido, ele poderá causar hemorragias internas e outros efeitos colaterais, por isso indica-se sua utilização apenas por inalação, em uma quantidade mínima de 25 a 30 gotas por dia.

A recomendação é de inalação do vapor exalado pelo chá enquanto ainda está quente. Em caso de qualquer reação adversa, consulte um médico.

Crianças devem evitar seu uso. Quando consumido em excesso pode causar irritação na mucosa, além de hemorragias, cólica, diarreia e náuseas. O ideal é consultar um médico antes de se automedicar inalando esse chá.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia as propriedades, como utilizar e como fazer chá de buchinha-do-norte? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

469 comentários em “Chá de buchinha-do-norte – Como fazer, benefícios e efeitos colaterais”

  1. Meninas me ajudem,minha menstruação esta a 1 mês atrasada quero um remédio,nao posso ter filho agora pq tive gêmeos a 5 mês atrás mim ajudem por favor.

    Responder
  2. Bom dia estou grávida e estou tomando a buchinha a três dias e senti uma cólica fraquinha e juntei gazes o que faço?

    Responder
  3. Eu conseguir com uma moça o remédio com uma moça o face dela tá como Adriana máximo da Silva da cidade de Salvador

    Responder
  4. Eu estou pra pirar,fiz dois exames de farmácia e um de sangue, todos negativos, mais o raio da menstruação não desce já está atrasada a 15 dias parece que estou sentindo enjou sinto colica e nada descer

    Responder
  5. Que nada…Levei foi um golpe de uma pessoa sem carater…fiz o deposito a pessia fl q ia me enviar o remedio e me bloquiou ??? poxa vida to arrazada peguei meu pagamento e depositei quase tudo na esperança de dar certo e a pesaoa fez uma sacanagem dessa ??? muita maldade

    Responder
  6. Gente, eu comprei na farmácia a solução e apliquei o jato nas narinas. E você pode fazer, mas não usar mais de uma gota e nem mais de duas vezes ao dia. É bom usar uma semana, já cura a crise. Daí para e só volte a usar se tiver crise novamente…
    Façam como ensina no site, deixar de molho uns dias, nunca ferver. E tem que ser um pedaço pequeno, um litro de água, jamais um pedaço grande ou só uma xícara de água, ela pode causar um estrago se for em grande quantidade! E jamais tomem esse chá! Ele é tóxico!

    Responder