Erva cidreira

Como Fazer Chá de Erva Cidreira – Receita, Benefícios e Dicas

O chá de erva cidreira pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, por ter efeito calmante, diurético e expectorante. É constantemente utilizado para acalmar os nervos em caso de estresse e ansiedade. Sabe-se também que o chá de erva cidreira pode ajudar a combater a retenção de líquido e ajudar a eliminar o catarro, principalmente quando misturado ao limão.

No chá de erva cidreira, deve-se utilizar apenas suas folhas, pois é onde estão a maior parte das propriedades benéficas. A erva cidreira contem vitamina A, vitamina B1, B2, B3, B5, B6, folato e vitamina C. É rico em alguns minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre, zinco, ferro, manganês e outros essenciais ao bom funcionamento do corpo. Acompanhe detalhes dos seus benefícios abaixo e aprenda como fazer chá de erva cidreira para melhores resultados e aproveitamento! 

Benefícios do Chá de Erva Cidreira: Para que Serve?

O principal benefício amplamente conhecido do chá de erva cidreira é o efeito calmante. Ajuda a reduzir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. Também costuma ser usado na aromaterapia. Outro benefício da erva cidreira está no tratamento do reumatismo, pois alivia o desconforto das dores.

Sabe-se também que a erva cidreira ajuda a combater problemas gástricos e melhora a tensão nervosa. Aliás, o problema gástrico pode estar intrinsecamente relacionado ao estresse e, como a erva cidreira tem efeito calmante, seu consumo também ajuda melhorar os problemas estomacais. Nesse mesmo sentido, a erva cidreira também ajuda a reduzir a produção de gases, pois ajuda a relaxar os tecidos.

Também sabe-se que a erva ajuda a fortalecer o sistema imunológico, restaurando sistemas vitais responsáveis pela defesa do corpo. Seu efeito antioxidante também é bastante conhecido, ajudando a combater radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce das células, que leva a doenças como Alzheimer e câncer.

Também protege o coração, evita doenças cerebrais, degeneração macular e melhora a aparência da pele. Para as mulheres, sabe-se também que a erva cidreira ajuda a eliminar cólicas menstruais, pois alivia os tecidos, promovendo seu relaxamento. Algumas pessoas utilizam o chá de erva cidreira para tratar enxaquecas, dores de cabeça, palpitações e herpes. 

Como fazer chá de erva cidreira – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de erva cidreira. Aprenda como fazer chá de erva cidreita para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

1. Receita de chá de erva cidreira

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folha de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Adicione as folhas de erva cidreira na água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Coe e beba.

2. Receita de chá de erva cidreira com hortelã

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira;
  • ½ xícara de chá de hortelã fresca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva por cinco minutos a água com os ramos de hortelã e as folhas de erva cidreira. Deixe amornar e coe. Sirva sem adoçar. Esse chá ajuda a combater a azia e má digestão.

3. Receita de chá de erva cidreira com limão e mel

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folha de erva cidreira;
  • 1 xícara de água;
  • suco de 1 limão;
  • mel a gosto.

Modo de preparo

Adicione as folhas de erva cidreira na água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Adicione o suco de limão, mel, misture tudo e sirva. O mel é indicado, pois o limão pode deixar a bebida azeda. Consuma na hora para se beneficiar de suas propriedades.

4. Receita de chá de erva cidreira com gengibre

Ingredientes:

  • 5 folhas de erva cidreira;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 colher de café de gengibre picado;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Lave as folhas de erva cidreira e leve ao fogo com a água e gengibre. Deixe ferver, tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Adicione mel e sirva. Esse chá tem efeito termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas.

Dicas

O chá pode ser consumido de 3 a 4 xícaras por dia. Não existe nenhuma contraindicação generalizada, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos secundários de entorpecimento, principalmente aquelas com hipersensibilidade, levando à diminuição da pulsação. Além disso, quem tem problemas de tireoide e toma medicação deve evitar o consumo desse chá, pois ele pode inibir o efeito do remédio.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de erva cidreira que separamos acima? Pretende aproveitar os benefícios da bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Já fiz uso de chá de erva cidreira. Tive princípio de úlcera e me aliviou bastante. Hoje não sofro de úlcera. Me indicaram fazer pra minha esposa pois está com problemas de pressão alta…
    Além de ser calmante é muito gostoso.

  2. Gostei muito. Muito obrigada e boa noite!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*