Como Fazer Chá de Guaco – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Veremos mais abaixo como fazer chá de guaco, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de guaco e algumas dicas especiais.

O guaco recebe popularmente outros nomes mais conhecidos como erva de cobra, guacoliso, cipó-catinga e guaco de cheiro. A planta lembra uma trepadeira lenhosa e pode chegar até 3 metros de altura. Tem ramos vistosos, flores pequenas com aroma que lembra o de baunilha.

Por ser originária da América do Sul, pode ser encontrada em boa parte do território brasileiro, principalmente nas regiões sudeste e sul do país. Ganhou mais atenção por seus benefícios atrelados à saúde e propriedades medicinais.

O guaco é principalmente utilizado para atenuar a tosse, gripes e resfriados, além de casos de bronquite e outras doenças respiratórias. Também ajuda a tratar infecções de pele e da garganta, casos de reumatismo, asma, febre, alergia e até mesmo rouquidão, por oferecer um alívio à garganta irritada.

Um benefício pouco conhecido do guaco é seu auxílio na perda de peso. Suas propriedades sudoríferas aumentam a eliminação de líquidos pelo corpo, eliminando toxinas, bactérias e líquido que provoca inchaço e retenção no corpo. 

Benefícios do Chá de Guaco – Para que Serve?

Suas principais propriedades são de expectorante, bronco-dilatador, antisséptico, antiasmático, cicatrizante, antirreumático, febrífugo e sudorífero. É tradicionalmente conhecido pelo seus benefícios para o sistema respiratório e no tratamento de gripes e resfriados.

Os seus benefícios ao sistema respiratório podem ser relacionados com as altas doses de uma substância chamada cumarina, que possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, abrindo as vias aéreas e agindo no tratamento da tosse, asma, bronquite e outras doenças respiratórias, inclusive gripes e resfriados. Ajuda também a desobstruir as vias aéreas, eliminando muco acumulado.

Além disso, o guaco também é usado na limpeza dos dentes e da boca, o que evita o surgimento de cáries e outras doenças. Nesse caso, fazer um bochecho pode surtir o efeito desejado. O guaco é constantemente utilizado como medicina alternativa natural, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças já em andamento

Como fazer chá de guaco – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de guaco. Aprenda como preparar seu chá de guaco para o máximo em benefícios e sabor: 

1. Receita de chá de guaco

Ingredientes:

  • 1 colher de guaco seco;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver em uma leiteira e adicione o guaco seco. Desligue o fogo, tampe e reserve por aproximadamente 10 minutos. Em seguida é só coar e adoçar com mel. Se for preparar com a planta utilize duas folhas da planta para 500 ml de água.

2. Receita de chá de guaco com gengibre

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 1 limão com a casca separada da parte interna;
  • 1 dente de alho;
  • 1 xícara de gengibre em lascas;
  • folhas de guaco secas ou frescas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com a canela, alho e gengibre. Depois, desligue e adicione o limão e as folhas de guaco. Deixe em infusão por 30 minutos. Sirva.

3. Receita de chá de guaco com eucalipto

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de guaco;
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Adicione o guaco e as folhas secas na água fervente, tampe e deixe repousar durante aproximadamente 15 minutos. Coe e sirva.

4. Receita de chá de guaco com mel

Ingredientes:

  • 8 folhas de guaco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, então adicione as folhas de guaco, desligue, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Adicione mel e sirva.

Como tomar o chá de guaco

Beba duas xícaras ao dia, ou uma colher de chá de quatro em quatro horas, como xarope. Outra dica importante é só fazer o chá na hora que for beber, já que ele não pode ser armazenado por longos períodos. O guaco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na versão fresca ou seca. No caso de usar a fresca, lave bem antes de usar.

Cuidados

O chá de guaco é contraindicado para quem possui doenças de fígado e toma medicamentos anticoagulantes. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar o consumo desse chá. No caso de ser consumido em excesso, pode causar náuseas, aumento dos batimentos cardíacos, hemorragias e vômitos. Vale ressaltar que apesar dos seus incríveis benefícios no tratamento de diversas doenças, ele não substitui o tratamento convencional receitado pelo médico, mas serve como um aliado. Crianças com menos de 1 ano devem evitar também o consumo do chá.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de guaco que separamos acima? Já conhecia a bebida e seus benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (86 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Como Fazer Chá de Guaco – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Sou gestante estou no quarto mês e não posso tomar medicamentos então gostaria de usar o método natural , mas li acima que deve ser evitado . Por qual motivo ?

  2. Tem muita contra indicação!
    Uma vez fiz e tomei…passei mal na hora com tonteira e acelerou batimentos cardíacos! É muito gostoso…mas???

  3. “Outra dica importante é só fazer o chá na hora que for beber, já que ele não pode ser armazenado por longos períodos.” Como você postou receitas para 1l e 500ml de chá, não seria um enorme exagero beber isso de uma vez?

      • Foi-me recomendado Chá de Guaco com Eucalipto (receita para 1litro). Pode definir para mim “longos períodos” (1 hora, 1 dia, 1 semana)?