Como Fazer Chá de Oliveira – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Todos falam como o azeite é saudável para o coração e para a saúde geral, mas você sabe da onde ele vem? As azeitonas e azeite vêm da oliveira, é claro. Você já pensou em consumir as folhas de oliveira preparadas como chás? É uma ótima forma de se beneficiar de suas propriedades para a saúde e boa forma.

Muito tem se falado dessa planta, que é rica em flavonoides, tem potencial antialérgico e anti-inflamatório e ainda é rica em vitamina C, ajudando na prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico. Suas propriedades antioxidantes protegem contra o surgimento de diversas doenças ligadas ao envelhecimento precoce. Quer saber mais dos seus benefícios? Confira e ainda aprenda como fazer chá de oliveira para aproveitar ao máximo todas as suas propriedades para a saúde!

Benefícios do chá de oliveira: Para que serve?

A oliveira já é conhecida há muito tempo por algumas civilizações devido ao seu poder medicinal e por ser considerado um símbolo de divindade em muitas regiões. O azeite de oliva, que vem da oliveira, tornou-se um alimento muito consumido no mundo todo, para regar saladas e para preparo de alimentos também. Porém, pesquisas recentes no segmento mostraram que o chá de oliveira pode ajudar a prevenir uma série de doenças, sendo usado como antioxidante, antimicrobiano, antifúngico e antiparasitário.

O chá é rico em minerais como potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, selênio e zinco, que promovem uma ação revigorante no organismo. O efeito antioxidante ajuda no estímulo do metabolismo e estimula a eliminação de gordura, sendo muito usado com o objetivo de emagrecer. Também sabe-se que diminui problemas de pressão alta, desintoxica organismo de impurezas, alivia sintomas de estresse, fadiga e melhora a digestão e problemas de prisão de ventre, pela grande quantidade de fibras.

Como fazer o chá de oliveira – Receita e como preparar

Veja a seguir a receita mais consumida do chá. Aprenda como preparar chá de oliveira para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Ingredientes:

  • punhado de folhas de oliveira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água em uma panela, quando ferver, tire do fogo, adicione as folhas lavadas e deixe tampado por 1 minuto. Espere esfriar, coe e sirva sem adoçante. Se quiser pode adicionar folhas de hortelã ou casca de abacaxi para dar sabor.

Dicas

Pode-se tomar 4 xícaras do chá por dia, entre as refeições. Consuma morno ou frio e evite adoçar. Como mencionado, se quiser melhorar o sabor da bebida, acrescente hortelã ou casca de abacaxi ou outra fruta da preferência. Você pode preparar com o método acima, ou colocar as folhas secas por um minuto para ferver na água. As folhas secas podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em sites na internet.

O que você achou dessa receita de como fazer chá de oliveira que apresentamos acima? Pretende tomá-lo para aproveitar todos esses benefícios do chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Fazer Chá de Oliveira – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Gostaria de saber quantas folhas de oliveira são necessárias para meio litro de água? Eu já estou a tomar este chá, para baixar a pressão artreial e obtenho resutados positivos. Também noto que me ajuda na digestão, mas tenho receio de colocar muitas folhas, porque todos os medicanmentos têm contra indicaões.
    Gostei imenso de ficar exclarecida à cerca deste chá.
    Tomo-o com receio de me prejudicar, noutras árias da saúde.

  2. gostaria se posso tomar as folhas batida no liquidificador sem precisar passar pela agua feverndo gostaria de saber.

  3. Ouvi muitos comentários positivos sobre o chá de folhas de oliveira, como estou precisando baixar minha pressão sanguínea, estou começando hoje a tomá-lo….