Como Fazer Chá de Quebra Pedra – Receita e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Vamos conferir abaixo como fazer chá de quebra pedra, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá e algumas dicas especiais.

Quebra pedra é uma planta que normalmente nasce em pequenos espaços entre pedras, por isso a origem do nome. Pode ser facilmente encontrada em jardins, calçadas, entre muros, fendas, etc. É conhecido há muito tempo como uma planta medicinal usada para tratamento e cura de diversas doenças.

As tribos indígenas há muito tempo já utilizam essa planta nos preparos de seus chás medicinais. É principalmente famosa por ajuda a dissolver as pedras nos rins. A origem da planta vem da Ásia e Europa, mas se popularizou no Brasil.

Dentre as propriedades, sabe-se que o chá de quebra pedra pode ser usado para tratar problemas e dores de pedras nos rins, cólica renal, infecção respiratória, ácido úrico elevado, catarro, amenorreia, diarreia, problema em próstata, inchaço, falta de apetite, hepatite B. Suas propriedades são diuréticas, anti-inflamatórias, relaxantes, adstringentes e anti-cancerígenas.

Muitos são os benefícios atrelados ao consumo deste chá para a saúde e bem estar. Por conter ácido linoleico, compostos fenoicos, vitamina C, lignanas, flavonoides e outros pode ajudar a manter a saúde em dia e os órgãos funcionando perfeitamente. 

Benefícios do Chá de Quebra Pedra – Para que serve

O chá é usado para tratar infecções urinárias, edema nefrítico, combater bactérias, câncer, conjuntivite, alergias, controlar diabetes, tratar diarreias, infecções de garganta, purificar o fígado e melhorar aftas. O chá de quebra pedra já foi aprovado por diversas pesquisas como sendo benéfico aos rins, por sua propriedade diurética. Porém, não existe nenhuma pesquisa que sustente essa afirmação com embasamento.

Alguns médicos defendem a ideia de que o chá ajuda a prevenir a formação de cálculos renais se administrado de forma correta e outros que nada tem a ver. Os que defendem a ideia acreditam que o chá evita o agrupamento de cristais de cálcio que se juntam para formar os cálculos. Entretanto, nada se sabe sobre sua eficácia em expelir as pedras já existentes.

O chá de quebra pedra, além de poder ajudar no tratamento e eliminação de cálculos renais, tem efeito analgésico, anti espasmos e ajuda a combater a hepatite B. Pode ajudar a emagrecer, por ter efeito diurético. O quebra pedra relaxa os ureteres, possui uma ação analgésica e diurética, facilitando a eliminação dos cálculos, geralmente sem dor ou sangramento. Além disso, aumenta a filtração glomerular e a excreção do ácido úrico. Este mesmo chá também pode ser usado no combate à hepatite B, como analgésico ou aintespasmódico.

Consumir chás pode ser sempre saudável, mas nunca em excesso, pois o exagero no consumo pode levar a perda de minerais importantes, por ser uma bebida altamente diurética.

Como fazer o chá de quebra pedra – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas de chá de quebra pedra. Aprenda como preparar seu chá para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de Chá de Quebra Pedra Simples

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 10 gramas de folhas secas de quebra-pedra.

Modo de preparo:

Para o preparo do chá você deve misturar a água com as folhas secas de quebra-pedra. Coloque as folhas na água, e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por mais 10 minutos. Consuma de duas a três xícaras ao dia. O chá tem gosto amargo, por isso se quiser adoce com mel.

2. Receita de Chá de Quebra Pedra com Folha de Abacate

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas frescas de quebra-pedra;
  • 1 litro de água;
  • 4 folhas de abacate.

Modo de preparo:

Leve as folhas de quebra-pedra e abacate para ferver em 1 litro de água. Quando começar a ferver, espere alguns minutos, desligue e tampe. Deixe descansar por mais 5 minutos e sirva coado.

3. Receita de Chá de Quebra Pedra com Limão

Ingredientes:

  • 20 raízes de quebra-pedra;
  • 2 litros de água;
  • 2 limões espremidos.

Modo de preparo:

Faça a infusão da quebra-pedra na água e deixe ferver por meia hora. Desligue, adicione limão. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Sirva.

4. Receita de Chá de Quebra Pedra com Gengibre

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de folhas secas de quebra-pedra;
  • 1 lasca de gengibre de 4 cm.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, desligue o fogo, adicione as folhas secas e gengibre e tampe para fazer infusão. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.

5. Receita de Chá de Quebra Pedra com Abacaxi

Ingredientes:

  • 4 fatias de abacaxi descascado;
  • 1 punhado de folhas frescas que quebra-pedra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes para ferver junto da água. Talvez seja melhor picar o abacaxi para que solte mais facilmente e desmanche. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Sirva com mel ou puro.

Como consumir o chá de quebra pedra

O chá de quebra pedra deve ser tomado em períodos curtos, por até 21 dias, uma vez que pode ser tóxico. É contraindicado a crianças, mulheres grávidas e em fase de amamentação. Ele pode ser encontrado em casas de produtos naturais.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de quebra pedra e os benefícos que separamos acima? Qual receita você achou mais prática? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (62 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Como Fazer Chá de Quebra Pedra – Receita e Dicas”

  1. Eu comprei o extrato fluído de quebra pedra, mas esqueci de perguntar para a vendedora como usar. Estou sofrendo com pedra nos rins. Como eu uso o extrato fluído?

  2. Gente tomei cha de bucinha boldo canela salsa quebra pedra e outros é nao teve resultado nenhum ate
    Consegui compra cytotec realmente funciona 61981541987

    • O chá é como um tratamento de medicamentos, tem período para funcionar, o alívio é demorado,mas o efeito é muito bom!