Como Fazer Chá de Sene – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O chá de sene é um daqueles chás conhecidos por todos e que já têm muita tradição. Costumeiramente usado como remédio natural para combater prisão de ventre e soltar o intestino, algumas pessoas podem usá-lo também para emagrecer.

O sene é originário da África e também é encontrado com facilidade na Índia e Oriente Médio. Aqui no Brasil, a planta também pode ser encontrada e utilizada pelas suas propriedades laxativas, ajudando a eliminar toxinas e equilibrar o intestino preso. Saiba mais sobre os benefícios do chá, como se dá seu efeito, contraindicações e dicas de como fazer chá de sene para melhores resultados para sua saúde.

Benefícios do chá de sene: Para que serve?

O chá de sene não possui ação termogênica e de aceleração do metabolismo como outros chás, mas acredita-se que pode ajudar a emagrecer devido ao estímulo do funcionamento do intestino, liberando excessos.

O chá de sene, portanto, ajuda diretamente no trânsito intestinal, favorecendo a liberação das fezes, impedindo constipação. Somado a isso ocorre uma diminuição do inchaço abdominal, também ajudando a acabar com gases e cólicas e dando maior sensação de bem estar.

O chá de sene age ao causar uma irritação nas paredes do intestino, dificultando a absorção de água na região. Dessa forma, a água vai para as fezes, que ficam mais líquidas e, com isso, conseguem ser liberadas mais facilmente. Esses efeitos demoram cerca de 10 horas para ter efeito após tomado.

Como fazer o chá de sene – Receita e como preparar

Como fazer chá de sene, afinal? Para preparar esse chá, pode-se usar folhas secas ou frutos. As folhas são mais facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. Aprenda como preparar a receita que você preferir abaixo:

1. Receita de chá de sene simples

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene.

Modo de preparo:

Esquente a água, deixando ferver por 2 minutos, desligue o fogo, acrescente as folhas secas, misture, cubra e deixe abafar por 5 minutos. Espere amornar e sirva. Se quiser melhorar o sabor e evitar cólicas, misture 50 ml de chá de camomila ou erva-doce, para aliviar as contrações do intestino.

2. Receita de chá de sene com hibisco

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
  • 1 colher de sopa de folhas hibisco.

Modo de preparo:

Esquente a água, deixando ferver por 2 minutos, desligue o fogo, acrescente as folhas secas do sene e do hibisco, misture, cubra e deixe abafar por 5 minutos. Espere amornar e sirva. Se quiser melhorar o sabor pode colocar um pau de canela. Um pouco de canela em pó também pode servir.

3. Receita de chá de sene com gengibre e canela

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene;
  • Canela em pau;
  • Gengibre descascado – a porção pode ser equivalente a um ou dois dentes de alho.

Modo de preparo:

Ferva a água. Adicionar o gengibre e a canela e ferver por mais 30 segundos. Tirar do fogo e acrescentar as folhas de sene. Deixar descansar por 5 minutos, mexer e servir-se.

Dicas

Alguns dos efeitos colaterais do chá podem acontecer em algumas pessoas, como dores abdominais provenientes das movimentações do intestino, por exemplo. Nesse caso, pode-se mesclar o consumo de chá de camomila para aliviar o desconforto. Também pode acontecer a perda de potássio e outros nutrientes, devido à eliminação das fezes que muitas vezes pode levar a diarreias, fazendo a pessoa ficar desidratada.

Outro efeito não muito comum, mas que acontece no caso de uso prolongado do chá, é a constipação, pois o intestino se acostuma com o consumo e a ação frequente e pode causar um efeito oposto.

Sobre as contraindicações, sabe-se que crianças abaixo de 12 anos devem evitar o consumo do chá, bem como gestantes, uma vez que pode levar ao aborto natural, lactantes, pessoas com dores abdominais, mulheres em período menstrual, pessoas com problemas gastrointestinais ou que tomam remédio controlado para o coração. O chá de sene não deve ser ingerido de forma contínua – apenas em períodos isolados.

Você encontra as folhas em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. O consumo aconselhado é uma xícara de chá antes de dormir, e não se deve tomar o chá por um período maior que sete dias seguidos.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de sene que separamos acima? Pretende incluí-lo em seu dia a dia para aproveitar os benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Como Fazer Chá de Sene – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Tomo o complexo 46 da Almeida Prado há mais de 20.anos, nos últimos dias ele não tem surtido efeito mais, estou com a barriga inchada e incômodo no abdômen. Vou tomar óleo de rícino pra ver se solta o intestino

  2. Não sei mais oq fazer, meu intestino não funciona por mais que eu faça, mamão ameixa abacate óleo de coco azeite de oliva, bato tudo e tomo todos os dias, mesmo assim não funciona, depois de 3 dias q vou ao banheiro só um vez, que pode estar acontecendo com meu intestino?
    Por favor me ajudem ?

    • Pode ser problema na tireoide, procure um bom endocrinologista. Se estiver em São Paulo procure pelo Dr. Wanderley Amorim, ele é ótimo e com certeza podera ajudar.

    • Estou com o mesmo problema, intestino preso, dores no baixo ventre, virilha. Fiz ultrasson do abdomem, nada foi detectado. O que pode ser? Alguma sugestao?

      • Oi Cida tudo bom ?
        Seu intestino melhorou ?
        O meu ERA igual ao seu.
        Ai fui no proctologista e ele me passou o chá de sene pra tomar dia sim dia não,mudou minha vida.
        Faz pra vc ver como dar resultado
        Vc vai amar.
        Espero ter ajudado.
        Att Kelly.