Especialista da Área:

Como Fazer Chá de Unha de Gato – Receita, Benefícios e Dicas

🕐 20/12/2019

A unha de gato é o nome popular dado à planta Uncaria tomentosa. Trata-se de uma planta da família das trepadeiras, nativa da Amazônia, mas também encontrada em outras partes do mundo com clima tropical como a América Central e outras partes da América do Sul, como Venezuela, Peru, Equador e Bolívia.

É uma planta repleta de espinhos e tem um arbusto que pode chegar a 5 metros de altura. Possui flores brancas com pigmentos amarelados e espinhos que lembram unhas de fato, por isso o nome.

A planta já era utilizada pelos incas na medicina alternativa devido aos seus princípios ativos. Esse conhecimento foi repassado de geração em geração até ser considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das ervas medicinais mais importantes do país.

Vamos conferir agora como fazer chá de unha de gato para aproveitar ao máximo os seus benefícios e propriedades para a saúde e boa forma.

Benefícios do chá de unha de gato: Para que serve?

Muitos são os usos da planta com propriedades curativas e preventivas. A presença dos alcaloides oxindólicos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Também é utilizada há anos para tratamento de úlceras intestinais, artrite e gastrite, além de acelerar a cicatrização de feridas. Também tem propriedades antivirais e anti-inflamatórias.

Algumas pesquisas também consideram a planta importante como antialérgica, antitumoral, antibacteriana e antiviral. Sabe-se que foi utilizada para tratar cirrose, gonorreia, diarreia, dores musculares e fungos.

As condições médicas que podem ser tratadas com a planta são: reumatoide, cistite, tumores metastásicos, gastrite, sinusite, viroses, úlceras, diabetes, asma, herpes genital e zoster, inflamações e convalescença.

Os princípios ativos da planta são: Alcaloides (rinocofilina, isorincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, F-mitrafilina, hirsuteína, hirsutina, dihidrocorianteína, isopteropodina, A, pteropodina, speciofilina e uncarina), Polifenóis, Procianidinas A, B1 e B4, Glicosídeos e triterpenos do ácido quinóvico, Fitosteróis, B-sitosterol, Estigmasterol, Campesterol.

Como fazer o chá de unha de gato – Receita e como preparar

Se estiver interessado em preparar a bebida em casa, acompanhe a receita abaixo. O ideal é não adoçar nem com adoçante e nem mesmo mel, pois pode interferir nas propriedades benéficas da planta.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas trituradas de unha de gato;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água adicione as folhas de unha de gato e deixe ferve por 4 minutos. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba sem adoçar. Pode tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Dicas

Não deve ser ingerida a unha de gato durante a gravidez, lactação e por crianças menores de 3 anos. Também é contraindicado seu consumo dois dias antes ou depois da realização da quimioterapia. Pessoas com alergia à planta devem evitar, bem como aqueles com problemas de estômago, transplantados, portadores de doenças autoimunes, esclerose múltipla ou tuberculose.

Aqueles que têm histórico de úlcera péptica ou cálculos biliares devem ter extremo cuidado com esta planta, devido à mesma estimular secreções ácidas do estômago. Não é aconselhável que pessoas que sofram com problemas de coração a consumam, pois suas propriedades potencializam os efeitos hipertensivos. Pessoas que fazem uso de remédios controlados também devem evitar. Pode causar hipotensão e falência renal aguda, e em excesso a planta pode provocar diarreia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessa receita de como fazer chá de unha de gato? Você pretende consumi-lo regularmente para aproveitar seus benefícios e propriedades? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (60 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...

7 comentários em “Como Fazer Chá de Unha de Gato – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Sou adepto de medicina natural. Fiz uso recente de chá de Oliveira para hipertensão, durante trinta dias, sem resultado. Assistindo seu vídeo sobre unha de gato, achei muito interessante, pois tenho artrite e vou usá-lo

  2. Quem tem doença autoimune não pode tomar? Como se o pouco ei li aí que é bom pra quem tem artrite reumatoide!! Não entendi isso?

  3. Tenho utilizado as batatinhas da planta na proporção de duas a três batatinhas em infusão de um litro de vinho tinto, seco, obtendo excelentes resultados. Este modo de preparo está correto ?
    Com agradecimentos,
    Milton

Deixe um comentário