Como fazer queijo cottage caseiro com 3 ingredientes

Especialista da área:
atualizado em 11/10/2021

É bem provável que você já tenha escutado que o queijo cottage é uma das melhores opções de queijos magros para a dieta. Ao mesmo tempo, é possível que tenha se assustado com o preço do produto. Outra possibilidade é que não tenha achado um de boa qualidade na sua cidade.

Entretanto, isso não significa ter que desistir da ideia de utilizar o alimento nas suas refeições. Afinal, você sempre pode aprender como fazer o seu próprio queijo cottage caseiro para usar no dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Que tal conhecer uma receita do tipo? Para preparar o cottage caseiro que vamos apresentar hoje, você vai precisar de apenas três ingredientes: leite integral do tipo A, suco natural do limão e sal a gosto.

Com a sua versão caseira do alimento em mãos, você pode fazer várias receitas com queijo cottage, como um suflê fit ou um rondelli de abobrinha low carb

Tente preparar hoje mesmo o seu queijo cottage caseiro! O passo a passo da receita está logo abaixo:

Cottage caseiro

Como fazer queijo cottage caseiro

Aprenda a fazer o seu próprio queijo cottage. Com apenas três ingredientes!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 45 mins
Tempo de Espera 15 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Acompanhamento
Rendimento 5
Calorias 127 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Peneira
  • Pano de algodão fino
  • Tigelas
  • Recipiente hermético

Ingredientes
  

  • 1 litro leite integral tipo A
  • ¼ xícara limão (suco espremido da fruta na hora)
  • sal a gosto

Instruções
 

  • Esprema o suco do limão e coe até atingir ¼ de xícara. Reserve.
  • Ponha o leite em uma panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, desligue o fogo, adicione o suco do limão e misture delicadamente.
  • Deixe o ácido do limão agir por aproximadamente cinco minutos, até talhar. Isto é, até o leite formar grumos com uma parte sólida branca bem visível, imersos em um líquido de coloração levemente amarelada.
  • Caso demore muito para isso acontecer, ligue o fogo e deixe ferver novamente. Então, desligue o fogo e aguarde mais alguns minutinhos até finalmente talhar.
  • Forre uma peneira com um pano de algodão fino e ponha em uma tigela funda. Despeje o leite talhado na peneira e deixe na geladeira por 30 minutos para drenar. Mas, não deixe ressecar: o queijo deve ter um pouco de soro para que fique cremoso.
  • Após esse tempo, passe o queijo drenado para uma tigela e tempere com sal. Guarde o queijo em um recipiente hermético dentro da geladeira.

Notas

  • O queijo cottage caseiro pode ser feito com o leite UHT (de caixinha), porém, a sua consistência será diferente: ele ficará mais firme e seco. Neste caso, recomenda-se deixar drenar por menos tempo na geladeira.
  • O cottage caseiro dura até três dias na geladeira quando guardado dentro de um recipiente com fechamento hermético.
  • A receita todinha rende uma xicara ou aproximadamente 250 gramas. Assim, cada porção dá 50 gramas de queijo cottage.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Como fazer queijo cottage caseiro
Quantidade por Porção
Calorias 127 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 25mg8%
Sódio 86mg4%
Potássio 324mg7%
Carboidratos 11g4%
Fibras 1g4%
Açúcar 10g
Proteína 7g14%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave queijo cottage, queijo cottage caseiro
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário