Benefícios do Queijo Cottage – Como Fazer em Casa!

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Antioxidante, aliado da saúde do coração e amigo da boa forma: conheça os benefícios do queijo cottage e veja como fazer!

O queijo cottage é uma variedade entre os queijos frescos, de sabor levemente ácido, cor branca, textura granulada e baixas calorias. É um alimento saudável que ajuda a eliminar o peso, mas também auxilia no ganho de massa muscular. Ele é rico em vitaminas do complexo B e proteínas, além de ser um queijo mais magro. O fato dele não precisar ser curado ou salgado faz com que seus índices de proteína e cálcio sejam bem melhores, enquanto os teores de sódio e gordura são baixos.

Rico em vitaminas de complexo B, proteínas e com baixíssimo teor de gordura, o queijo cottage também tem diversos nutrientes como, por exemplo, o cálcio. Como tem pouca gordura, apresenta baixo teor de sódio e é nutritivo, o queijo cottage se torna uma opção muito saudável de queijo para a sua dieta.

Para que serve o queijo cottage?

Estudos e pesquisas a respeito da composição do alimento têm apresentado os benefícios do queijo cottage. Conheça para que serve o ingrediente:

  • Fonte de nutrientes;
  • Auxílio à construção muscular;
  • Auxílio à perda de peso;
  • Auxílio à redução de gordura abdominal;
  • Fonte de cálcio;
  • Saúde do coração;
  • Ação antioxidante.

Informações nutricionais

Em cada 100 gramas de Queijo Cottage (4 colheres de sopa), teremos, em média:

  • Calorias – 98 kcal
  • Carboidratos – 3,4 g
  • Proteínas – 11 g
  • Gorduras – 4.3 g
  • Gordura saturada – 1,7 g
  • Gordura poli-insaturada – 0,1 g
  • Gordura monoinsaturada – 0,8 g
  • Sódio – 364 mg
  • Potássio – 104 mg
  • Fibras – 0 g
  • Açúcar – 2,7 g
  • Vitamina A – 140 UI
  • Vitamina D – 3 UI
  • Vitamina B12 – 0,4 µg
  • Cálcio – 83 mg
  • Magnésio – 8 mg
  • Ferro – 0,1 mg

Em algumas versões, ainda podemos ter um pouco mais de proteínas e menos gordura e carboidratos.

Benefícios do queijo cottage: saiba como usar!

Hoje podemos criar diversas combinações nutritivas e saborosas com o ingrediente, de sobremesas a saladas sofisticadas.

Algumas sugestões de receitas para incluir o queijo cottage incluem: panquecas, saladas de vegetais ou de frutas, granola, substituto do creme de leite, smoothies, torradas, molhos, assados, sanduíches e ovos mexidos. Conheça as receitas para emagrecer feitas com queijo cottage.

A seguir, aprenda a fazer o seu próprio queijo cottage em casa:

  • Providencie um litro de leite, vinagre e sal;
  • Leve o leite para ferver. Quando iniciar fervura e começar a subir, apague o fogo e vá adicionando o vinagre às colheradas, uma a uma, até que esse leite talhe. Evite colocar vinagre demais;
  • Deixe essa massa em repouso por 15 minutos. A seguir, com o auxílio de uma peneira, coe a massa. Coloque o sal, em pouca quantidade. Leve a uma vasilha e pronto! Seu queijo cottage já poderá ser consumido. Guarde o restante em geladeira, em recipiente tampado, por no máximo sete dias;
  • O rendimento e as calorias vão depender da gordura do leite utilizado: integral, semidesnatado ou desnatado. Escolher um leite menos gorduroso como as versões semidesnatadas ou desnatadas te garante um queijo mais saudável e que vai te ajudar a perder peso.

O queijo mais magro

Vamos entender comparativamente, a partir da tabela abaixo, por que o Cottage é o queijo mais magro à venda.

Queijos (porção de 30 g)kcalGorduras (%)Colesterol (mg)
Tipo Minas frescal7516 a 1810
Muçarela8520 a 2425
Ricota508 a 1215
Cottage300,5 a 45
Queijo fundido10024 a 3225
Tipo prato10528 a 3225
Requeijão10524 a 3635

Comparado a outros queijos:

É o queijo preferido pelos fisiculturistas, graças ao seu alto teor de caseína. Entre os queijos light e/ou de baixo teor de gordura, é o que apresenta melhor digestibilidade.

Seu sabor suave, ligeiramente ácido, agrada facilmente a quase todos que o consomem, inclusive crianças e idosos.

É altamente rentável quando comparado a outros produtos lácteos, permitindo, inclusive, uma melhor utilização das matérias-primas.

Fontes e Referências adicionais:

Você tem alguma receita com queijo cottage para compartilhar? Como você gosta de incluir o queijo cottage no seu dia-a-dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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11 comentários em “Benefícios do Queijo Cottage – Como Fazer em Casa!”

    • Sou agricultora, cresci tirando leite de vacas,o Verdadeiro, queijo cottage,e feito com leite integral deixado. De um dia p/ outro fora da geladeira aos quais as bacterias. Boas irao agir., e acidificar o leite,deixando.o coalhado, dai e so aquecer ele mexendo ele e quando estiver a uns 45 graus ou q tu ponha seu dedo e sinta q esta aquecido..despeje tudo em um saco ou em um pano de prato. Cuidando p/ q so passe o soro, depois junte os cantos do pano formando uma trouxa deixando por um tempo escorer…o soro…depois so consumir, com um pouco de sal ..a gosto…claro q pode ser pasteurizado tmbm o leite primeiro de todo processo. E tmbm se desnatado. Rende mais. E ficara mais leith bom apetite…

  1. Bom dia!
    Fiz com 1 litro de leite integral, 4 colheres de sopa de vinagre de álcool e 1 colher de chá rasa de sal. Ficou muito bom. Rendimento de 230 gr.

  2. Qual o leite devo usar para fazer o queijo cottage pode ser leite de caixa ou pode ser o leite em pó preparado?