Como Fazer Uma Dieta Detox Simples – Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

A dieta detox (abreviação para a palavra desintoxicação) é um procedimento que visa a eliminação de toxinas do organismo, que podem ser obtidas através da alimentação ou do meio ambiente.

Uma dieta detox simples pode minimizar a quantidade de substâncias químicas ingeridas, promove o consumo de alimentos que oferecem vitaminas, nutrientes e antioxidantes fundamentais para o processo de desintoxicação e ainda incentiva a ingestão de alimentos que possuam fibras e água, para eliminar as toxinas a partir do aumento da urina e do funcionamento do intestino.

O que pode

O primeiro passo para realizar uma dieta detox simples é conhecer os alimentos que podem aparecer no cardápio e os que devem ser evitados.

Entre as comidas permitidas em um plano de alimentação da dieta estão frutas como maçã, banana, pêra, laranja, manga, kiwi, morango, melão e abacaxi. Elas podem aparecer em forma de suco natural, frescas, congeladas, secas e em conserva. Para acompanhar o consumo das frutas, uma dica é usar a aveia.

Vegetais frescos, congelados ou conservados em água sem a adição de sal como cenoura, brócolis, cogumelo, pimenta, tomate e cebola também são permitidos numa dieta detox simples.

Todos os tipos de batata são permitidos, assim como os grãos e as lentilhas, mesmo se estivem secos ou conservados em água.

Arroz integral e peixe fresco são dois outros itens que a dieta abrange e que podem aparecer juntos em uma refeição como o almoço, por exemplo. Bolos de aveia e arroz também fazem parte do cardápio.

Outros alimentos como nozes e sementes sem sal, como as de abóbora e girassol, iogurte natural, óleo extra virgem, vinagre balsâmico, alho, gengibre, ervas frescas, mel, pimenta preta moída e chás de ervas ou frutas podem ser inclusos numa dieta detox simples.

Durante a ainda é necessária a ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente.

O que não pode

Agora que já conhecemos tudo o que o cardápio deve abranger, vamos conhecer o que não pode – de jeito nenhum – fazer parte da alimentação de uma dieta detox simples.

Carnes vermelhas, frango, peru e alimentos à base de carne como hambúrgueres, salsicha e linguiça estão excluídos do plano alimentar, assim como o leite, queijo e ovos.

Manteiga e margarina e comidas que contenham proteína em sua composição como pão, bolos, tortas, biscoitos e bolachas também ficam de fora da lista.

Alimentos salgados em geral, salgadinhos, chocolates, doces, geléia, comidas processadas e pré-prontas não podem ser consumidas durante a realização de uma dieta detox simples.

Molhos, maionese, picles e molho para saladas comprados prontos são acompanhamentos que devem ser evitados. Bebidas alcoólicas, café e bebidas com gás, mesmo que sejam diet são outras que não podem ser ingeridas.

Sugestão de cardápio

Para facilitar a visualização do que pode e do que não pode ser consumido numa dieta detox simples, vamos trazer aqui alguns exemplos de pratos que podem aparecer no seu cardápio. Para ver mais opções de cardápio não deixe de conferir o artigo abaixo.

Café da manhã

O café da manhã de alguém que esteja realizando a dieta detox simples precisa ter pelo menos 50% de frutas ou vegetais.

Para começar o dia, a pessoa pode preparar um mingau feito com banana, iogurte natural e mel de acompanhamento. Outra opção é consumir uma bebida como o chá na parte da manhã. A sugestão é preparar uma medida de 200 ml de chá verde.

Caso sinta fome durante o intervalo entre o café da manhã e o almoço, você pode se alimentar com uma fruta como a pêra ou o kiwi.

Almoço

Um almoço que obedece a dieta costuma ter de 60 a 80% de vegetais, de preferência crus, e de 20 a 40% de folhas.

Para a hora do almoço, dá para investir em uma refeição mais leve como uma sopa de vegetais ou de lentilha acompanhada de bolinhos de aveia. Outra opção é a salada feita com abacate, tomate, manjericão fresco e pimenta-do-reino com o acompanhamento de bolinhos de arroz.

Jantar

Para o jantar, a recomendação é que o prato possua de 60 a 80% de vegetais.

Você pode preparar um pouco de arroz integral e escolher alguns vegetais para fritar e acompanhar o alimento. Algumas opções são cebolas, cogumelos e brotos de bambu feitos com óleo de oliva, alho e gengibre.

Também dá para consumir um prato com vegetais cozidos a vapor, batata assada, acompanhados de um filé de salmão.

Lanchinhos

Existem várias opções para quando bater a fome entre uma refeição e outra. Pode ser uma fruta fresca como o melão ou o abacaxi ou uma seleção de frutas de sua preferência – que caibam na dieta detox, é claro – em uma salada fresca.

Outra alternativa é um iogurte natural misturado com mel ou um punhado de nozes ou sementes sem sal. Para diferenciar um pouco, a pessoa pode preparar chips de brócolis ou ingerir um suco verde detox.

Vale lembrar aqui que esse é apenas um exemplo de cardápio. A melhor maneira de montar um plano de alimentação para emagrecer é sempre com a orientação de um profissional especializado que levará em consideração a realidade de seu corpo e suas necessidades.

Além disso, é esse profissional que irá determinar o número de calorias que devem ser ingeridas por dia e assim ficará mais fácil montar o cardápio personalizado da sua dieta detox.

Prós e contras

Se por um lado, pessoas que fazem uma dieta detox simples podem ter benefícios como a melhora da energia no organismo, clareamento da pele, regulação do funcionamento do intestino e evolução na concentração, por outro lado, ela também pode trazer alguns efeitos colaterais como dor de cabeça, diarréia, constipação, cansaço, perda de peso, irritação, acne e fome.

Além disso, mulheres grávidas ou que ainda estejam no período de amamentação e crianças não podem se alimentar com base na dieta detox. Já as pessoas com problemas de saúde relacionados ao rim só podem realizar a dieta sob supervisão médica.

Alguns críticos da dieta afirmam que não existe a necessidade de submeter o organismo à dieta para se desintoxicar, devido ao fato de que o próprio corpo humano pode se desintoxicar sozinho sem ajuda. Outra justificativa é que o organismo já evoluiu para eliminar as substâncias químicas presentes nele sem precisar de nenhuma assistência extra.

Você conhece alguém que tenha feito uma dieta detox simples e conseguiu emagrecer? Você tem vontade de fazer uma dieta dessa? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “Como Fazer Uma Dieta Detox Simples – Cardápio e Dicas”

  1. Amei essa dica: Café da manhã
    O café da manhã de alguém que esteja realizando a dieta detox simples precisa ter pelo menos 50% de frutas ou vegetais.
    Para começar o dia, a pessoa pode preparar um mingau feito com banana, iogurte natural e mel de acompanhamento. Outra opção é consumir uma bebida como o chá na parte da manhã. A sugestão é preparar uma medida de 200 ml de chá verde.
    Caso sinta fome durante o intervalo entre o café da manhã e o almoço, você pode se alimentar com uma fruta como a pêra ou o kiwi.