Como Ouvir Música Pode Impulsionar um Treino de Alta Intensidade HIIT

Um exercício intenso, altamente exigente, tem muitos benefícios para a saúde, mas pode ser fisicamente desagradável, o que impede muitas pessoas de começar ou aderir a um programa de exercícios intensos.

Um novo estudo encorajador, no entanto, sugere que ouvir música enquanto faz exercícios extenuantes tornar-os mais fáceis e pode motivar as pessoas a irem mais longe do que imaginavam que podiam.

Destaque para o HIIT

O exercício que exige bastante esforço, especialmente na forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), tem interessado muitos cientistas e praticantes de exercícios nos últimos anos. O HIIT consiste em breves períodos de exercício intenso intercalados com períodos de descanso. Estudos anteriores demonstraram que sessões de 15 ou 20 minutos de treinamento intervalado melhoram a aptidão das pessoas e reduzem o risco de muitas doenças crônicas tão eficazmente quanto treinamentos de resistência moderada e contínua por períodos mais longos.

Em outras palavras, o treinamento intervalado de alta intensidade promete grandes benefícios para a boa forma em um investimento de tempo pequeno.

Os desafios

Mas para muitos que já experimentaram até mesmo este tipo de exercício, o tempo, por mais curto que seja, é doloroso. Muitas pessoas acham a experiência “aversiva”, disse Matthew Stork, um estudante de pós-graduação da Universidade McMaster, em Hamilton, Ontário, que liderou o novo estudo, publicado em Medicine & Science in Sports & Exercise.

Stork e seus colegas, que conduziram muitos estudos sobre HIIT, perguntaram-se se seria possível encontrar maneiras de modificar as percepções das pessoas sobre quão pouco eles estavam curtindo o momento exercício. Eles sabiam que não é possível reduzir a intensidade substancialmente sem reduzir os benefícios fisiológicos. Mas talvez poderia alterar a percepção das pessoas sobre a dificuldade.

Ele e seus colegas pensaram imediatamente na música.

A música como forma de melhorar o desempenho

Muitos estudos anteriores descobriram que ouvir música muda a experiência das pessoas no exercício, com a maioria das pessoas relatando que ouvir músicas enérgicas faz um treino parecer mais fácil e menos monótono.

Mas esses estudos tinham geralmente estudado exercícios de resistência padrão, como 30 minutos ou mais de corrida contínua ou ciclismo. Poucos examinaram o efeito que a música poderia ter durante exercícios intervalados de alta intensidade, em parte porque muitos cientistas acreditavam que ruído fisiológico que bombardeia as pessoas de seus próprios músculos e pulmões durante os intervalos tornaria a música imperceptível, e qualquer efeito insignificante.

Veja também: Como as Músicas Afetam Seu Desempenho na Academia

O estudo da música com treino HIIT

Mas Stork não estava convencido. Desta forma, ele recrutou 20 voluntários adultos jovens, saudáveis, nenhum dos quais anteriormente tinha lidado com treinamentos intervalados de alta intensidade. Então, ele os trouxe para o laboratório e os fez aprender a se exercitar intensamente.

O regime de exercícios que os voluntários seguiram foi bastante simples. Usando bicicletas ergométricas, eles completaram quatro sessões de 30 segundos do que os pesquisadores chamam de pedalada “total”, na maior intensidade que cada voluntário poderia suportar. Cada sessão de 30 segundos foi seguida por quatro minutos de recuperação, durante os quais os voluntários podiam pedalar suavemente ou descer da bicicleta e sentar ou andar.

Ao longo de todos os intervalos, enquanto isso, os cientistas acompanhavam a diminuição da potência de pedalada dos voluntários e perguntavam o quão difícil o exercício parecia e se eles estavam se divertindo ou não.

Após esse treino, os voluntários se sentaram e listaram suas músicas favoritas, que os pesquisadores baixaram e usaram para criar listas de reprodução personalizadas para cada um deles.

Então, cada voluntário voltou mais duas vezes para o laboratório, em duas sessões adicionais de HIIT. Durante uma delas, eles ouviram a lista de reprodução escolhida. No outro, não ouviram nenhuma música.

Depois, os pesquisadores compararam novamente a potência de pedalada dos voluntários e relataram seus sentimentos sobre a dificuldade do treino.

Todos os voluntários relataram que os treinos haviam sido difíceis. Na verdade, seus sentimentos sobre a dificuldade do treino eram quase idênticos, estivessem eles ouvindo música ou não.

O interessante é que a diminuição da potência de pedalada tinha sido substancialmente menor quando eles estavam ouvindo música. Pedalavam muito mais ferozmente do que sem música. Mas eles não acharam esse esforço mais desagradável.

Sem música, o treino os atingiu como o equivalente a 8 ou mais em uma escala 0 a 10 de “desagradabilidade” (com 10 sendo insuportável). Com a música, cada treino ainda permanecia em cerca de 8 ou mais para os voluntários, mas eles estavam se exercitando muito mais intensamente a cada pique de 30 segundos. A intensidade aumentou, mas não o desconforto.

Questionados pelos cientistas ao final do experimento, todos os 20 voluntários disseram que se eles fossem praticar o treino intervalado por conta própria após o estudo, eles definitivamente iriam ouvir música para se motivar durante o treino.

Como a música afeta o desempenho e as percepções durante o exercício intenso ainda não está claro, disse Stork, mas provavelmente envolve “respostas de excitação”. O corpo responde ao ritmo da música com um impulso fisiológico que o prepara para as exigências dos intervalos.

As pessoas também podem recorrer à música na esperança de ignorar as insistentes mensagens de desconforto do seu corpo. A música não pode, é claro, anular essas mensagens, disse Stork, mas pode silenciá-las e fazer você mais propenso a continuar o treino após outra sessão de intervalo.

Você mesmo já percebeu que ouvir música pode ajudar a praticar exercícios de maior intensidade? Tem o costume de ouvir que tipo de música enquanto se exercita? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário