Como Perder Peso Sem Ficar Com Excesso de Pele

Especialista:
atualizado em 14/12/2017

Para quem sofreu durante boa parte da vida com o peso acima do ideal, perder todos aqueles quilos que estavam sobrando e conseguir manter a nova boa forma é certamente uma grande vitória. Entretanto, em alguns casos, depois do emagrecimento pode aparecer um novo incômodo em relação à aparência: o excesso de pele, que acontece especialmente quando uma quantidade muito grande de peso é eliminada e/ou quando a pessoa que emagreceu já é mais velha.

Por mais que seja possível resolver o problema com um procedimento cirúrgico, nem todas as pessoas possuem condição financeira para arcar com os valores desse tipo de operação, que custa entre R$ 15 e R$ 20 mil em consultórios particulares.

O jeito, então, para evitar o excesso de pele, pode ser prevenir o seu surgimento logo no início do processo de perda de peso. Vamos apresentar então algumas táticas que podem ajudar a emagrecer sem ficar com a indesejada pele sobrando no corpo. Confira a seguir:

1. Vá devagar

A recomendação da maioria dos especialistas de nutrição é que não sejam eliminados mais de 450g a 900g do peso corporal semanalmente. Isso pode parecer um balde de água fria para os mais apressados que não aguentam esperar para ter o corpo dos sonhos, mas vale a pena ter paciência.

É que permanecer dentro desse limite não somente garantirá a manutenção do peso perdido como também ajudará a pele a acompanhar o processo de perda de peso, sendo capaz de diminuir junto com a gordura que é eliminada.

Há ainda o fato de que quando o ritmo de perda de peso é muito alto existe um risco maior que além de eliminar gordura a pessoa também sofra com a perda de massa muscular. E não tem jeito: emagrecer mais de 3,5 a 4,5 kg mensalmente irá inevitavelmente acarretar em perda muscular.

2. Exercite-se

Conforme o peso vai indo embora, você precisa arranjar uma maneira de manter ou construir massa magra em seu corpo, enquanto a gordura é eliminada. Os exercícios aeróbicos colaboram com o processo de queima de gordura. Já o treinamento de fortalecimento é importante para o crescimento dos músculos, que ocuparão o lugar que uma vez foi das gorduras abaixo da superfície da pele.

3. Coma bem

Se por um lado simplesmente reduzir a quantidade de calorias ingeridas até pode fazer com que você emagreça, perder peso seguindo uma dieta de qualidade é algo que também auxiliará a saúde da sua pele.

A recomendação do personal trainer e escritor Tom Venuto é consumir ácidos graxos essenciais, que colaboram com o crescimento muscular. Eles podem ser encontrados em peixes, abacate, castanhas, nozes, linhaça, semente de abóbora e avelãs, por exemplo.

Ele indica também o uso de suplementos alimentares que fornecem essas substâncias, como óleo de peixe ou óleo de linhaça. Completar a dieta com multivitamínicos é outra opção a considerar, tendo em vista que ao seguir um regime alimentar fica complicado assegurar que as doses apropriadas desses nutrientes sejam consumidas.

Escolha um medicamento que ofereça as vitaminas A, do complexo B, C, E e K, que são fundamentais para a saúde da pele, e não deixe de conversar o seu médico de confiança para escolher o suplemento mais adequado a você e sua saúde.

Além disso, é importante incluir frutas e vegetais que possuem antioxidantes e alimentos como tomate, coco e pepino, que contribuem para a elasticidade da pele. Outra boa alternativa é a beterraba, que contém um carotenoide chamado licopeno, que aumenta a produção de colágeno e evita a flacidez na pele.

É aconselhável incluir soja, vegetais de coloração verde escura, frutos do mar, nozes sem sal e alimentos ricos em vitamina C para aumentar o colágeno da pele e fortalecer a sua elasticidade.

Também é essencial consumir uma alta quantidade de proteínas na dieta. Esse nutriente é responsável pelo crescimento e reparação dos músculos e a sua ingestão elevada ajudará na prevenção de perda de massa magra.

Queijo cottage, carnes magras e nozes são uma fonte de proteínas interessantes porque possuem o aminoácido (substância que faz parte da composição das proteínas) leucina, que ao ser aliado com a dieta e os exercícios físicos ajuda a obter uma tonificação muscular mais acelerada e a firmar a pele flácida. Para quem tem mais de 40 anos, a opção poder ser tomar um suplemento que contenha o aminoácido.

Em relação à frequência das refeições, a orientação é comer pequenas porções várias vezes ao dia, no lugar de se alimentar com grandes quantidades de comida em poucas ocasiões. Isso porque a primeira alternativa impedirá que o nível de açúcar no sangue oscile demais e aumentará o ritmo do metabolismo, fazendo com que mais gordura, em vez de massa muscular, seja queimada.

4. Beba bastante água

Beber uma boa quantidade de água todos os dias é importante porque a epiderme, a camada mais superficial da pele, é composta principalmente por água. Isso quer dizer que ingerir uma boa taxa do líquido ajuda a pele a ficar mais dura.

Por outro lado, a desidratação faz com que a pele perca a sua elasticidade. Pior ainda se você ficar desidratado por períodos muito longos, pois a pele pode não conseguir recuperar o que foi perdido.

5. Esfolie a sua pele

Esfoliar a pele diariamente com uma escova de cerdas estimula a circulação da pele, o que ajudará a levar os nutrientes essenciais até ela e a melhorar a qualidade de seu colágeno e elasticidade. Com isso, sua habilidade de acompanhar o ritmo do emagrecimento também será maior.

Outro fator que ajuda a melhorar a circulação da pele é receber toda semana uma massagem feita com movimentos de afloramento, que são realizados com a palma da mão e polpa dos dedos.

6. Evite o cigarro e a exposição ao sol

Tanto a utilização do cigarro quanto o hábito de se expor ao sol prejudicam a elasticidade da pele e diminuem a sua eficiência para acompanhar a eliminação de peso.

7. Espere

Realmente parece muito complicado ter que conviver com o excesso de pele durante um tempo, mas é possível que depois de determinado período ela diminua. Quem garante isso é o personal trainer Tom Venuto, que afirmou conhecer casos de pessoas que depois de um ou dois anos de terem eliminado bastante peso e que continuaram com os hábitos saudáveis, perderam a pele que estava sobrando no corpo.

Por que as pessoas ficam com excesso de pele depois de perder muitos quilos?

A pele humana abriga dois tipos de tecido debaixo de si: o adiposo (gordura) e o muscular. Esses dois tecidos ficam pressionados contra a superfície da pele, o que faz com que ela permaneça esticada e tensa antes do peso ser eliminado.

Quando a gente ganha peso, a pele precisa aumentar de tamanho para que possa abrigar a gordura extra que surgiu no nosso corpo e é aí que se iniciam os problemas em relação ao excesso de pele. É que depois que a gordura em excesso é eliminada, a superfície da pele continua do mesmo tamanho.

No entanto, como não existe a necessidade de que ela abrigue a mesma quantidade de tecido do que antes, inevitavelmente sobrarão alguns espaços em sua área, o que origina aquele aspecto de “pele solta”.

Há ainda que se pensar no papel que os exercícios físicos exercem na construção do corpo durante e após o processe de emagrecimento. Isso porque o corpo humano é formado em 50% de sua composição por músculos, o que contribui para estabelecer seu formato e contorno.

Se durante o emagrecimento a pessoa se dedica a esculpir os seus músculos, a pele consequentemente terá o que abrigar no lugar da gordura que foi ou está sendo perdida e ficará firme. Porém, quando isso não acontece, ela não tem o que segurar e se torna flácida.

É por isso que não dá para se dedicar somente aos exercícios aeróbicos. Apesar deles promoverem a perda de gordura, eles também causam a eliminação de massa muscular, o que acarretará na diminuição dos tecidos que a pele precisa segurar e fará com que parte de sua área fique sobrando.

Como já mostramos nas dicas anteriores, dedicar-se a treinos de fortalecimento é importante para evitar essa perda muscular e assim prevenir que a pele fique sobrando depois que a gordura for eliminada.

Não existe um padrão determinado em relação à quantidade de pele que sobra depois de uma perda de peso excessiva; isso varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, total de peso adquirido ou eliminado, total de massa muscular e questões genéticas.

Você conhece alguém que ficou com excesso de pele depois de uma perda de peso expressiva? Tem medo de que isso possa acontecer com você também? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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33 comentários em “Como Perder Peso Sem Ficar Com Excesso de Pele”

  1. Oi .. Eu também quando nova não tive este problema ,pois se sabe que a pele se regenera quando se é novo.Mas qdo estava com 35 anos perdi 20 kg em 2meses e minha pele ficou consideravelmente flácida. Então o que posso te dizer que aprendi hoje:emagreça devagar 4kg máximo por mês,uma alimentação boa ,exercícios e caminhada sempre para não ter este problema que eu tive.

  2. (Alimentos ricos em proteína)
    Frango
    Peixe
    Batata doce
    Ovos

    Último dos recursos se não conseguir bater seus macros durante o dia pode substituir por um whey low carbo mais tradicional whey isolado.

  3. Sofro com muito com meu corpo atual e tenho muita vergonha do meu corpo principalmente na praia…É muito constrangedor ver as pessoas olhando. Sempre estou em buscas de soluções para isso e esse artigo me ajudou a entender melhor o problema, tenho que começar uma dieta o mais rápido

  4. Olá! Tenho 18 anos e a minha história com a balança é longa.
    Resumidamente, quando tinha 14 anos decidi emagrecer. Na época tinha 95 kg e 1,78 m, cheguei aos 72kg em 4 meses. Nesse processo não fiquei com excesso de pele. No entanto, voltei a ganhar massa, fiquei 1 ano e uns 9 meses magro. Hoje tenho 108kg e 1,82 m. Já emagreci dois kilos, levando em conta o meu passado, tenho grandes chances de ficar com excesso de pele? Pretendo ficar com 80kg
    Obs: no meu emagrecimento anterior não fiz exercícios, apenas uma dieta com baixas calorias.

  5. Há quatro meses eu pesava 137kg dai comecei dieta e atividade físicas e já eliminei 25kg estou com 111kg (me pesei hoje), até o momento não notei nenhum excesso de pele, mas pelo o que li na matéria, já sigo esses passos a bastante tempo e tomo colágeno também, então acredito que associar todas as dicas do post e emagrecer em um ritmo mediano ajuda bastante a evitar o excesso de pele… Mas vamos lá, ainda preciso perder 41kg (minha meta é 70kg).

  6. boas a um ano atras pesava 139 kg agora tenho um peso de 83 kg e tenho pele em excesso em alguma partes do corpo, ando muito a pê faço corridas por dia cerca de 20 a 30 minutos sera que com o tempo as peles vão desaparecer..

  7. Boa noite, tenho 19 anos, 1,77 de altura e pesava 107 kg.Depois de 1 mês estou pesando 98 kg faço academia 3 vezes por semana e aeróbico 2 ( as vezes faço um HIIT). Queria. Chegar aos 80 kg até dezembro. Corro muito risco de ficar com pele extra ou flácido?
    Obs: tenho algumas estrias na região da cintura

    • Isso depende muito de pessoa para pessoa. Não dá para dizer se ficará, mas geralmente uma perda de peso com maior volume deixaria pele extra.

    • Boa noite, eu tinha 125 kg e com dieta e exercícios em 4 meses estou com 104kg e continuo firme pois quanto mais perde melhor fica a disposição para prática de exercícios porém, estou com muitas estrias na região abdominal, nádegas, embaixo dos braços e lateral nas costelas e sim já tenho muita pele flácida no abdômen pois reduzi de 124 cm para 108cm a circunferência mas estou feliz prefiro as estrias do que a vida que tinha antes.

  8. Boa noite, Antes do carnaval eu pesava 70kg é treinava todos os dias diariamente ate sábado é domingo, consegui uma certa quantidade boa de músculos.
    Conforme passou o tempo fui parando de treinar, ate chega o ponto de fica totalmente sedentário ganhei 20kg em 6 meses.
    Minha altura é 1.68 tenho 18 anos, voltei a treinar faz 1 mês mudei minha alimentação é faço aeróbico na esteira 8km em 60 minutos, sou endomorfo sempre tive facilidade em ganhar peso e massa muscular, já com 1 mês treinando perdi 10 kg gostaria de saber se eu continuar nessa pegada minha pele vai fica solta (tipo uma camisa sabe pele voando), aguardo resposta !

  9. Queria saber quantos kg vc tem que perder pra sobrar pele, tenho 128 kg, eu pesava 138, por enquanto não reparei sobra de pele, mais tenho medo, pois meu objetivo é ficar entre 90 e 100 kg, por ser alto, acho que essa média vai ficar boa, meu medo é perder os 28 kg ou 38 e sobrar pele, eu corro esse risco?

  10. Oii, eu peso 65 kilos e tenho 1,70 de altura, se eu chegar nos 55 kilos eu irei ficar com sobras de pele?
    Tenho 13 anos

    • Isabelle, há muitos fatores para determinar isso, nada é certo assim. Primeiro que você é muito nova e ainda vai crescer muito. Segundo que 10 kg não dá tanta diferença assim para ficar com sobras de pele, e terceiro que cada organismo reage de uma maneira.

  11. Oi, em abril de 2017 eu pesava 97kg. Hoje peso 70kg. Tive acompanhamento da endocrinologista. No primeiro ano de reeducação. Perdi o total de 27kg. E ainda nao cheguei no peso que quero (60kg) e hoje parece que fico com cara de doente (trabalho, vou pra faculdade depois vou pra academia). E estou meio mole. Queria saber quais suplementos podem me ajudar a ficar durinha? O suplemento vitaminico vai ajudar a melhorar a minha cara de doente? (A cara de doente foi meu ex que me deixou paranóica)

  12. Eu tenho 107 kilos, comecei um tratamento para emagrecer e estou fazendo uma dieta detox por 1 semana comendo somente verduras e legumes e queijo, e muito chá, aguá e tbm tomando suco de abacaxi com hortelã sem adoçar,estou preocupada pois não quero que minha pele fique flácida. Tenho 53 anos e minha altura é 1,77. Qual o colágeno bom para estar tomando? Se alguém puder me indicar,fico agradecida. Obrigada!

  13. Tenho 53 anos, pesava 80 k, emagreci 15 em dois meses, pois no processo fiquei acamada com gripe duas vezes. Quando levantei, meu rosto havia despencado com a flacidez. E quatro meses após ter normalizado a dieta, o processo de flacidez continua se instalando pelo corpo inteiro, sem parar. O que eu faço para parar esse processo?

  14. A exatamente 4 meses atrás eu estava pesando 170 kg onde fiz um tratamento que consegui perder 25 kg. Logicamente tive uma ajuda de alguns remédios para chegar neste resultado juntamente com uma reeducação alimentar. Neste momento estou preocupado com as peles que estão ficando após o emagrecimento pois pretendo emagrecer mais um pouco E logicamente essa situação irá piorar.
    A minha meta hoje é chegar 100 kg mas aceito 110 no mínimo.
    O que poderia fazer para tentar evitar essa sobra de pele sem cirurgia?

    • Carlos , não se limite aos 110, atinga o peso ideal para sua altura. Muita musculação e aeróbico(não precisa correr, faça caminhadas longas) sem piedade. Não tem companhia leve ou adote um cachorro obeso e leva ele junto.
      Estava com 124 kilos em Junho de 2017, após mudar meus habitos alimentares, cortei açucar, carboidratos, e passei a tomar muito chá verde e liquidos, cheguei em janeiro deste ano na marca de 118 kilos. Entrei na academia na segunda semana de Janeiro, e comecei a rotina de exercícios aeróbicos (esses fazem perder os liquidos e a perder a gordura da barriga) e a musculação seguindo a rotina em um dia membros superiores, no outro aeróbico, cardio e Abdominais, no outro Membros Inferiores, o Domingo é descanso , mas para mim não tem descanso, pego a chave da academia com o meu treinador e vou fazer esteira por pelo menos 1 hora e faço exercícios para fortalecer a região lombar.
      Hoje me pesei estou com 113 kilos. Não estou com pressa, pois se perder muito rápido ficarei com a tal da pele flácida, então vou incluir sob orientação do nutricionista o consumo de colágeno hidrolizado e de gelatinas sem açucar que eu mesmo faço saborizando com sucos dietéticos (clight). Siga a dieta a risca, e resista as tentações, refeição livre só aquela que o nutricionista indicar. Não precisa se preocupar com suplementos faça como eu é no alimento, comida de verdade, não use trapaças ou atalhos para chegar no peso. Deixa teu corpo trabalhar a teu favor. Eu me inspiro muito no treinamento dos Espartanos e dos Gladiadores Romanos. naquele tempo não tinha nada desses suplementos de academia, era tudo na força bruta e na boa comida para o corpo.

      • EU TENHO 120 KLS TENHO MUITA DIFICULDADE EM PERDER PESO MAIS TO NA LUTA TENHO 1.70 DE ALTURA ESTOU SENTINDO MUITOS INCOMODOS COM MEU PESO PRECISO DE AJUDA ALGUEM POR FAVOR

        • Sem problemas eu pesava 137 kg, me inscrevi numa academia, com dieta e cardio estou pesando 86 kg com um volume de massa muscular excelente.
          No começo você tem que cuidar semanalmente da balança se pesando e vendo os resultados, pois olhando no espelho não consegue ver seu próprio resultado a não ser julgada (o) pelos outros… desejo que realize sua estética planejada (o).

      • Tenho 25 anos a tres meses estava com 110kls .minha altura e 1.55 a agora estou com 106 estou tomando colágeno
        .pretendo ficar com 70 kls sera qe vai ficar mt pele sobrando..

  15. ola tenho 140kg estou fazendo uma dieta rica em frutas verduras e carnes
    ja perdi 3kg em 2semanas
    eu queria saber algum alimento que ajudaria nos musculos alem das atividades fisicas e claro

    • Olá me chão May
      Em Março deste ano depois de ter passado mal devido ao excesso de peso,resolvi mudar de vida de lá pra cá já eliminei 10kgs com reeducação alimentar,exercícios e ajuda de alguns medicamentos receitados pelo médico
      Porém sinto o meu corpo mudar,minha cintura está afinando mas estou sentindo minha barriga flácida
      O que posso fazer pra melhorar? Enrigecer a barriga ?