Como Praticar Exercícios Melhora um Relacionamento – 10 Formas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Você já deve estar careca de saber que a prática de exercícios físicos é super benéfica para o organismo, não somente em relação à boa forma como também por fortalecer os ossos e músculos, diminuir os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2 e até ajudar a melhorar o humor. Mas você sabia que além disso tudo, fazer algum tipo de atividade física com regularidade também pode refletir de maneira positiva na vida a dois, com a pessoa amada, especialmente se ela te acompanhar nos treinamentos?

No artigo de hoje nós vamos focar nos aspectos em que a malhação pode fazer muito bem à saúde do seu relacionamento, como você poderá ver na lista a seguir.

1. Você ficará menos estressado 

Qualquer tipo de atividade física, seja uma corrida, uma sessão de yoga ou uma série de musculação faz com que os níveis do hormônio do bem estar, a endorfina, aumentem, o que deixa a pessoa de bom humor e consequentemente menos estressada. Uma vez que está de bem com a vida, será menos provável ter uma discussão feia com o companheiro porque ele se atrasou para um encontro ou esqueceu de ligar quando prometeu que telefonaria.

A apresentadora e personal trainer do programa americano Extreme Weight Loss, Heidi Powell, garantiu que o exercício é uma das melhores maneiras de aliviar o estresse. Heidi divide a apresentação do programa com o marido e também treinador físico Chris Powell e revelou ao site que quando os dois não malham, acabam brigando por motivos bobos.

2. Seu apetite sexual aumentará

1

A vida sexual com o maridão ou a esposa não anda lá essas coisas? Então comece a movimentar o corpo, de preferência na companhia dele ou dela, e veja se a vida íntima de vocês melhorará ou não.

Um estudo já mostrou que exercitar-se faz com que o sangue flua melhor por todo o corpo, o que inclui os órgãos sexuais. Isso faz com que a região fique mais propensa a responder a estimulação.

Além disso, outra pesquisa feita por uma fabricante de tênis para corrida verificou que 68% das mulheres ouvidas acredita que correr ao lado do parceiro ajuda a melhorar o desempenho dos dois na cama.

3. Você se sentirá confiante 

De acordo com um estudo publicado no Journal of Health Psychology (Jornal de Psicologia da Saúde, tradução livre) os exercícios ajudam a aumentar a autoconfiança de uma pessoa, algo que é inevitável em um relacionamento. Afinal, autoestima é algo importante na hora de ter um momento íntimo com a pessoa amada e grande parte das pessoas deseja que o parceiro a veja como alguém atraente.

A apresentadora Heidi Powell confessou que isso também acontece com ela e o marido Chris: “Eu quero que o Chris olhe para mim e queira ficar comigo. E ele quer saber que quando ele tira a sua camisa eu gosto do que vejo.”

Isso não significa que um relacionamento está inteiramente baseado na atração física ou que é preciso cultivar um tanquinho ou uma cinturinha fina para agradar o parceiro. A questão da confiança pega mais em relação à pessoa do que o outro com quem ela se relaciona, tendo em vista que estar confiante fará com que ela se sinta bem e à vontade ao lado da pessoa amada.

E a boa notícia é que para melhorar a autoestima não é necessário se matar na academia ou correr a maratona. Conforme a pesquisa, qualquer tipo de exercício contribui nesse sentido.

4. Você será mais atencioso

2

Outro estudo divulgado no Journal of Alzheimer’s Disease (Jornal da Doença de Alzheimer, tradução livre) revelou que uma sessão rápida e intensa de treinamento aeróbico pode melhorar a memória. E não é somente isso: a prática de exercícios aumenta o nível de dopamina no centro, um neurotransmissor responsável por controlar a área de recompensa e prazer do cérebro.

Na prática de um relacionamento amoroso isso pode significar correr menos riscos de esquecer datas importantes como um aniversário de namoro ou casamento e ser mais caloroso e atencioso com a cara metade quando forem comemorar mais um mês ou ano juntos.

5. Vocês ficarão mais unidos

Uma das vantagens de fazer uma atividade física ao lado da pessoa amada como escalar uma montanha, jogar uma partida de basquete ou futebol estando no mesmo time ou levantar pesos na academia é ter a oportunidade de estar em uma situação em que os dois precisarão fazer um esforço ao mesmo tempo para atingir um objetivo em comum, que é completar o treinamento.

“Você se prepara emocional e psicologicamente para todos os desafios que estão por vir. Relacionamentos não são só abraços. Existem momentos difíceis e se vocês têm um histórico de superar os desafios como um casal, terão uma tendência maior para passar pelos desafios complexos mais tarde na vida”, explicou a treinadora Heidi Powell.

Além dessa construção de união e afinidade ao lado do companheiro, dividir um treinamento é uma ótima forma de se estimular quando surgirem aqueles momentos em que parece que não vai dar para ir até o fim ou em que a falta de disposição aparece.

6. Você terá mais energia

4

Praticar atividade física regularmente faz com que a pessoa tenha mais energia, pois a movimentação do corpo auxilia o envio de nutrientes e oxigênio aos tecidos e colabora para que o sistema cardiovascular funcione de maneira mais eficiente.

Com mais energia será mais fácil que mesmo depois de um dia de trabalho ou estudo você esteja disposto a fazer um passeio depois do jantar com a pessoa amada ou queira se juntar a ele para brincar com as crianças.

7. Vocês irão se apoiar

Como a gente já mencionou aqui, a prática de exercícios físicos estimula a produção de dopamina, que por sua vez estimula a sensação de prazer. Além disso, malhar também está ligado a um aumento dos níveis de endorfina, uma substância produzida naturalmente pelo cérebro humano e que está relacionada à alegria e ao bem estar.

Uma vez que você está se sentindo bem e feliz consigo mesmo, provavelmente fará de tudo o que pode para que o seu companheiro fique da mesma maneira, não é mesmo? Assim, você ficará mais disposto a dar uma força ou incentivá-lo quando ele passar por um sufoco.

E se a pessoa amada te acompanha na malhação, também tem um estímulo nas suas taxas de endorfina e dopamina e estará pronta para te ajudar quando você estiver precisando de um apoio. E essa troca de ajuda só tem a beneficiar o seu relacionamento.

8. Você dormirá melhor

3

Se você já teve uma noite em que não conseguiu dormir direito, certamente sabe que isso não atrapalha somente a sua disposição e energia como também te deixa mais impaciente e irritado, o que aumenta as chances de ter uma briga com o cônjuge logo de manhã cedo.

Então está aí mais um motivo para encontrar alguma atividade física para praticar. É que conforme informações de uma pesquisa, 150 minutos de um exercício vigoroso por semana melhoram em 65% a qualidade do sono.

Como se não bastasse, a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos afirma que pessoas que fazem atividade física com regularidade ficam menos sonolentas ao longo do dia.

9. Você tomará decisões melhores

Para funcionar bem, o cérebro precisa de bastante oxigênio, algo que é disponibilizado com a ajuda dos treinamentos físicos. E uma pesquisa divulgada na publicação Psychophysiology (Psicofisiologia, em inglês) revelou que as mulheres que malham registram uma taxa maior de fluidez de oxigênio na região do cérebro responsável pela tomada de decisões.

Isso quer dizer que praticar exercícios ajuda até mesmo na hora de escolher entre discutir um assunto ou deixar para lá ou se é hora de casar ou não.

10. Você viverá mais

5

Também existem evidências científicas de que se exercitar frequentemente contribui para a longevidade, já que reduz o risco de diversos problemas de saúde. Isso significa ter uma perspectiva maior de passar mais tempo ao lado da pessoa amada, ficando velhinho ao seu lado e podendo realizar diversos sonhos juntos ao longo dos anos.

Você e seu parceiro têm o costume de fazer exercícios juntos? Se não se exercitam, percebe que isso piora qualidade e atrapalha o seu relacionamento? Comente abaixo em que pontos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário