20 Dicas do Programa Quilo por Quilo Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você certamente já deve ter acompanhado pelo menos uma vez algum reality na televisão. Existem os musicais, aqueles em que as pessoas trocam de casa umas com as outras e até os que que acompanham o processo de emagrecimento de obesos, como é o caso do Extreme Weight Loss – ou Quilo por Quilo – como é conhecido no Brasil.

Extreme-Weight-Loss

Transmitido pelo canal ABC, nos Estados Unidos, e pelo canal de TV por assinatura Discovery Mulher, no Brasil, o programa acompanha o trabalho de orientação do treinador Chris Powell a participantes que estão acima do peso. Ele muda para a casa dessas pessoas e auxilia na mudança da alimentação e na prática de exercícios físicos, em prol do emagrecimento. Para tanto, ele tem a ajuda de sua esposa Heidi Powell, que também participa do programa como co-treinadora.

Hoje nós vamos conhecer 20 dicas para emagrecer do programa Quilo por Quilo:

1. Estabeleça metas

Antes de começar a colocar em prática a nova dieta e a frequência com que você vai praticar os exercícios, uma dica é ter em mente o objetivo que você quer alcançar e planejar o que você deve fazer em cada semana para conseguir o que deseja.

Pense quantos quilos você pode perder durante esse período, mas não deixe de ser realista e prático colocando esses objetivos em números que possam ser alcançados.

2. Começar o dia fazendo uma promessa a si mesmo

A segunda dica é se comprometer consigo mesmo para efetivamente mudar os hábitos para uma vida mais saudável e se esforçar para cumprir a promessa. Vale colocar bilhetinhos na porta da geladeira ou no espelho para lembrar do objetivo que a pessoa precisa cumprir naquele dia.

Segundo Chris, no programa Quilo a Quilo os participantes começam o dia prometendo a si mesmos que irão se exercitar por pelo menos cinco minutos. Ele diz que não é somente pela atividade praticada em sim, mas sobre fazer uma promessa e conseguir cumpri-la. Assim, a pessoa se motiva e a confiança dela aumenta.

3. Comer mais vezes ao dia

Pessoas que têm mantido o peso ideal durante mais do que alguns anos tendem a comer uma média de cinco vezes por dia. Fazem mais refeições com menores quantidades, o que colabora para manter o corpo sem fome por mais tempo, reduz o apetite na hora de comer, evitando as comilanças exageradas, e aumenta a energia.

4. Não deixe de tomar café da manhã

Aliada à dica anterior há a necessidade de não pular o café da manhã. Você pode até cair na falácia de que para emagrecer é preciso comer menos. Só que na verdade a grande chave do desafio é comer bem. Se você não toma café da manhã pensando nisso ou porque não está com fome, corre o risco de passar a manhã inteira com o estômago vazio e chegar extremamente faminto a hora do almoço.

Resultado: você pode ter mais dificuldade para se controlar e se sentir saciado, acabar comendo mais do que devia e ganhando calorias a mais. Por isso, é sempre melhor comer várias vezes ao dia, mas na quantidade adequada, segundo as dicas do Quilo por Quilo.

5. Beber água

Muitas vezes as pessoas confundem sede com fome. Então, da próxima vez que você achar que precisa comer, tente beber um copo d’água primeiro, antes de consumir todas as calorias presentes no alimento. Beber também ajuda você a se sentir satisfeito. A ingestão de líquido ainda é importante e recomendada durante a prática de exercícios físicos.

6. Tirar o açúcar de pelo menos uma refeição diária

Como no início da mudança para uma rotina mais saudável pode ser bem difícil mudar os hábitos de uma vez só, é importante ir fazendo as modificações aos poucos. Por isso, uma dica do programa Quilo por Quilo é comprometer-se a tirar o açúcar industrializado gradativamente da alimentação, começando a eliminá-lo de uma refeição diária.

7. Fique longe de refrigerantes

Os refrigerantes possuem uma grande quantidade de calorias e vão atrapalhar completamente sua dieta. Nós bebemos o dobro de sódio se comprarmos com a mesma quantidade de leite e quase seis vezes mais sódio do que um suco de frutas.

Um estudo universitário feito nos Estados Unidos mostra dois grupos que consumiram diariamente 450 calorias com balas e doces e outro grupo a mesma quantidade de calorias com refrigerante. Os consumidores de refrigerante ganharam uma quantidade significativa de peso, mas os consumidores das balas e doces não ganharam tanto peso porque acabavam diminuindo um pouco seu desejo de comer, efeito que o consumo de refrigerante não traz.

Então, se você quer algo doce, é melhor mastigar do que beber refrigerante. Mas é claro que o programa Quilo por Quilo recomenda parar o consumo de ambos numa dieta!

8. Arranje tempo para se exercitar um pouco a cada dia

EWL-Mike

Tendo em vista que leva tempo para o corpo se acostumar a novos hábitos, também é importante encontrar espaço diário para os exercícios físicos, para que eles sejam rapidamente incorporados à rotina.

Isso não significa que você precisa passar horas diariamente na academia. Mas nos dias em que não puder ir, pode fazer uma caminhada ou corrida de meia hora, por exemplo.

9. Fique longe dos alimentos com óleos parcialmente hidrogenados

Para o Quilo por Quilo, é importante não consumir alimentos que possuam em sua composição os óleos parcialmente hidrogenados, pois além de não possuem bons valores nutricionais, eles ainda contribuem para o entupimento das artérias.

10. Controle a quantidade das porções

O primeiro passo para conseguir controlar as porções é deixar de comer quantidades exageradas de alimentos três vezes ao dia e passar a realizar as refeições de três em três horas. Dessa maneira, como a pessoa estará saciada, as porções também serão menores. O Quilo por Quilo sugere consumir alimentos como amêndoas, banana, shake de proteínas e pequenas fatias de queijo de corda.

11. Seja fiel a si mesmo e não arranje desculpas

Segundo Chris Powell, o lado emocional é parte importante do processo de mudança de hábitos para alcançar a perda de peso. Ele explica que a chave para alcançar sucesso nesse desafio é ser fiel a si mesmo, mantendo as metas traçadas anteriormente em vez de se fazer de vítima e viver procurando justificativas para não fazer o que já estava previsto.

12. Assuma os seus erros

O treinador do Quilo por Quilo afirma que busca pessoas que tenham coragem de assumir e confessar para ele quando escorregam e erram no programa. Ele acredita que quem toma responsabilidade por seus atos e tem coragem de pedir ajuda está comprometido de verdade com o emagrecimento e realmente quer mudar de vida.

13. Não fique desanimado por conta dos erros

É normal que uma hora ou outra a pessoa tenha uma recaída e acabe voltando para um de seus hábitos nada saudáveis. Além de admitir o erro, como exposto no tópico anterior, é importante avaliar a situação para descobrir o que a levou a errar e não desanimar ou desistir e repensar as metas, de modo que possa continuar com o programa de treinamento para alcançar a boa forma.

14. Tenha em quem se apoiar

DAVID, CHRIS POWELL, REBECCA

Para uma mudança de vida tão radical como essa, é fundamental que a pessoa tenha em quem se apoiar. Além da ajuda dos amigos e da família – que comprovadamente trazem efeitos positivos no processo de emagrecimento – a amizade com pessoas que estejam passando pelo mesmo desafio também pode contribuir com a motivação.

15. Use imagens para lembrar dos motivos

Sempre há uma motivação por trás de quem se esforça para emagrecer: pode ser o filho, o marido ou até o sonho de participar de atividades que o peso em excesso não permite. Por isso, para se manter estimulado, tenha sempre perto de você – no espelho ou carteira – imagens que lembrem o motivo pelo qual você está se esforçando tanto.

16. Evite consumir frituras e farinha

No Quilo por Quilo, Powell recomenda que a pessoa que deseja perder o excesso de peso tire – ou pelo menos reduza o consumo – de frituras e alimentos feitos à base de farinha do cardápio. Segundo ele, essas comidas estão entre as principais culpadas da obesidade nos dias atuais.

17. Encontre alimentos substitutos

Além de evitar consumir certos alimentos que atrapalham o emagrecimento, é importante encontrar outros que possam substituí-los. Por exemplo, é possível optar por adoçantes naturais, pães feitos à base de grãos integrais e receitas assadas ou grelhadas, em vez de fritas.

18. Defina o melhor horário para os exercícios

extreme_weightloss_premiere

Você já sabe que precisa arranjar tempo para se exercitar diariamente, mas para que esse momento não seja um fardo na sua rotina, faça de tudo para que ele seja agradável. Uma dica é tentar encontrar um horário em que você se sinta mais bem disposto. Se você percebe que é melhor começar o dia se exercitando do que ir para o treinamento depois de um dia cheio de trabalho, faça os exercícios de manhã.

19. Ande

Não perca uma oportunidade sequer de se movimentar. Quando precisar ir a um lugar relativamente próximo a sua casa, troque o ônibus ou o carro por uma caminhada. Para incentivar seus filhos a também praticarem exercícios, busque-os na escola a pé e quando tiver que ir a um local mais distante, em que o automóvel é necessário, estacione o mais distante que puder do seu destino final. Isso te forçará a caminhar e se movimentar um pouco mais.

20. Descubra as atividades que você gosta

Para facilitar a prática de exercícios físicos, nada como encontrar uma atividade que te agrade. Se você gosta de dançar, tente aulas de dança. Se você prefere um esporte ou uma luta, dedique-se a eles com mais regularidade. Dessa maneira, a malhação não será um estorvo ou obrigação, e sim um momento de diversão para você, o que tornará mais fácil de ser incorporado a sua rotina.

Você já assistiu ao programa Quilo por Quilo na televisão? Acredita que seria capaz de passar por um programa de emagrecimento como os que Chris Powell organiza? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,37 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

37 comentários em “20 Dicas do Programa Quilo por Quilo Para Emagrecer”

  1. bom dia eu estou escrevendo pois comecei assistir Quilo por Quilo através da minha esposa,nós somos casado uns 38 Anos desta união temos 2(dois) filhos ,que nós ajudamos como podemos financeiramente, e eu não tenho vergonha do meu trabalho ,pois é dai que eu
    tiro meu sustento e dos meus filhos 27 anos e do outro filho que tem 33 anos eles estão desempregados sou vigilante ganho pouco,mas dá pra nós nos manter a minha esposa não é muito gorda mas o alto estima dela muito pra baixo eu, já peguei ela chorando mas ela não sabe,pois não quis deixar ela mais triste, de ter visto ela chorando,pois não consegue alcançar ,o objetivo dela ela tem 1,60 e pesa 75 quilos ela já passou 2(dois)mês na praia sozinha faze fazendo jejum,mas passou mal ,ela ficou tão frustada ,pois não teve sucesso no, objetivo que ela queria,emagrecer ela tem 55 anos e,eu amo muito essa mulher e gostaria de dar um presente dese pra ela, eu sei que ela ficaria muito feliz!ps:eu sei que ela não é muito gorda,mas com certeza ela ficaria muito feliz. me ajude cris Paeell muito obrigado mesmo do fundo do meu coração!! Deus abençoe ricamente grande abraço.

  2. bom dia meu eu assisto o programa kilo por kilo e sei que é possivel conseguir com força garra e ajuda mas muitas vezes começei e sempre parei no meio de caminho hoje estou muito obesa mesmo com mais de 160 kgs muito cansada e desanimada mas preciso muito da ajuda de vcs e gostaria de ter oportunidade de participar do programa para ter saude qualidade de vida viver não poder morrer e cuidar de minha filha e e ter uma boa alto estima para me amar e poder amar sem medo de me entregar sem vergonha ao meu esposo pois não gosto nem de me ver no espelho não tenho condiçoes de pagar uma academia ou para fazer exercios e nem poder fazer hidroginastica estou num ponto que não consigo mas andar direito de tantas dores nos joelhos quase não saio de casa e o pouco que ando sinto muitas dores tenho 1,62 43 anos e estou muito mal comigo mesmo e as pessoas não acreditam mais em mim porque nunca sigo avante por favor me socorre e me ajudem quero ter saude que não tenho hoje e me amar….quero participar do programa se tiver uma oportunidade de poder viver com saude.

  3. Acho muito bom o programa, já encontrei respostas em vários episódios.
    Gostaria muito de participar ou receber orientações e ajuda profissional .
    Preciso emagrecer 20 kg e trabalho muito.
    Me ajude Cris Paeell

  4. Adoro o programa queria poder paticipa .
    Tenho muita dificuldade em perde peso . Sempre começo é acabo desistindo. Preciso de ajuda

  5. Eu amo esse programa a força que ele passa é demais,seria tudo participar do programa não sei pq não tem um programa tão útil como esse no Brasil. Hoje esse programa é uma inspiração para meu treino qdo me canso me lembro de trechos do programa e parece que escuto o Cris falando vamo lá força foco o que vc quer? Esse programa é demais!!

  6. Sim, pra mim não tem melhor, pq sinto no Chris o principal, respeito e carinho com a pessoa que está se submetendo ao tratamento, podemos dizer assim.
    É fantástico, pq apoio, força, orientações e treinamento como os oferecidos pelo Chris é tudo pra uma pessoa que se encontra perdida na compulsividade alimentar, perdida psicologicamente, sem autoestima.

  7. Sim. Até sonho! Emagrecer sozinha é difícil. Os treinos deles são dez.gostaria de um programa de emagrecimento igual ao deles!

  8. Cada programa q assisto do quilo por quilo me transporto p lá como um sonho. Sou fã do Chris e a anos tento emagrecer e não consigo. Tenho vários problemas de saúde devido ao excesso de peso. Chris realiza o meu sonho é me ajude a me libertar desse pesadelo q é a minha obesidade. Venha p o Brasil e realize não só o meu sonho mas de todos com os mesmos problemas como o meu.

  9. Quero muito participar , será que aqui no Brasil existe um local ou clínica que faz algo parecido com esse programa?

  10. Realmente este programa Quilo por Quilo é incrível?????Eu como uma pessoa acima do peso tbm gostaria de ter uma oportunidade para mudar de vida.Só falta uma chance.Bem que aqui no Brasil poderia ter um programa maravilhoso como este que transforma a vida das pessoas para vencer as barreiras enfrentadas pela Obesidade. Amo assistir e me emociono ao ver as mudanças

  11. Ainda não sei porque não tem um programa desses no Brasil, o país está fora de peso e eu também, não tenho força para emagrecer. Na minha casa se come muito errado e quando compro algo para dar início a uma dieta, todos acham engraçado. Seria ótimo um programa para me tirar desse buraco que é a OBESIDADE.

  12. Gosto muito de ver esse programa, ele e muito bom pena que so passar na tv fechada, um programa que ajudaria muito as pessoas que estão passando por esse problema que é a obesidade, eu so uma não consigo emagrecer tenho 1,60 de altura e estou pesando quase 100kl,como eu gostaria de poder ter essa oportunidade de conseguir chegar no meu peso ideal, ate os meus 13 anos eu pesava 48 kl depois que eu tive minha filha com 14 anos nunca mas consegui emagrecer. Parabéns Chris Powell e sua esposa Heidi Powell pela ajuda que estão dando as pessoas em ter uma outra vida.

  13. Gostaria muito em participar deste programa com o Chris vejo muito o programa dele ele estar de parabéns pela atitude de ajudar as pessoa que estao prescisando.Chris Me ajuda tambem por favor tenho 33anos. Sou Brasileira moro no interio de mt.gostaria muito de sua ajuda queri ter mais saude para cuidar de meu unico filho… nao quero mais ficar assim. Me ajuda?