Como saber a idade gestacional

Especialista da área:
atualizado em 05/03/2021

Está grávida, mas não sabe quanto tempo de gestação? Saiba agora como saber a idade gestacional em semanas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada, é importante saber que a gestação é um período de tempo entre a concepção e o nascimento. Isto é, durante a gestação, o feto vai crescer e se desenvolver no útero da mulher.

Aliás, aproveite para conferir o que comer durante os primeiros meses de gravidez para garantir os nutrientes do seu bebê.

A gestação pode levar de 38 a 42 semanas. Em média, isso é o equivalente a 40 semanas. É por isso que muitas grávidas acompanham a gestação em semanas e não em meses.

É muito difícil (para não dizer impossível) saber a data exata da concepção. Mesmo que você saiba o dia que teve relação sexual que resultou na gravidez, não há como saber o momento exato em que ocorreu a fecundação.

Por isso, os médicos e cientistas desenvolveram formas de estimar a idade gestacional. 

Como saber a idade gestacional

ultrassom transvaginal

Apesar de a concentração de beta HCG no sangue ajudar na estimativa do tempo de gestação, os 2 métodos a seguir são os mais usados:

  • Através da data da última menstruação;
  • Por meio de um ultrassom feito no primeiro trimestre da gestação.

Calcular o tempo de gestação é importante não só para acompanhar o desenvolvimento do feto, como também para prever a provável data de parto. 

Vamos combinar que é extremamente importante ter uma ideia aproximada de quando um bebê vai chegar para planejar tudo, não é mesmo?

Calculando a idade gestacional pela data da última menstruação

A parte mais legal desse método é que você mesma pode calcular – desde que você saiba o primeiro dia da sua última menstruação (DUM).

  Continua Depois da Publicidade  

Pode parecer estranho calcular o tempo de gravidez dessa forma. Mas esse marco é usado pois é a partir da menstruação que seu corpo está se preparando para uma possível gravidez.

Sendo assim, para saber há quanto tempo você está grávida, basta contar quantos dias se passaram desde a última menstruação e dividir por 7. Então você terá a idade gestacional em semanas.

Para saber a data provável do parto (DPP), você deve contar 40 semanas a partir da DUM.

Calculando a idade gestacional pelo ultrassom

A estimativa da idade gestacional através do exame de ultrassom é bem mais precisa. Mas apenas um médico poderá te dar essa informação.

Isso é possível porque por meio do ultrassom dá para saber o estágio de desenvolvimento do bebê. Por exemplo, o médico sabe em que momento o bebê já tem dedos nas mãos e nos pés ou que tamanho ele deve ter em certo período da gravidez. 

Assim, ele é capaz de te dizer a idade gestacional e também a DPP.

Aliás, se você está grávida faz pouco tempo, lembre-se de que há alimentos que você deve limitar para não atrapalhar a gravidez. Confira quais são eles no vídeo abaixo feito pela nossa nutricionista:

Qual método é melhor?

Os médicos concordam que estimar a idade gestacional por meio do ultrassom é mais confiável do que por meio da data da última menstruação.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é especialmente verdade se o ultrassom for feito entre a 8º e a 18º semanas de gestação. Depois desse tempo, é muito mais difícil saber a idade gestacional e prever a data de parto.

Veja também quais são os primeiros sintomas da gravidez e quando eles aparecem.

Apesar de algumas mulheres não gostarem de saber a idade gestacional em semanas, existe um motivo para isso. De fato, contar o tempo de gestação em semanas é melhor do que contar em meses pois nem todos os meses têm a mesma quantidade de dias. 

Sendo assim, fica mais fácil e seguro acompanhar o desenvolvimento do bebê em semanas.

De qualquer forma, o mais importante é fazer o pré-natal e se cuidar durante esse período da vida tão especial.

Fontes e Referências Adicionais

Agora você já sabe calcular sua idade gestacional. Aliás, se você já está grávida, qual sua idade gestacional? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário