Como Tirar Olheiras Naturalmente – Dicas de Tratamento Caseiro

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

As olheiras são manchas indesejadas que se formam abaixo dos olhos por vários motivos. A partir de agora, você aprenderá como elas se formam e a utilizar métodos caseiros para descobrir como tirar olheiras naturalmente. São métodos descomplicados para tratar do maior cartão de visitas que qualquer pessoa pode ter: o seu rosto. Não deixe de conferir.

Você já deve ter visto em muitos filmes e até em desenhos animados a cena de uma pessoa com uma toalha enrolada nos cabelos e pepinos nos olhos. No imaginário popular, o pepino é um santo remédio para as olheiras, talvez por conter fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e muitas outras vitaminas e minerais. Mas para que tudo isso funcione da forma em que vemos nos filmes, esses nutrientes deveriam ser absorvidos pela pele dos olhos. Descubra se pepino nos olhos funciona para diminuir as olheiras.

Mas se você não quer arriscar os métodos caseiros, saiba que as gôndolas estão cheias de soluções preparadas pelos maiores laboratórios prontos para extinguir as olheiras dos seus olhos. SkinBetter Eye Cream, Cetaphil Hydrating Eye Cream e SkinMedica TNS Eye Repair são apenas alguns exemplos. Conheça os 15 melhores cremes para olheiras do mercado.

Quantas vezes você se olhou no espelho e percebeu que estava com a aparência cansada? Você já reparou como um rosto saudável pode fazer total diferença na imagem que passamos? O rosto é um dos maiores cartões de visitas de qualquer pessoa e nossa imagem pode parecer com uma saúde melhor ou pio de acordo com nosso olhar.

A indústria dos cosméticos está avançadíssima, principalmente quando falamos de soluções dermatológicas. Devido a isso, muitas pessoas buscam soluções rápidas e saudáveis que são oferecidas no mercado. Você deveria conhecer os 15 melhores cremes para olheiras do mercado.

No entanto, muito melhor do que tentar extinguir, você precisa aprender como evitar as olheiras e as bolsas nos olhos. Elas são problemas diferentes e têm características distintas. Após esse entendimento você terá muito mais armas para tratá-las.

Existem muitos mitos sobre a olheira. Muitas soluções caseiras são encontradas em diversos sites sem nenhum embasamento. Outras soluções até fazem sentido, mas dificilmente você encontrará uma base científica comprovando se funciona mesmo ou não. Existem diversos relatos de que utilizar hipoglós abaixo dos olhos pode atenuar as olheiras. Não deixe de conferir.

Outro método muito difundido nos filmes, nas séries e novelas é a famosa rodelinha de pepino nos olhos. Você vai ficar espantado(a) depois de conhecer os benefícios do pepino nos olhos e como fazer.

Mostrar uma aparência saudável pode ser a diferença entre uma boa e uma má impressão em qualquer ocasião, seja pessoal ou profissional, e existem muitos problemas relacionados à pele, e principalmente ao rosto, que podem atrapalhar na construção dessa aparência.

A olheira é um mal que atinge milhões de pessoas no mundo todo e, por causa disso, não é de se espantar que surjam métodos alternativos para tentar acabar com elas. Um dos mais conhecidos utiliza a pomada dermatológica hipoglós e os relatos de melhora não são poucos. Entretanto, não há nenhuma menção deste benefício na sua bula. Você vai gostar de saber se hipoglós é bom para olheiras ou se é só mais um boato.

No entanto, muito melhor do que tentar extinguir as olheiras, você precisa aprender como evitar as olheiras e as bolsas nos olhos. Elas são problemas diferentes e têm características distintas. Após esse entendimento você terá muito mais armas para tratá-las.

Vamos aprender como tirar olheiras naturalmente e conhecer algumas dicas de tratamento caseiro para resolver este problema de aparência no rosto.

O que são as olheiras?

Olheira é o nome popular dado para um problema estético na região dos olhos, sendo uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos. As olheiras são formadas por pequenas manchas escuras ao redor dos olhos, podendo ter diversas causas, entre elas problemas hereditários, idade, pele ressecada, aumento do estresse físico e mental, insônia, excesso de trabalho, má alimentação, tabagismo, alergias e rinites, gripes, anemia, alterações em função da menstruação, entre muitas outras causas.

Este problema pode afetar tanto os homens quanto as mulheres, em diversas idades. O problema de olheiras não causa nenhum sintoma grave, sendo uma preocupação mais estética do que realmente de saúde, já que estas manchas promovem uma aparência cansada, pouco saudável e mais velha.

No entanto, este problema pode ser facilmente resolvido com alguns medicamentos e aprendendo como tirar as olheiras naturalmente, com algumas dicas de tratamento caseiro que separamos abaixo.

Ainda que elas possam afetar qualquer pessoa, as olheiras são mais comumente observadas em:

  • Idosos;
  • Pessoas que têm uma pré-disposição genética para olheiras;
  • Grupos étnicos que têm o tom de pele mais escuro.

Como tirar as olheiras naturalmente?

Mesmo que não seja um motivo de preocupação médica, a olheira incomoda e merece ser tratada.

As olheiras podem ser um grande transtorno para muitas pessoas, apresentando áreas escuras ao redor dos olhos e também podendo existir a presença de rugas, flacidez, bolsas, além de deixar os olhos fundos e cansados. É sempre importante buscar a prevenção, evitando-se longas horas de trabalho e procurando ter noites de sono saudáveis, assim como uma alimentação nutritiva e equilibrada.

Existem diversos tipos de tratamentos disponíveis para eliminar as olheiras, entre eles o uso de medicamentos como o peeling de fenol, o tratamento a laser, além do preenchimento com ácido hialurônico. O tratamento a laser é um dos mais indicados para melhorar a cor da pele e também evitar a flacidez, sendo o menos agressivo atualmente disponível no mercado.

No entanto, muitas pessoas não querem optar pelo uso de medicamentos e buscam como tirar as olheiras naturalmente, com soluções menos agressivas e mais naturais. Veja, a seguir, algumas dicas de tratamento caseiro que funcionam realmente:

– Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é um excelente produto para auxiliar no tratamento das olheiras. Ele ajuda a hidratar e a clarear a área mais sensível ao redor dos olhos. Quando utilizado em conjunto com a vitamina E, este óleo promove resultados ainda mais satisfatórios de redução das manchas na pele que fica em volta do olho.

Os adeptos dessa técnica recomendam misturar quantidades iguais de óleo de amêndoas e vitamina E sobre a pele limpa e seca todas as noites até que as olheiras sejam suavizadas ou desapareçam por completo.

Para ter melhores resultados, utilize o óleo de amêndoas antes de dormir, fazendo uma leve massagem na pele ao redor do olho. Deixe agindo durante a noite e retire somente no dia seguinte, utilizando água fria. O uso regular do óleo de amêndoas irá ajudar a clarear a cor da pele e a resolver de forma gradativa o problema de olheiras. Já a vitamina E vai ajudar a nutrir e hidratar a pele além de deixa-la mais firme do que antes. De forma a garantir bons resultados, procure usar todos os dias.

– Pepino

O pepino é bastante famoso por sua aplicação na pele, principalmente no tratamento caseiro, possuindo propriedades calmantes, adstringentes e refrescantes, ajudando a clarear as áreas escuras em volta dos olhos. 

A presença de vitamina K no pepino parece ser a responsável por esse benefício. A vitamina K, solúvel em gordura, melhora a circulação do sangue e reduz a coagulação sanguínea. Dessa forma, colocar fatias geladas de pepino nas olheiras pode estimular a circulação do sangue no local e reduzir as manchas. 

Segundo um estudo publicado em 2015 na revista Advanced Biomedical Research, a aplicação de uma compressa contendo uma mistura de cafeína com vitamina K sob os olhos foi capaz de diminuir a profundidade de rugas e também de amenizar as olheiras.

Para ter sucesso nessa empreitada, corte o pepino em fatias finas e deixe por 30 minutos na geladeira antes de usar.

Coloque algumas fatias nas áreas escuras e afetadas, deixando agir por pelo menos 10 minutos. Retire o pepino e lave bem o local. Repita este processo duas vezes por dia, durante uma semana ou mais para conseguir melhores resultados.

– Tomate

Os tomates são uma excelente opção para quem procura como tirar as olheiras. O tomate possui diversas propriedades que podem ajudar a resolver os problemas das olheiras, clareando e reduzindo as manchas ao redor dos olhos, além de ajudar a deixar a pele mais macia.

Faça uma pasta com o tomate e passe ao redor dos olhos, deixando agir por pelo menos 10 minutos. Aplique duas vezes ao dia, durante um período mínimo de uma semana. Uma forma de potencializar a ação do tomate é acrescentando uma colher de chá de suco de limão à mistura. O suco de limão contém bastante vitamina C, que possui propriedades importantes para clarear a pele e reduzir as olheiras.

É importante lembrar que o uso do suco de limão deve ser feito com muita cautela, pois este pode causar queimaduras caso permaneça muito tempo em contato com a pele e caso este seja exposto ao sol ou à luz. Nunca saia de casa com o produto no rosto e sempre faça a retirada total do mesmo.

– Batatas cruas

A batata é outra excelente alternativa para ajudar a clarear a pele e também reduzir a aparência de cansaço. Corte algumas fatias de batata e extraia o suco da mesma. Utilizando um algodão, passe este suco ao redor dos olhos, garantindo que você está cobrindo todo o local afetado. Deixe por pelo menos 10 minutos e depois remova tudo com água fria.

A batata crua funciona porque ela contém vitamina C, uma substância com propriedades antioxidantes que ajudam a reparar as células danificadas da pele e que também ajudam a reduzir a produção de melanina, diminuindo assim as manchas escuras na região das olheiras.

A batata, assim como o pepino, também pode ser utilizada em forma de rodelas sem precisar extrair a sua água. Corte algumas fatias e deixe na geladeira por 30 minutos. Depois coloque sobre os olhos e nas áreas escuras. Remova após 15 minutos e limpe a área com água fria.

– Água de rosas

A água de rosas é um produto natural que ajuda bastante quem procura como tirar olheiras e reduzir as manchas escuras ao redor dos olhos. Você pode comprar a água de rosas em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais ou preparar a sua em casa com um punhado de pétalas de rosas limpas em dois copos de água mineral. Mantenha esta mistura por no máximo 10 dias na geladeira.

Para utilizar, molhe um algodão na água de rosas e aplique na região dos olhos por 15 minutos. Retire o produto por completo e lave bem a pele para eliminar todos os resíduos. Faça esta aplicação por pelo menos duas vezes por semana para ter melhores resultados.

– Suco de limão

O suco de limão pode ser utilizado em conjunto com outros produtos, potencializando o poder de clareamento, ou sozinho. O limão contém vitamina C, que possui propriedades de branqueamento, ajudando a remover manchas escuras.

Tanto a vitamina C quanto o ácido cítrico são clareadores naturais da pele e ambos estão presentes no suco de limão.

Aplique o suco de limão com um algodão ao redor dos olhos, deixe por no máximo 10 minutos e lave bem a pele, retirando todos os resíduos. Se for combinado com outros ingredientes como suco de tomate, suco de pepino ou óleos essenciais, o poder anti-inflamatório do limão se torna ainda melhor, diminuindo o inchaço e clareando as marcas escuras abaixo dos olhos.

É importante que se retire todos os resíduos do suco de limão, pois qualquer exposição ao sol com este produto pode causar queimaduras. Também é essencial tomar cuidado na hora da aplicação já que o suco de limão em contato com o olho pode causar irritação ou queimadura.

Conclusão

Muitas pessoas desejam saber como tirar as olheiras, pois estas deixam a aparência cansada e pouco saudável. 

Dormir um pouco mais e tentar descansar melhor pode clarear as olheiras e resolver boa parte do problema. Outras dicas caseiras que podem ajudar são elevar a cabeça durante o sono para reduzir o inchaço nas pálpebras inferiores e aplicar compressas frias algumas vezes durante o dia.

Existem muitas maneiras de resolver este problema de forma prática e fácil. Mas se julgar necessário, não hesite em buscar orientação dermatológica sobre produtos que você pode usar como cremes para olheiras ou tratamentos estéticos aos quais você pode se submeter para suavizar as olheiras. Aproveite estas dicas para ter uma imagem melhor e com maior bem-estar!

Fontes consultadas:

Você é uma dessas pessoas que buscam como tirar olheiras naturalmente porque se incomoda muito com as marcas ao redor dos olhos? O que ainda não fez da lista acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 3,70 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como Tirar Olheiras Naturalmente – Dicas de Tratamento Caseiro”

  1. COMO TIRAR OLHEIRAS:
    MINHA DICA;
    QUANDO ACORDAR PASSAR GELO NAS OLHEIRAS 3 VEZES COM DURAÇÃO DE 10 SEGUNDOS CADA.E LAVAR O ROSTO COM ÁGUA FRIA TAMBÉM É BOM!
    TENTE FAZER ISTO!ESPERO QUE DÊ CERTO,EU FIZ E FUNCIONOU:v