Como tirar olheiras naturalmente com tratamentos caseiros

Especialista da área:
atualizado em 05/07/2021

As olheiras são manchas indesejadas que se formam na região abaixo dos olhos. Há vários motivos que levam ao surgimento delas, como fatores genéticos e falta de sono. Confira neste artigo como tirar olheiras naturalmente.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, se você não quer utilizar os métodos caseiros para eliminar essas manchas, saiba que há vários cremes para a área dos olhos que prometem acabar com as olheiras. Conheça os 15 melhores cremes para olheiras do mercado.

No entanto, muito melhor do que tentar acabar com esse problema é aprender como evitar as olheiras e as bolsas nos olhos.

Além disso, existem muitos mitos sobre as olheiras, e também muitas soluções caseiras que não possuem nenhum embasamento científico. Entretanto, há diversos relatos de que utilizar hipoglós abaixo dos olhos pode atenuar as olheiras. Será verdade?

Descubra agora o que são as olheiras, como evitá-las e como removê-las naturalmente.

O que são as olheiras?

Como tirar olheiras

Olheira é o nome popular dado para um problema estético na região dos olhos, sendo uma das maiores queixas nos consultórios dermatológicos. As olheiras são formadas por pequenas manchas escuras ao redor dos olhos, podendo ter diversas causas, como:

  • Genética;
  • Idade;
  • Pele ressecada;
  • Estresse físico e mental;
  • Insônia;
  • Má alimentação;
  • Tabagismo;
  • Alergias e rinites;
  • Gripes;
  • Anemia.

Este problema pode afetar tanto os homens quanto as mulheres, em todas as idades. As olheiras não causam nenhum sintoma grave, sendo uma preocupação mais estética do que realmente de saúde, já que essas manchas deixam a aparência cansada, pouco saudável e podem deixar o rosto mais envelhecido.

No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido com alguns procedimentos estéticos, como os tratamentos caseiros que separamos abaixo.

Como tirar as olheiras naturalmente?

Mesmo que não seja um motivo de preocupação médica, as olheiras incomodam e, por isso, devem ser tratadas.

Existem diversos tipos de tratamentos disponíveis para eliminar as olheiras, como o peeling de fenol e o preenchimento com ácido hialurônico. Entretanto, o tratamento a laser é um dos mais indicados para uniformizar o tom da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, muitas pessoas não querem se submeter a procedimentos invasivos e, por isso, buscam formas de tirar as olheiras naturalmente. Confira a seguir algumas dicas de tratamento caseiro que realmente podem funcionar para você:

1. Aplicação de óleo de amêndoa

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoa é um excelente produto para auxiliar no tratamento das olheiras, pois ele ajuda a hidratar e a clarear a área ao redor dos olhos. Quando utilizado em conjunto com a vitamina E, esse óleo promove resultados ainda mais satisfatórios na redução das manchas da pele que fica em volta dos olhos.

Os adeptos dessa técnica recomendam misturar quantidades iguais de óleo de amêndoas e vitamina E sobre a pele limpa e seca todas as noites, até que as olheiras sejam suavizadas ou desapareçam por completo.

Para ter melhores resultados, utilize o óleo de amêndoas antes de dormir, fazendo uma leve massagem na pele ao redor dos olhos. Deixe agindo durante a noite e retire somente no dia seguinte, utilizando água fria.

O uso regular do óleo de amêndoas vai ajudar a uniformizar o tom da pele e a resolver, de forma gradativa, o problema das olheiras. Já a vitamina E vai nutrir e hidratar a pele, além de deixá-la mais firme. Para garantir bons resultados, procure usar o óleo de amêndoas com a vitamina E todos os dias.

2. Aplicar pepino na região dos olhos

Como tirar olheiras- Pepino

Muitas pessoas usam o pepino na região dos olhos para hidratar essa área e amenizar as olheiras. Essa ação ocorre porque esse vegetal é rico em vitamina K, que melhora a circulação do sangue.

Segundo um estudo publicado em 2015 na revista Advanced Biomedical Research, a aplicação de uma compressa de cafeína com vitamina K sob os olhos foi capaz de diminuir a profundidade de rugas e também de amenizar as olheiras.

Dessa forma, colocar fatias geladas de pepino nas olheiras estimula a circulação sanguínea no local, o que ajuda a reduzir as manchas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Para conseguir tirar as olheiras com o pepino, siga o seguinte passo a passo:

  1. Primeiro, corte o vegetal em rodelas finas;
  2. Então, deixe as rodelas de molho na geladeira por 30 minutos;
  3. Após esse tempo, retire da geladeira e escorra a água;
  4. Em seguida, coloque algumas rodelas nas áreas escuras e afetadas, deixando agir por pelo menos 10 minutos;
  5. Depois, retire o pepino e lave bem o local. Repita este processo duas vezes por dia, durante uma semana ou mais, dependendo de quão escuras forem as suas olheiras, para conseguir bons resultados.

3. Fazer uma pasta de tomate

Tomates

Os tomates são uma excelente opção para quem procura formas de como tirar as olheiras, pois ele possui diversas propriedades que podem ajudar a clarear e a reduzir as manchas ao redor dos olhos, além de ajudar a deixar a pele mais macia.

Para aproveitar melhor as propriedades desse alimento, faça uma pasta com o tomate e passe ao redor dos olhos, deixando agir por pelo menos 10 minutos. Aplique essa mistura duas vezes ao dia, durante um período de, no mínimo, uma semana.

Uma forma de potencializar a ação do tomate é acrescentar uma colher de chá de suco de limão à pasta, já que o sumo dessa fruta é rico em vitamina C, que possui propriedades que ajudam a uniformizar o tom da pele.

Contudo, é importante lembrar que o uso do suco de limão deve ser feito com muita cautela, pois ele pode causar queimaduras caso permaneça muito tempo em contato com a pele, ou caso você se exponha ao sol sem ter lavado bem o rosto após ter feito o uso tópico do sumo desta fruta.

Por isso, nunca saia de casa com o produto no rosto e sempre faça a retirada total do mesmo antes de se expor à luz solar.

4. Aplicar fatias de batatas cruas

Batatas cruas

A batata é outra excelente alternativa para ajudar a clarear a pele e reduzir a aparência de cansaço, já que ela é fonte de vitamina C, que possui propriedades antioxidantes que ajudam a reparar as células danificadas da pele e a reduzir a produção de melanina, diminuindo assim as manchas escuras na região das olheiras.

Para conseguir tirar as olheiras com a ajuda da batata, siga o seguinte passo a passo:

  1. Corte algumas fatias de batata e extraia o suco delas;
  2. Em seguida, pegue um algodão e umedeça-o com o suco de batata;
  3. Então, passe esse líquido ao redor dos olhos;
  4. Deixe o suco no rosto por pelo menos 10 minutos;
  5. Depois remova tudo com água fria.

A batata, assim como o pepino, também pode ser utilizada em forma de rodelas, sem precisar extrair o seu sumo.

Para usá-la dessa forma, basta cortar algumas fatias e deixar na geladeira por 30 minutos. Depois, coloque as rodelas sobre os olhos e nas áreas escuras. Deixe agir por 15 minutos. Após esse tempo, retire as fatias do rosto e limpe a área com água fria.

5. Usar água de rosas

Como tirar olheiras- Água de rosas

A água de rosas é um produto natural que ajuda bastante quem procura uma forma de como tirar olheiras. Você pode comprar a água de rosas em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais.

Além disso, você também pode preparar a sua água de rosas em casa. Para isso, basta misturar em uma tigela um punhado de pétalas de rosas limpas e dois copos de água mineral. Essa solução pode ser mantida na geladeira por até 10 dias.

Para conseguir tirar as olheiras com água de rosas, siga o seguinte passo a passo:

  1. Primeiro, molhe um pedaço de algodão na água de rosas;
  2. Em seguida, aplique na região dos olhos e deixe por 15 minutos;
  3. Após esse tempo, retire o produto por completo e lave bem a pele para eliminar todos os resíduos;
  4. Faça essa aplicação pelo menos duas vezes por semana para ter bons resultados.

6. Passar suco de limão nas olheiras

Suco de limão

O suco de limão pode ser utilizado em conjunto com outros produtos, potencializando o poder de clareamento deles, ou sozinho. Essa fruta é rica em vitamina C e ácido cítrico, que ajudam a uniformizar o tom da pele.

Para conseguir tirar as olheiras com o suco de limão, coloque um pouco do líquido em um pedaço de algodão e aplique ao redor dos olhos. Deixe essa solução em contato com a pele por no máximo 10 minutos. Após esse tempo, lave bem o rosto e passe protetor solar.

Se for combinado com outros ingredientes, como suco de tomate, suco de pepino ou óleos essenciais, o poder anti-inflamatório dessa fruta se torna ainda maior.

Entretanto, é importante retirar bem todos os resíduos do suco de limão do rosto antes de sair de casa, caso contrário, o sumo dessa fruta pode causar queimaduras. Também é essencial tomar cuidado na hora da aplicação, já que se o suco de limão entrar em contato com os olhos ele pode causar irritação ou queimadura.

Conclusão

Muitas pessoas desejam saber como tirar as olheiras, pois elas deixam uma aparência cansada e pouco saudável. 

Dormir um pouco mais e se alimentar melhor pode ajudar a clarear as olheiras. Outras dicas caseiras que podem ser úteis para esse problema são elevar a cabeça durante o sono, para reduzir o inchaço nas pálpebras inferiores, e aplicar compressas frias no local, algumas vezes durante o dia.

Existem muitas maneiras de resolver esse problema de forma prática e fácil. Mas, se você julgar necessário, não hesite em buscar a orientação de um dermatologista sobre produtos que você pode usar, como cremes para olheiras, ou tratamentos estéticos aos quais você possa se submeter para suavizar as olheiras.

Fontes e referências adicionais

Você é uma dessas pessoas que buscam como tirar olheiras naturalmente porque se incomoda muito com as marcas ao redor dos olhos? O que ainda não fez da lista acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média 3,70)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Como tirar olheiras naturalmente com tratamentos caseiros”

  1. COMO TIRAR OLHEIRAS:
    MINHA DICA;
    QUANDO ACORDAR PASSAR GELO NAS OLHEIRAS 3 VEZES COM DURAÇÃO DE 10 SEGUNDOS CADA.E LAVAR O ROSTO COM ÁGUA FRIA TAMBÉM É BOM!
    TENTE FAZER ISTO!ESPERO QUE DÊ CERTO,EU FIZ E FUNCIONOU:v

    Responder