15 Melhores Cremes para Olheiras – Opções e Dicas!

Especialista:
atualizado em 20/07/2020

Hidratação e clareamento da pele e efeito antienvelhecimento: conheça as melhores opções de cremes para olheiras e ingredientes indispensáveis!

As olheiras são manchas escuras ao redor dos olhos que podem ou não vir acompanhadas de inchaços na região das pálpebras. Elas podem ocorrer em qualquer pessoa, mas são mais comuns em: idosos pessoas com predisposição genética como a hiperpigmentação periorbital e indivíduos com tons de pele mais escuros.

A causa das olheiras não está clara, mas elas podem surgir devido a fatores como: fadiga e estressem tensão ocular, envelhecimento, alergias, exposição excessiva ao sol, desidratação (falta de água) e genética.

O tratamento para olheiras mais seguro, acessível e eficaz é o uso de produtos cosméticos. Por esse motivo, separamos uma lista com os cremes para olheiras mais renomados atualmente do mercado.

Melhores cremes para olheiras

1. SkinBetter Eye Cream

Hidratar a pele e ameniza as olheiras e outros sinais relacionados ao processo de envelhecimento, graças à presença de ingredientes em sua fórmula como peptídeos, vitamina C, antioxidantes, hidratantes, umectantes e cafeína. A combinação de substâncias age na redução d desidratação e do inchaço abaixo dos olhos.

2. Cetaphil Hydrating Eye Cream

O Cetaphil Hydrating Eye Cream é um creme para olheiras que funciona hidratando e clareando a pele. Ingredientes como vitamina E, ácido hialurônico, vitamina B3, raiz de alcaçuz e extrato de uva permitem uma hidratação intensa que reduz a secura ao redor dos olhos e clareia a região das olheiras.

3. SkinMedica TNS Eye Repair

O creme serve para reparar, nutrir e proteger a pele ao redor dos olhos. Composto por ingredientes com propriedades antioxidantes como vitamina A, vitamina E e vitamina C, ele ajuda a manter a hidratação adequada na pele e aumentar a luminosidade e o brilho, reduzindo as olheiras e preservando a pele jovem por mais tempo.

4. NeoStrata Skin Active Intensive Eye Therapy

O creme é rico em compostos peptídeos e componentes não agressivos à pele como a neoglucosamina, que ajuda a hidratar a pele ao redor do olho e diminuir as olheiras a curto e longo prazo.

5. Teamine Eye

Trata-se de um creme para olheiras que contém antioxidantes como a vitamina C, o extrato de chá verde e óleo de semente de uva. Além disso, a fórmula conta com compostos clareadores como a mica, a sílica e o dióxido de titânio.

6. SkinMedica Lytera 2.0

O produto de ajuda a clarear as olheiras escuras. O resultado é observado a médio e longo prazo após uso contínuo por algumas semanas, entretanto, é importante usar um protetor solar diariamente para evitar o surgimento de manchas durante o tratamento.

7. StriVectin Multi-Action Eye Cream

Esse é um dos cremes para olheiras mais suaves, que diminui as rugas e as olheiras devido à presença de peptídeos que estimulam a produção de colágeno. Seu tom damasco ajuda a neutralizar a aparência escura das olheiras. O StriVectin Multi-Action foi um dos vencedores do prêmio Best of Beauty Award do ano de 2018 na categoria de melhor creme para olheiras.

8. RoC Retinol Correxion Sensitive Eye Cream

O retinol é um dos ingredientes que os médicos não recomendam usar muito perto dos olhos. Mas, a fórmula deste creme foi feita com muito cuidado, resultando em um creme extremamente suave e testado oftalmologicamente para reduzir as rugas e olheiras ao redor dos olhos. Não é à toa que ele também ganhou um dos prêmios no Best of Beauty Award de 2018 entre os cremes para olheiras.

9. Vivillume

O Vivillume é um creme feito à base de cafeína que atua como um vasoconstritor. Dessa forma, ele reduz os vasos sanguíneos arroxeados, deixando-os menos visíveis e assim, reduzindo as olheiras.

10. Revitalift Roll On

O Revitalift Roll On é um ótimo creme da L’Oréal Paris que reduz as olheiras. Sua fórmula rica em cafeína ajuda na constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo as olheiras escuras abaixo dos olhos.

11. Resveratrol Lift

Esse é um creme da Caudalie que atua contra as olheiras e também contra o aparecimento de rugas. Sua fórmula é enriquecida com peptídeos que hidratam a pele e diminuem as olheiras.

12. Andrew Weil for Origins Mega-Bright Dark Circle Minimiser

Esse é um dos melhores cremes para olheiras cuja presença de vitamina C e o alto teor hidratante ajudam a fortalecer a pele ao redor dos olhos e a deixar a região mais clara.

13. Vichy Idealia Eyes

O creme Idealia Eyes da Vicky contém um complexo ativo com vitamina C, cafeína, vitamina B3 e outros componentes que auxiliam na hidratação da pele e na redução de rugas e olheiras.

14. BB Cream Eyes

Esse creme da Dermage é um creme multifuncional para os olhos. Ele atua hidratando e reduzindo pequenas imperfeições, incluindo as olheiras e as linhas de expressão. Além disso, ele ajuda a manter a pele delicada ao redor dos olhos firme e saudável.

15. G.E. Eye Complex

O A.G.E. Eye Complex da Skinceuticals é um creme antienvelhecimento que ajuda a reduzir as olheiras, o inchaço e sinais de envelhecimento natural ou precoce. O creme também aumenta a elasticidade da pele.

Outros cremes

Dentre os cremes nacionais, destacam-se também o Roll-on Clareador de Olheiras Chronos da Natura, o Make B. Creme Redutor de Bolsas de Olheiras da Boticário e o Sérum para Área dos Olhos da VitaDerm.

Ingredientes indispensáveis em cremes para olheiras

Se você quiser testar cremes para olheiras que não estiverem na lista acima, verifique se eles contêm bons ingredientes para tratar o problema. Dificilmente um creme vai conter todos esses componentes em uma única fórmula, mas é importante que ao menos um ou dois deles estejam presentes no produto que você vai usar. A lista desses ingredientes inclui:

  • Cafeína: Atua na vasoconstrição dos vasos sanguíneos, reduzindo as manchas, o inchaço e o acúmulo de fluidos ao redor dos olhos. Seu teor antioxidante ajuda a neutralizar os radicais livres e suas propriedades anti-inflamatórias, auxiliam a evitar danos às células epiteliais;
  • Vitamina B3 (niacina): Ajuda a reduzir a vermelhidão e a estimular a produção de colágeno. Tem efeito anti-inflamatório e auxilia a hidratar a pele e a regular a produção de melanina, evitando manchas.
  • Vitamina A (retinol): Ajuda a estimular a produção de colágeno e a reconstruir a pele. Mas, deve ser usado com cautela na região abaixo dos olhos pois trata-se de um composto agressivo que deve sempre ser bem diluído antes da aplicação;
  • Vitamina C: Essencial para a produção de colágeno, é uma substância antioxidante que ajuda a clarear a pele e a neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres.
  • Outros ingredientes: Ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas, hidroquinona, ácido glicólico, umectantes, ácido fítico, vitamina K, pantenol, ácido tioglicólico e ácido kójico também são usados em cremes para olheiras porque podem ajudar a manter a pele forte e saudável, além de atuar na hidratação da área ao redor dos olhos.

Dicas e cuidados

O ideal é que o creme seja adequado para o seu tipo de pele. Evite produtos muito agressivos contendo retinol, por exemplo, se a sua pele for muito sensível. Antes de escolher um creme para olheiras, consulte o dermatologista para saber qual produto é o mais seguro e eficiente para o seu caso em particular.

Também é importante ressaltar que um creme renomado pode ser bom para certos tipos de pele e não fazer tão bem para outras. Assim, é importante testar com uma pequena quantidade e observar a reação da sua pele antes de aplicar em toda a região dos olhos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já testou quais destes cremes para olheiras que separamos acima? Quais deles trouxeram melhores resultados? Pretende experimentar algum específico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (85 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Helena Reich

Dra. Helena Reich Camasmie é médica dermatologista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residências em Dermatologia e Hansenologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, cursando mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do curso de pós-graduação em dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (PGRJ), possui título de especialista em Dermatologia e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conta com 5 capítulos publicados em renomados livros da área de dermatologia e 8 artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas indexadas. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Para mais informações, entre em contato com ela no seu Instagram (@helenadermato).

Deixe um comentário

1 comentário em “15 Melhores Cremes para Olheiras – Opções e Dicas!”

  1. Não usei nenhum desses cremes acima mencionados, pretendo usa los vou verificar os componentes nas fórmulas de cada um e o valo.

    Gostei muito das informações sobre a olheira e quais e como são, foi de grande acréscimo para mim. Sempre tive olheiras bem pouca,acho eu devido a idade ficaram escuras e de grande proporção no rosto que serve muitas vezes de comentários a conhecidos.