Especialista da Área:

10 Benefícios do Suco de Batata – Como Fazer e Dicas

Suco de laranja, de morango, de maçã, de mamão, de manga, de abacaxi e até de couve ou espinafre. Essas são algumas variações da bebida que nós estamos acostumados a encontrar, preparar e a consumir, não é mesmo?

Mas você sabia que também existe a possibilidade de fazermos suco de batata? Exatamente, não é somente em uma salada ou como acompanhamento que podemos consumir a batata. E é justamente sobre o suco de batata, seus benefícios para a saúde e boa forma e como fazer que vamos conferir abaixo:

  Continua Depois da Publicidade  

1. É fonte de nutrientes

Consumir o suco de batata é uma forma de auxiliar o fornecimento de nutrientes para o organismo. Isso porque o ingrediente principal da bebida fornece vários dos compostos que o organismo requer para funcionar corretamente.

A batata inglesa crua é fonte de carboidratos, proteínas, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina C, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Já a batata doce cozida, que também pode ser utilizada no preparo da receita, possui carboidratos, proteínas, cálcio, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, vitamina B1, vitamina B3 e vitamina B6 e vitamina C. As informações também são da TACO.

2. Efeito anti-inflamatório

Graças à sua ação anti-inflamatória, acredita-se que o suco de batata também possa funcionar como uma espécie de remédio natural para auxiliar o tratamento de condições como gota, artrite, dores nas costas e dores nas articulações. Para bons resultados, aconselha-se tomar a bebida logo de manhã, antes do café da manhã.

3. Fonte de vitamina C

Encontrada tanto no suco com a batata inglesa quanto com no suco de batata doce, a vitamina C é um nutriente importante para a produção de colágeno, que, por sua vez, é utilizado para fazer tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e pele.

O nutriente também é importante para a formação do tecido de cicatrização, algo importante para o processo de cura de feridas. Como um antioxidante natural, ele ajuda a combater os radicais livres que prejudicam o organismo e estão associados ao envelhecimento precoce e ao aumento do risco de desenvolvimento de problemas como doenças no coração e câncer.

4. Energia

Outro nutriente encontrado no suco de batata é a vitamina B1 (tiamina), que auxilia o organismo na quebra de carboidratos para serem utilizados como fonte de energia. Mas não é só isso que ela faz: a tiamina ainda ajuda na saúde dos olhos, da pele e dos dentes, além de apoiar o sistema nervoso.

Além disso, o suco de batata é rico em carboidratos.

5. Combate ao inchaço

O suco de batata também é consumido como forma de combater a retenção de líquidos, uma condição que é caracterizada pelo inchaço no corpo.

6. Manchas na pele

O suco de batata pode ser aplicado na pele para auxiliar o tratamento de uma série de condições. Por exemplo, para auxiliar em relação às manchas na pele, é recomendado aplicar uma quantidade generosa da bebida fria na área afetada da pele uma vez por dia.

  Continua Depois da Publicidade  

O mesmo modo de aplicação pode ser utilizado nas queimaduras causadas pelo sol. Nesses casos, o suco de batata serve para fornecer uma sensação refrescante que ameniza a dor e a irritação.

7. Antienvelhecimento da pele

A bebida também pode ser utilizada na preparação de máscaras antienvelhecimento. Misturado com a coalhada, o suco de batata ajuda a hidratar a pele e reduzir sinais de envelhecimento como as linhas finas de expressão. Já a mistura da bebida com o azeite de oliva pode auxiliar a se livrar de pés de galinha e olheiras abaixo dos olhos.

8. Auxílio do tratamento da quelite angular

No entanto, um dos usos mais importantes do suco de batata é auxiliar o tratamento da quelite angular, uma condição caracterizada pela vermelhidão e pelo inchaço nos cantos da boca. Graças ao seu efeito anti-inflamatório, recomenda-se aplicar o suco de batata nos cantos da boca para suavizar a lesão.

A ingestão via oral também é indicada pelo fato da bebida ser fonte de vitaminas do complexo B, que são necessárias para combater a quelite angular. A deficiência desses nutrientes é uma das principais causas para o desenvolvimento do problema. 

9. Crescimento do cabelo

O suco de batata também aparece em receitas para o cabelo. Por exemplo, para ajudar os fios a crescerem mais rápido, a bebida é misturada com clara de ovo e mel. A mistura é aplicada no cabelo e fica nos fios por duas horas. Após isso, é só enxaguar com shampoo suave e água.

10. Brilho dos cabelos

Já para auxiliar os cabelos secos e frisados a ganharem um brilho saudável, a dica é misturar o suco de batata com babosa (aloe vera).

Como fazer suco de batata

1. Suco de batata inglesa 

Ingredientes:

  • 2 unidades de batata crua;
  • De 100 ml a 200 ml de água, aproximadamente.

Modo de preparo:

  1. Descascar as batatas, lavá-las e cortar cada uma delas em quatro pedaços;
  2. Colocar as batatas e a água no liquidificador. Então, bater durante alguns minutos.

2. Suco de batata doce

Ingredientes:

  • 100 g de batata doce cozida (pode estar com casca ou descascada);
  • 1 ½ copos (200 ml) de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel (opcional).

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Higienizar bem e cozinhar a batata doce no fogão em uma panela cheia de água;
  2. Uma vez que a batata doce estiver cozida, desligar o fogo e esperar ela esfriar. Na sequência, juntar o vegetal com a água e levar ao liquidificador. Bater durante alguns minutos;
  3. Caso achar que o resultado final ficou um pouco grosso, adicionar mais um pouco de água. Caso achar que é necessário adoçar, acrescentar uma colher de chá de mel.

Cuidados 

Percebeu que utilizamos várias vezes a expressão “auxiliar o tratamento” e outras frases similares no nosso artigo? Fazemos isso porque não estamos afirmando aqui que o suco de batata pode ser a cura para alguma condição, apenas que pode dar uma ajuda.

Mas para se certificar de que a bebida é apropriada para o seu caso, consulte antes o médico e nada de deixar as outras orientações passadas por ele em relação ao tratamento para a sua doença, certo.

O que você achou dos benefícios do suco de batata para a saúde e beleza que listamos acima? Pretende utilizá-lo para algum destes propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (69 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

12 comentários em “10 Benefícios do Suco de Batata – Como Fazer e Dicas”

  1. Já estou usando e está dando certo, estava com muita dor insuportável no estômago fiz endoscopia e deu gastrite nenhum dos remédios carissimos era como se fosse água já tem quinze dias que estou tomando e graças a Deus estou me sentindo muito bem, já tinha perdido três quilos mas já estou recuperando em nome de JESUS. MUITO obrigado pelo socorro e dicas importantíssimas para mim e creio que vou ficar curada porque tem muitos benefícios o suco da batata. Muito obrigado pelo canal de informação. Aqui fica o meu abraço. Bom dia e continue ajudando vidas passei por três gastricos e só gastos. Esomex , pantoprazol , omeprazol.ziprol tudo inútil.

  2. Sentia dores por causa da gastrite só parava quando tomava ranitidina na veia no hospital, depois que conheci o suco de batata nunca mais precisei ir no hospital tomar ranitidina.
    O suco da batata no meu casa faz o efeito até mais rápido que ranitidina.
    Recomendo!

  3. Sinto dor no estômago direto tomei uma vez kit minha prima mim falou ki o suco de batata inglesa e o melhor remédio aí tomei 7 minutos depois a dor sumiu aí parei aí esses dias a dor voltou de novo vi um vídeo no YouTube e eu assisti como fazer o suco de batata inglesa fui ali e comprei tomei a dor tá indo embora vou continuar tomando achei muito bom

  4. Estava usando Omeprazol pra amenizar a minha gastrite. Parei de tomar é comecei a usar o Sumo da Batata Inglesa. Adeus Omeprazol é adeus azia.

  5. Eu tomei o suco da batata quando tive gastrite e graças à Deus hoje não sinto mais nada. Eu ainda continuo tomando porque além do resultado obtido na gastrite hoje não fico gripado minha pele está mais lisa pois tinha muitos acnes. Eu recomendo o suco de batata!

  6. Gente..esse suco funciona já faz 5dias que estou tomando e já vi resultados nas questão….força ânimo,pele,e energia e td que preciso pro meus treinos e pro trabalho eu Digo esse suco de batata nunca mais sai da minhas alimentacoes só tenho a agradecer….Tô amandoooo❤