Hipoglós para Olheiras Funciona?

Especialista:
atualizado em 17/06/2019

Você provavelmente deve conhecer o Hipoglós como aquela pomada para assaduras dos bebês, não é mesmo? Mas será que a utilização do produto se resume a isso?

Em sua bula, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Hipoglós é apresentado como uma pomada dermatológica, que pode ser indicada para o tratamento de assaduras, dermatite de fraldas e dermatite amoniacal.

Mas será que o medicamento também pode ser empregado no tratamento de outros problemas? Por exemplo, será que podemos utilizar Hipoglós para olheiras?

O que são as olheiras?

Antes de começarmos propriamente a analisar se usar o Hipoglós para olheiras funciona, é importante que conheçamos do que se trata o problema.

Pois bem, as olheiras são formadas em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação de diversos vasos sanguíneos da pele das pálpebras.

Alguns fatores associados ao desenvolvimento do problema são: a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade.

Outros causadores das olheiras podem ser a falta de sono, o estresse e fatores genéticos. Segundo ele, as marcas aparecem com facilidade na pele ao redor dos olhos graças ao fato de ela ser muito delicada e fina, com uma espessura de 0,4 mm.

As olheiras não representam um perigo para a saúde, sendo apenas uma condição que pode prejudicar a questão da aparência. E justamente por incomodar quando nos olhamos no espelho é que muita gente corre atrás de maneiras de se livrar das olheiras.

E então, será que usar Hipoglós para olheiras funciona?

É importante frisar que Hipoglós não é um remédio destinado para o tratamento das olheiras, tanto que a bula da pomada dermatológica não menciona o uso do produto especificamente para esse problema.

No entanto, mesmo que o medicamento não seja voltado para as olheiras, existem pessoas que o utilizam para suavizar as olheiras e melhorar o aspecto da região próxima aos olhos.

Hipoglós + Hirudoid para olheiras

Entretanto, uma das dicas de dermatologistas é a de utilizar uma mistura com o Hipoglós e o remédio Hirudoid, em sua versão pomada ou gel, para contribuir com o combate às indesejáveis olheiras.

A mistura dos dois produtos teoricamente apresenta propriedades hidratantes, revitalizantes e contra hematomas que podem auxiliar a melhorar o aspecto das olheiras.

A mistura de Hipoglós com Hirudoid para olheiras deve ser feita da seguinte maneira: pegar uma medida equivalente a um dedo de Hirudoid pomada ou gel e a mesma quantidade de Hipoglós.

Em seguida, misturar os dois produtos na mão e aplicar a mistura antes de dormir em volta dos olhos, fazendo movimentos circulares de dentro para fora. Então, finalizar essa etapa dando leves batidinhas.

No dia seguinte, pela manhã, a pessoa deve lavar bem o rosto e terminar realizando o seu ritual costumeiro de cuidados com a pele. Não se esqueça ainda de lavar bem as mãos depois que mexer com as pomadas.

Entretanto, vale o alerta de que essa dica não funciona como tratamento definitivo, mas ameniza as olheiras, e não substitui a consulta dermatológica. Sua dermatologista é a profissional adequada para esse tratamento.

Além disso, não se esqueça de ser extremamente cuidadoso se resolver testar a receita para não deixar que a mistura atinja os olhos.

De olhos nos cuidados

Para tratar adequadamente as suas olheiras, você deve marcar uma consulta com um dermatologista que avaliará o seu caso em particular e recomendará aquilo que realmente pode funcionar e ser seguro para você, tendo em vista as particularidades e necessidades do seu quadro.

Além disso, é aconselhável consultar o profissional até antes de testar a receita de Hirudoid com Hipoglós para olheiras como forma de ter certeza que a mistura realmente pode dar uma amenizada nas suas olheiras e certificar-se de que ela não fará mal.

Para quem faz uso de algum outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal é importante consultar o médico para saber se a mistura de Hipoglós com Hirudoid não pode fazer mal ao ser utilizada ao mesmo tempo que a substância em questão.

Tenha sempre em mente que não é só porque um truque como esse funciona para uma pessoa, que ele necessariamente funcionará para você, principalmente se existirem muitas diferenças entre os quadros de olheiras de vocês.

Contraindicações e efeitos colaterais de Hipoglós

Não podemos deixar de citar que antes de utilizar Hipoglós para olheiras é importante saber que o produto não pode ser utilizado por pessoas que sofrem com alergia ao óxido de zinco, à vitamina A, à vitamina D ou a qualquer outro ingrediente encontrado na fórmula do medicamento.

Quem tem a pele oleosa não deve utilizar o Hipoglós para olheiras porque o produto pode aumentar a acne. Isso pode acontecer porque o remédio forma uma película de proteção que pode cobrir os poros.

Para as mulheres gestantes, o uso da pomada dermatológica não deve acontecer sem que haja a orientação no médico; já quando houver a suspeita de gravidez, o médico deve ser informado imediatamente.

A utilização de Hipoglós pode provocar irritações na pele, principalmente quando o uso do produto é continuado.

Se você experimentar a irritação na pele ou ainda qualquer outro tipo de efeito colateral ao aderir ao uso de Hipoglós para as suas olheiras, procure rapidamente o auxílio médico, ainda que o sintoma não aparente ser grave.

Isso é importante para checar a seriedade do problema e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.

Contraindicações e efeitos colaterais de Hirudoid

Já que falamos de uma receita de Hipoglós para olheiras que o mistura com outro produto – o Hirudoid – também precisamos trazer as restrições de uso relacionados a esse segundo produto, não é mesmo?

Pois bem, Hirudoid não deve ser utilizado por pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da sua fórmula. Seu uso também não é recomendado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando.

Hirudoid com álcool na formulação não deve ser aplicado em feridas abertas. O medicamento também não deve ser passado nos olhos e nas mucosas como, por exemplo, dentro da boca, nariz ou ânus, entre outros.

A aplicação do remédio pode provocar reações alérgicas como a vermelhidão na pele. Além disso, alguns casos isolados de dermatite de contato (reação inflamatória na pele) foram relatados depois da utilização do produto. As informações são da bula da versão gel do medicamento, disponibilizada pela ANVISA.

A recomendação de recorrer ao médico ao experimentar alguma reação ao uso de Hipoglós também serve para o Hirudoid.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já ouviu alguém dizer que usar Hipoglós para olheiras funciona? Conhece alguém que testou e pode confirmar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário