BCAA antes de dormir é bom? Engorda?

Especialista:
atualizado em 09/09/2020

Confira se tomar BCAA antes de dormir é bom ou engorda, uma vez que apesar dos suplementos ajudarem a conquistar a tão sonhada hipertrofia muscular, utilizá-los de maneira errada pode colocar os seus potenciais benefícios a perder.

Mas antes: o que é o BCAA?

BCAA é a sigla em inglês para “aminoácidos de cadeia ramificada” ou em inglês, branched chain amino acids.

O grupo é composto por três aminoácidos essenciais: a leucina, isoleucina e valina. Os três são os únicos aminoácidos que possuem uma cadeia que se ramifica para um lado – daí o nome.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo organismo e precisam ser consumidos através da alimentação.

Os BCAAs representam uma boa parcela do total de aminoácidos no organismo. Juntos, eles correspondem a aproximadamente 35% a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes no corpo, e de 14% a 18% daqueles encontrados nos músculos.

Quais são os benefícios do BCAA?

frasco de bcaa
frasco de bcaa

Ao contrário da maioria dos outros aminoácidos, os BCAAs são decompostos principalmente nos músculos, em vez do fígado. Por conta disso, acredita-se que eles exerçam um papel na produção de energia durante os exercícios.

Os suplementos de BCAA são comumente tomados para estimular o crescimento muscular e melhorar a performance nos exercícios. Eles também podem ajudar com a perda de peso e a reduzir a fadiga muscular após exercícios.

Conheça melhor os benefícios associados ao BCAA e descubra quais são os efeitos colaterais do suplemento e os cuidados que devemos ter com o BCAA.

E então, é bom tomar BCAA antes de dormir?

O momento ideal para tomar o suplemento de BCAA, seja na forma de comprimidos, seja na versão em pó, é até 15 minutos antes do treino.

Entretanto, alguns usuários tomam BCAAs até três vezes ao dia, dependendo da quantidade presente em cada porção. No entanto, para saber se esse é o caso do seu suplemento, você terá que ler a embalagem do produto ou consultar um nutricionista ou nutrólogo.

O suplemento de BCAA pode ser tomado antes ou após o treino, dependendo da dieta e da combinação com outros suplementos. No pré-treino, o suplemento serve para ajudar a evitar a perda de tecido muscular e no pós-treino, contribui com a construção e recuperação muscular.

Além disso, há quem defenda o uso de BCAA antes de dormir. No período antes de dormir, o corpo geralmente está privado de uma fonte de energia, motivo pelo qual ele entra em estado de catabolismo muscular durante o sono.

Isso não é algo tão ruim, já que pode ser uma forma de perder peso, uma vez que o organismo precisará usar os estoques de gordura do corpo para obter energia para funcionar.

O problema é que isso também promove a degradação dos músculos, e durante o estado catabólico do sono, os níveis de BCAA podem cair logo nas primeiras horas. É justamente aí que os suplementos BCAAs podem entrar.

Portanto ao ingerir BCAAs antes de dormir, permite-se que o organismo tenha um fornecimento de aminoácidos, estimulando a síntese de proteínas no músculo.

E além disso, o organismo pode passar a usar os estoques de gorduras como a principal fonte de energia, preservando a massa muscular.

Por outro lado

Entretanto, a vantagem de tomar BCAA antes de dormir se aplica aos suplementos que contêm apenas os aminoácidos de cadeia ramificada na sua composição. Se o suplemento também for composto por cafeína, tomá-lo antes de dormir causará problemas.

A cafeína precisa ser evitada antes de dormir porque é um estimulante que prejudica o sono, ao passo que, para quem treina, o descanso é essencial para ajudar no desenvolvimento dos músculos.

Segundo a Escola de Saúde Pública T. H. Chan, da Universidade de Harvard, há evidências crescentes de que as pessoas que dormem pouco têm um risco maior de ganhar peso do que as que dormem de sete a oito horas por noite.

Um problema de dormir mal para quem treina é o maior cansaço durante o dia e, por conta disso, a diminuição da prática de exercícios físicos, apontou a Escola de Saúde Pública de Harvard.

Para saber o período ideal para você tomar BCAAs

BCAA
bcaa em comprimidos

O ideal é que você conte com o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo. Estes profissionais são qualificados para indicar um tipo de BCAA adequado às suas necessidades e objetivos e orientar qual é o melhor momento para tomar os BCAAs, assim como a dosagem.

Fontes e referências adicionais:

Você já experimentou tomar BCAA antes de dormir ou costuma ingerir esse suplemento em outros momentos do dia? Obteve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário